Resumo de A CEIA DO SENHOR
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: ECLESIOLOGIA-resumo
Alice Damasceno Santos
Eclesiologia é a parte da teologia que trata de assuntos concernentes à natureza da igreja cristã: sua origem, sua missão, seu governo, seu relacionamento com Deus.
De origem grega, o termo igreja é usado em vários contextos e com vários sentidos no português. E pode designar uma congregação local, uma denominação, uma causa, a igreja universal ou invisível. No estudo da eclesiologia devemos priorizar os conceitos específicos, ou seja, o conceito de igreja como o Reino de Deus. O conceito do Reinar de Deus é o tema principal da escatologia, esse reinar é concretizado na existência da igreja autêntica. No Novo Testamento o reino de Deus é o seu reinar na vida das pessoas submissas a sua autoridade. A igreja é o veículo utilizado para a expansão do reino de Deus. O reino de Deus começa na vida de uma pessoa e se propaga através da iniciativa das pessoas que se deixam usar pelo Reinar de Deus. A missão é essencial para expansão do reino de Deus, além de ser destinada ao ministério da palavra, também tem o propósito de amadurecimento e discipulado das pessoas que se implantam no âmbito da igreja. Missão não se restringe ao envio de missionários, mas principalmente de cumprir com o propósito de fazer discípulos. A Bíblia refere-se à natureza da igreja nas várias figuras: povo de Deus, corpo de Cristo, noiva de Cristo, esposa de Deus, templo do Espírito do Santo, santos, povo eleito, filhos de Deus, ramos da videira, galhos da oliva, lavoura, horta, edifício, sacerdócio, nação santa, luzeiro, coluna e baluarte da verdade, lavradores da vinha, integrantes do reino de Deus e amigos de Jesus. Não há na Bíblia um sistema organizacional para igreja nem contra sua elaboração. Bem como não há uma norma de governo e sistema de liderança. Todavia a Bíblia lhe apresenta uma missão a cumprir, e várias formas organizacionais utilizadas no decorrer da história da igreja. Atualmente observa-se que a igreja de Cristo tem se tornado uma instituição, e como tal corre o perigo de perder o foco do seu objetivo missionário e achar que não depende de Deus, mas da sua própria estrutura, esquecendo-se de que o reinar de Deus é no interior do indivíduo. A bíblia menciona duas cerimônias eclesiásticas essenciais: o Batismo nas Aguas e a Ceia do Senhor. Por seu caráter sagrado essas cerimônias são descritas como sacramento, também como ordenanças porque são ordenadas pelo Senhor. O batismo nas águas simboliza o começo da vida espiritual com Cristo. A Ceia do Senhor significa a permanência na vida espiritual. O primeiro sugere a fé em Cristo; o segundo sugere a comunhão com Cristo. O batismo administra-se somente uma vez, pelo fato de só podermos nascer uma vez na vida espiritual; a Ceia do Senhor é administrada frequentemente, simbolizando que estamos em comunhão com Cristo.
A disciplina na igreja é um ato de obediência a Deus. Quando se fala em disciplina na igreja nos vem em mente imagens de julgamento e punição. Mas a disciplina bíblica refere-se a corrigir alguém por amor. A Bíblia da ênfase a buscar reconciliação e entre os irmãos, levar o errante a arrepender-se e não a punir pecados.