Faculdade Teológica das Assembléias de Deus

 
 

DÚVIDAS DOS CURSOS DE PSICANÁLISE

Seguem abaixo as principais dúvidas relacionadas aos nossos cursos de Psicanálise.

Como podemos verificar a qualidade de um curso de Psicanálise?

A grande demanda por cursos de psicanálise em nosso país fez com que algumas entidades, pensando somente nos interesses financeiros, passassem a ministrar cursos e desenvolver trabalhos sem qualidade profissional e acadêmica, ou seja, sem a importantissima parte prática. O que acabou chamando a atenção de forma negativa para a técnica e formação psicanalítica por isso sempre verifique se a ministração do curso segue o famoso tripé psicanalítico, ou seja, se o curso inclui a teoria, a análise pessoal e a supervisão; fuja dos cursos que oferecem apenas a teoria!

Vi que o curso é dividido em 3 (três) etapas como é isso?

É assim: na primeira etapa do curso você fará a leitura das apostilas (ou livros) que iremos disponibiliar para você logo após a matrícula e confirmação do pagamento e depois dessa leitura você fará uma pequena monografia ou TCC.
Na segunda etapa, você fará (se ainda não fez) as sessões de análise pessoal com qualquer PSICANALISTA ai mesmo na sua cidade (ou com um aqui de São Paulo indicado por nós que faz as sessões a distância).
Na terceira etapa, você já irá começar a atender algumas pessoas (clientes, pacientes, etc) e fará esses primeiros atendimentos sob supervisão do seu PSICANALISTA (o mesmo da segunda etapa: da análise pessoal, mas pode ser outro à sua escolha), na supervisão você irá "prestar contas" e tirar eventuais dúvidas com o seu supervisor sobre os primeiros atendimentos feitos por você. É tudo muito simples, e você entenderá melhor ao começar o curso.

Quem é o PSICANALISTA junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?

O PSICANALISTA é um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o PSICANALISTA deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os PSICANALISTAs têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Por que o Curso é aberto às várias profissões?

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos - como Jung e Adler - mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois "todos são iguais perante a Lei".

O que regulamenta a profissão de PSICANALISTA?

No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

Posso ser professor universitário com um certificado de Psicanalista?

Não, não é possível ser professor universitário apresentando um certificado de curso livre de Psicanálise. Apenas Mestres e doutores com certificados de cursos reconhecidos pelo MEC ou avaliados pela Capes podem ser professores de cursos universitários.

Quem poderá fazer o curso?

Estudantes, Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. O curso de Psicanálise é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos na área de saúde mental. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional, ou apenas para São Paulo?

O certificado é válido para que você atue como PSICANALISTA em todo território nacional, sem problemas legais.

Ao terminar o curso posso abrir um consultório e trabalhar como PSICANALISTA?

Concluído curso de psicanálise, e conseqüentemente todas as suas exigibilidades, você terá um certificado que lhe dará o título de PSICANALISTA permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.

Ao terminar um curso de Psicanálise poderei clinicar como PSICANALISTA?

SIM. A profissão de PSICANALISTA em nosso pais é LIVRE e qualquer pessoa que possua uma formação em psicanálise pode clinicar e trabalhar legalmente com a psicanálise. O que existem são pressões morais e não legais de alguns profissionais da área da saúde, principalmente médicos e psicólogos, que tentam impedir o trabalho profissional do PSICANALISTA, mas isto é somente algo de cunho político. Porque legalmente nada pode ser feito contra o exercício da PSICANÁLISE no Brasil.

Quem é o PSICANALISTA dentro das leis brasileiras?

O PSICANALISTA dentro das leis brasileiras é um profissional que trabalha em consultório, clínicas e afins seguindo a metodologia terapêutica desenvolvida por Freud ou pelos seus seguidores(neo-freudianos). O PSICANALISTA no Brasil são formados através de curso livres e são classificados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) do MINISTERIO DO TRABALHO, Portaria número 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50.Permitindo-o trabalhar como PSICANALISTA em todo o território nacional.

Porque os cursos de Psicanálise são abertos para qualquer área do conhecimento humano?

É aberta para todos os interessados, porque não existe nenhuma lei no Brasil que determine o contrario. Nesse caso qualquer pessoa pode fazer o nosso curso de Psicanálise, sem restrições. Isto quer dizer que a formação em psicanálise não é exclusiva dos médicos e/ou psicólogos, como muitos pensam e tentam levar os outros a acreditarem nesta inverdade.

Então a Psicanálise no Brasil é de exercício profissional LIVRE?

