Faculdade Teológica das Assembléias de Deus

 
 
Ver mais resumos de: Satanismo Na Igreja

CONCEITO GERAL DE HERMENÊUTICA
O que é Hermenêutica: Hermenêutica é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso.
O seu sentido original estava relacionado com a Bíblia, sendo que neste caso consistia na compreensão das Escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus. Hermenêutica também está presente na filosofia e na área jurídica, cada uma com seu significado.
Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade. Etimologicamente, a palavra está relacionada com o deus grego Hermes, que era um dos deuses da oratória.
Hermenêutica Bíblia: Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam. Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não têm muito conhecimento das palavras e dos símbolos.
Hermenêutica na Filosofia: Na filosofia, hermenêutica é a ciência que estuda a arte e a teoria da interpretação, e surgiu na Grécia Antiga. A hermenêutica estuda diversos assuntos em diversas área, como literatura, religião e dieito. Na filosofia, hermenêutica é fundamentada por Hans – Georg Gadamer, que escreveu um livro sobre como explicar e analisar textos de forma coerente, através de métodos especiais. Para Gadamer, a hermenêutica é uma forma de compreender as ciências espirituais e a história, através de uma interpretação da tradições.
Hermenêutica Jurídica: Na área jurídica, hermenêutica é a ciência que criou as regras e métodos para interpretação das normas jurídicas, fazendo com que elas seguem conhecidas com seu sentidos exato e esperadas pelos órgãos que a criaram. Toda norma jurídico vigente, e não depende da interpretação de cada um, ela deve estar vinculada aos mandamentos legais de uma sociedade.
O que é a Escola: (Eu aluno. Acrescento à escola, porque sem escola, não podemos aprender nada de interpretação de texto). É a instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada individuo em seus aspectos cultural, social e cognitivo. A palavra escola vem do grego Scholé, que significa “Ócio” – o mesmo que “lazer ou tempo livre”.
O surgimento e desenvolvimento da escola no mundo: Em 2000 a. C. no período da Grécia Antiga, as escolas tinham por objetivo educar homens em sua formação integral, ou seja, desenvolver sua ética, pensamento politico e o seu conhecimento religioso.
Entretanto, com aqueda da Grécia Antiga para Roma em 763 a. C., as escolas passaram a ter como função formar homens com capacidade critica, através de ensinamentos sobre filosofia, aritmética e artes, onde o professor (grandes filósofos) incentivava a construção de ideologias baseadas no comportamento social da época e não em seus próprios conhecimentos. Ao longo desse período, a escola formava apenas do sexo masculino, convidados cidadãos grego – romanos, com objetivo de torna-los dirigentes do povo, como políticos ou representantes religiosos. A instituição representava uma troca de ideias construtivas, onde as pessoas eram livres para desenvolver seus próprios pensamentos e conclusões.
O surgimento do ensino público no mundo: Em 28 d Outubro de 1717, o então déspota da Prússia, (em alemão: PreuBem, em polaco: Prusy), Friedrich Wilhelm, decretas a obrigatoriedade do ensino para crianças de 5 a 12 anos em seu pais. Porém, a instituição escolar da época ainda era seletiva, ou seja, apenas alguns alunos eram escolhidos para terem acesso ao ensino público. Entretanto, o maior marco na história da Educação Pública aconteceu durante a revolução Francesa, em 1789. Neste ano, a França instituiu a primeira Escola Pública com gestão do Estado, para os cidadãos francês. Anos mais tarde, em 1792, sus escolas públicas foram declaradas como laicas, isto é: livres de qualquer influência religiosa, principalmente da Igreja Católica que dominava o sistema educacional geral até então.

Autor: Leonardo Corrêa Fernandes
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Tweet

(Classificação Média 4 com base em 1 votos)

Ver mais resumos de: Satanismo Na Igreja

OUTROS RESUMOS DE

Veja abaixo outros resumos de .

RESUMO DE ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

O conceito geral de administração se resume em duas palavras: gerenciamento e organização.
Segundo os estudiosos Stoner e Feeman, Administração é o "processo de planejar, organizar, liderar
ver mais


Na realidade a homofobia é o nome dado ao comportamento que uma pessoa tem em relação a outra pelo fato de ser homossexual. Sentimento de aversão que faz com quem reprova tal pratica queira agredir fisicamente. É apenas um projeto de lei
ver mais


A ocupação do pastor é pregar a palavra com toda sua força, mesmo que para muitos lhes pareça loucura, foi essa a missão que Deus o designou. Por intermédio da explanação da palavra de Deus, pecadores se convertem e a mesma também
ver mais


A igreja modelo é a igreja que vive em santidade.
Deus não abençoa quem vive no pecado, "sede santos porque eu sou santo" (1 Pedro 1:16).
Jesus é o grande construtor da igreja, Somos iguais a Jesus quando nossas atitudes condizem com
ver mais


A palavra autoridade no grego, significa: direito de mandar (ecsusia).
Toda autoridade vem de Deus e Ele delega ao homem.
O diabo tendo usurpação de ser como Deus se rebela, dando inicio a origem ao pecado da rebelião.
Deus cria o homem,
ver mais


Veja todos os resumos de: Satanismo Na Igreja

 
 
 

Ver outros Alunos pela primeira letra do nome:




 
 
Dúvidas? Chame no Whats!