Resumo de A CEIA DO SENHOR
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CERIMÔNIA DE CASAMENTO
O casamento é uma instituição civil e religiosa, estando, portanto, sujeito ao ordenamento pátrio.O pastor deve familiarizar-se com as leis do Estado e da Nação onde estiver celebrando esta cerimônia, bem como deve manter um registro no qual fará constar os casamentos realizados em sua igreja, com todos os dados necessários, e a assinatura dos cônjuges, das testemunhas e do ministro oficiante. A cerimônia pode ser celebrada no templo, ou em uma casa particular, mas sempre na presença de testemunhas.
CERIMÔNIA: a) Os noivos estarão juntos, de pé, diante do ministro, o noivo à direita da noiva. Dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:"Estamos reunidos na presença de Deus e destas testemu¬nhas para solenizar diante do Todo-poderoso o casamento deste homem e desta mulher"; b) A seguir deverá fazer uma oração. Ato contínua procederá a leitura bíblica, podendo ser um dos seguintes textos: Efésios 5:22-33,1 Pedro 3:1 e 7; c) Na sequência haverá os votos e a troca das alianças. Após, convidará os noivos a se ajoelharem e fará uma oração pedindo Deus que abençoe o casal.
O BATISMO
No cristianismo há duas cerimônias essenciais, eis que foram devidamente ordenadas. São elas o batismo e a Santa Ceia.
A palavra "batizar", empregada na forma do batismo, significa literalmente "submergir. O batismo por imersão está de acordo com o significado simbólico do batismo, ou seja, morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:1-14).
Só devem ser batizadas as pessoas que tiverem reconhecido seu pecado, tiverem se arrependido e aceitado Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.
Antes da cerimônia, o ministro se reunirá com os candidatos aprovados a fim de prepará-los física e espiritualmente para o batismo, e assegurar deste modo a solenidade da cerimônia. Quanto ao físico, poderá mostrar aos candidatos como cruzar as mãos sobre o peito no momento antes da imersão na água. Quanto ao espiritual, poderá pedir-lhes que assumam o compromisso de um relacionamento com Deus. Depois que todos tiverem sido batizados, o ministro orará por eles e despedirá a igreja, a não ser que o batismo esteja sendo celebrado durante uma das partes preliminares do culto.
A SANTA CEIA
O pastor deve anunciar com a devida antecedência o culto de Santa Ceia, exortar os crentes a atentarem para a preparação espiritual, e avisar aos não-convertidos acerca do perigo de tomá-la sem estarem devidamente preparados. É importante que os membros entendam que só deve ir à mesa do Senhor aquele que estiver com o coração limpo e sem pecado (1 Coríntios 11:27-32). Por isso todo o que desejar participar da Ceia do Senhor deve preparar o coração. O que tiver caído em pecado deve arrepender-se e procurar o perdão. Em caso de haver rancores e desgostos entre alguns dos membros, estes devem reconciliar-se antes de aproximarem-se da mesa do Senhor.
O pastor deve explicar antecipadamente a ordem do culto àqueles que o tiverem ajudando a repartir o pão e o vinho. O convite para participar da Ceia deve ser extensivo a todos os presentes que forem membros em plena comunhão de alguma igreja evangélica.
CERIMÔNIA
Depois que o ministro tiver se aproximado da mesa e os seus auxiliares estiverem ao seu lado, ele fará a Deus uma oração, pedindo a sua bênção sobre o pão e o vinho. Em seguida, os irmãos que ali estão designados para reparti-los distribuirão o pão, e em seguida o vinho, entre as demais pessoas que ali estão reunidas, participando desta santa solenidade.
Antes de comer o pão, o ministro lera: "Pois eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim." (1 Coríntios 11:23-24).
E dirá: "Comamos todos o pão." Da mesma maneira lera:
"Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizen¬do: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha." (1 Coríntios 11:25-26).E dirá: "Bebamos todos o vinho." Após ter bebido o vinho e ter tido um momento de meditação e adoração ao Senhor, o ministro lera: "Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha." (1 Coríntios 11:26). Para finalizar, será cantado um hino ou um corinho.
DEDICAÇÃO DE CRIANÇAS
Na bíblia não há ensinamento de batismo de criança, uma vez que o candidato ao batismo deve ter se arrependido de seus pecados (Atos 2:38), e ter crido em Jesus Cristo (Atos 8:37). Aqueles que ainda não podem fazer o uso completo da razão, não estão em condições de cumprir esses dois requisitos. As crianças estão nesta condição.
A bíblia sobre a apresentação pública das crianças a Deus, durante a qual pedimos ao Senhor que abençoe as crianças e a vida que elas terão pela frente.
Quando assim procedemos, estamos seguindo a prática admitida pela Igreja de todos os tempos. Não é o batismo em água, e sim uma apresentação de crianças a Deus, uma ação de graças e de fé, uma súplica pela bênção divina.