SIM. No Brasil a psicanálise é de exercício profissional LIVRE e não existe regulamentação profissional. E em vários outros paises do mundo também é assim. O que existem são pressões políticas que tentam fazer com que atos mitômanos sejam impostos por terceiros.

Algumas entidades que realizam tais formações terapêuticas, inclusive de psicanálise, somente aceitam como seus alunos médicos e psicólogos. Mas isto é uma determinação estatutária e de cunho pessoal destas entidades e não uma obrigatoriedade legal.

Como vivemos em um pais democrático, temos que respeitar as posições destas entidades. Da mesma forma como elas tem que respeitar as nossas. Pois a leis existem para serem seguidas por todos os cidadãos. Se não existem leis para proibirem porque temos que nos sujeitar aos interesses de pessoas e/ou de entidades jurídicas?

Algo semelhante acontece com a acupuntura. Que também não tem regulamentação profissional no Brasil. Mas existem escolas e sociedades de acupuntura que somente aceitam médicos e profissionais da área da saúde de nível superior. Mas isso não quer dizer que os demais que não são médicos ou profissionais da área da saúde não possam trabalhar profissionalmente. Esta questão passa a ser algo de cunho político e com características morais e não legais. Mesmo porque na China e na India a maioria dos acupunturistas são analfabetos.

Como funciona o curso?

Todos os cursos oferecidos pela Faculdade Teológica das Assembléias de Deus são ministrados totalmente a Distância, via internet, e para fazer a sua matrícula em um de nossos cursos basta clicar em "MATRICULE-SE" E preencher o FORMULÁRIO de matrícula do curso desejado, e pronto você já estará matriculado e já pode efetuar o pagamento do seu curso curso sendo que o material didático do curso será liberado logo após a confirmação do pagamento.

Como o material didático é enviado?

Logo após a confirmação do seu pagamento será liberado o seu acesso as APOSTILAS do curso pelo site: Sistema do Aluno que é um site onde o aluno entra com o seu login e senha e acessa a todo o conteúdo do curso do seu curso.

No ambiente virtual o aluno encontrará todas as apostilas do curso, e algumas apostilas estão disponíveis em dois formatos: Word e PFD.

Como faço o pagamento do curso?

Você poderá fazer o pagamento, através de depósito, transferência ou DOC em qualquer um dos seguintes bancos: Banco do Brasil e Banco Bradesco.

Como confirmo o meu pagamento?

Para confirmar o seu pagamento envie os dados do mesmo atráves da sua página de aluno clicando em "Confirmar Pagamento".

Como estrangeiros podem fazer o curso? Qual é a forma de pagamento? Existe restrições para algum país?

Sim, atualmente, temos alunos em mais de 60 países, a maioria brasileiros que necessitam estudar mas não podem fazer cursos nos países em que estão por não dominarem o idioma ou por causa dos altos preços.
O pagamento pode ser efetuado é através da Western Union, mas o aluno também pode pagar por depósito bancário no Banco do Brasil.
A única restrição que existe é quanto ao idioma, uma vez que todos os cursos estão em português.

Qual é a duração dos cursos da Faculdade Teológica das Assembléias de Deus?

O tempo para a realização completa do curso vai depender do seu auto-aprendizado e de sua dedicação. No entanto a média tem sido de 6 a 24 meses.

Quantas horas vou precisar me dedicar aos estudos para concluir os cursos?

Os cursos oferecidos pela Faculdade Teológica das Assembléias de Deus são muito flexíveis, em relação a horário, recomendamos que sejam dedicadas cerca de 25 horas de estudos semanais para cada disciplina do curso.

As apostilas que estão em PDF, como faço para abrí-las?

Para abrir as apostilas, você deverá utilizar o programa Adobe Reader, antes conhecido como Adobe Acrobat Reader, este programa é uma ferramenta essencial para o seu computador, com ele você pode ler documentos em formato PDF disponíveis em páginas da Web. Para baixar este programa clique no link: http://adobe.com

Posso iniciar o curso a qualquer momento?

Não há data limite para fazer as matrículas. Os cursos ficam disponíveis no site e você pode fazer a matrícula e iniciar o curso agora mesmo, temos um Departamento disponível permanentemente para avaliação e processo seletivo.

Para qual e mail posso enviar sugestões ou reclamações?

Para formalizar uma opinião sobre qualquer serviço ou sobre nossos cursos, você pode enviar uma mensagem para a nossa OUVIDORIA clicando aqui.

 
 
 
 

Ver outros Alunos pela primeira letra do nome: