Resumo de A CEIA DO SENHOR
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RESUMO DA DISCIPLINA O CULTO BÍBLICO
CONCEITO
O culto é a expressão da fé. É o tributo de honra, louvor e serviço àquele que se venera.
A ESSÊNCIA DO CULTO BÍBLICO
Haverá, em meio às múltiplas maneiras de cultuar, Cremos firmemente que há. Jesus reafirmou o que Moisés, no Antigo Testamento, deixou claro: o primeiro mandamento exige um amor a Deus, sem limites (Dt.6:4,5). Séculos depois que Deuteronômio foi escrito, um intérprete da lei levantou esta pergunta para Jesus: "Qual é o grande mandamento da lei?" Respondeu o Mestre: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento"(Mt. 22:36-37). O culto verdadeiro requer amor de todo o coração
O CULTO NO VELHO TESTAMENTO
A lei judaica determinava que os israelitas servissem a Deus na vida de cada dia, observando os preceitos e as instruções; ou então, mediante o culto celebrado em lugar sagrado e em hora regulamentada.
O CULTO PRÉ-MOSAICO
O culto é patrimônio comum do gênero humano. Em Gênesis 1 a 11 encontramos por duas vezes uma ação litúrgica: os sacrifícios de Caim e Abel, e a oferta de Noé depois do dilúvio. Conclui-se daí com direito ser o culto fenômeno essencialmente humano.
O CULTO E O TEMPO - O SÁBADO E AS FESTAS
A adoração, quando expressa em ritual, exige tempo. Sob o antigo pacto, Deus fez provisão para períodos de tempo diários, semanais, anuais e mesmo de gerações, para o cumprimento da obrigação de culto em Israel.
LUGAR SAGRADO - O TEMPLO
Na adoração do antigo Israel, o espaço sagrado era comparável em importância, aos tempos divinamente designados. Deus escolheu locais especiais para se revelar no decorrer da história vétero-testamentária. Especialmente após o êxodo e a instituição da lei, o levantamento do tabernáculo significava localizar a glória de Deus no Lugar Santo.
O SACRIFÍCIO
Considerando que o homem é pecador, ele precisa de um sacrifício propiciatório para remover qualquer ofensa que o separe de Deus, de modo que possa ter comunhão com seu Criador. Como "Moisés se interpôs, impedindo que sua cólera os destruísse" (Sal.106:23); assim o sacerdote e o pecador sob a égide do Antigo Pacto se uniam para oferecerem a Deus uma vítima sacrificial em propiciação.
O CULTO CRISTÃO NA IGREJA PRIMITIVA
O que sabemos do culto cristão nos dá uma idéia do modo como aqueles cristãos do primeiro século percebiam e experimentavam sua fé. Com efeito, quando estudamos o modo como a igreja antiga adorava, nós nos apercebemos do impacto que sua fé deve ter tido para as massas que constituíam a maioria dos fiéis.
Desde o princípio, a igreja cristã costumava se reunir no primeiro dia da semana para "partir o pão". A razão pela qual o culto tinha lugar no primeiro dia da semana era que nesse dia se comemorava a ressurreição do Senhor. Logo, o propósito principal do culto não era chamar os fiéis à penitência, nem fazê-los sentir o peso de seus pecados, mas celebrar a ressurreição do Senhor e as promessas das quais essa ressurreição era a garantia.
A PRÁTICA DA ADORAÇÃO
Deus mandou que seu povo, sob a Antiga Aliança, cumprisse ao pé da letra todas as suas instruções a respeito da adoração. Ele advertiu Moisés sobre a construção do Tabernáculo. Tinha de ser " segundo a tudo o que eu te mostrar para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis" (Êx.25:9).
Após o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste, a igreja de Jerusalém " perseverava na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (At.2:42). Este verso nos traz um breve esboço dos componentes do culto primitivo. As práticas sob a tutela dos apóstolos fornecem-nos um fundamento geral, mas seguro. Adoração, para manter o padrão apostólico, deve se aprimorar no ensino, comunhão, celebração da ceia e oração.
A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS
Adoração e doutrina apóiam-se mutuamente, porque um culto oferecido na ignorância evapora (Jo.4:22 At.17:23).
COMUNHÃO - A CEIA DO SENHOR
Junto com o serviço da palavra, a primeira igreja da história perseverava na comunhão (At.2:42). Lucas explica algo mais a respeito desta comunhão nos versos subseqüentes. Os crentes ficavam juntos indica que estavam juntos como família de Deus, isto é, regularmente, e tinham tudo em comum.
AS ORAÇÕES
Um dos elementos que têm destaque no culto da igreja primitiva é a oração. O judeu do primeiro século dificilmente podia imaginar um culto sem orações, pelo menos na sinagoga. Conseqüentemente, era natural que os primeiros cristãos continuassem essa prática, ainda que com algumas modificações. A importância básica das orações é notada no nome "lugar de oração" (At.16:13).
O CÂNTICO NO NOVO TESTAMENTO
Surpreendentemente encontramos poucas referências ao cântico no Novo Testamento. Os evangelistas relatam que Jesus cantou um hino (Mat.26:30 Mac.14:26) após a celebração da Páscoa. Paulo e Silas "cantavam louvores a Deus" na prisão em Filipos, na contundente ocasião após seu espancamento e antes do terremoto que abriu as portas da prisão.
O CULTO E OS DONS ESPIRITUAIS
Passando a descrição do culto em Atos para Romanos e I Coríntios, descobrimos que o exercício dos dons do Espírito deve ser encarado como uma expressão de culto a Deus.