Resumo de A CEIA DO SENHOR
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 34 O Culto Bíblico
- O culto é a expressão da nossa alma através da fé, tributando louvores, honra e glória a Deus Pai.
O Senhor procura pessoas que se dediquem a cultuá-lo e, que o adorem em espírito e em verdade. O culto a Deus está fundamentado no conhecimento que se tem dele. Na medida em que o conhecemos, o adoramos. O verdadeiro culto é um relacionamento purificador e transformador com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Enquanto Deus revela a si mesmo no íntimo do coração pela Palavra lida e recebida, pelo reconhecimento de sua ação no mundo e pela comunicação pessoal do Espírito residente, nós devemos responder em adoração a ele que declara e aprofunda nosso amor.
Com o culto que prestamos a Deus, a cada dia temos que ter uma maior comunhão com Ele, através experiência de passar da morte para a vida, pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário.
O culto na igreja primitiva quando costumava se reunir no primeiro dia da semana para "partir o pão".
Atos 2: 46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar
Em toda a história da igreja, a comunhão tem sido o centro do culto cristão.
- Cristo convocou os seus discípulos a fazerem discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ainda, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.
O batismo como compromisso público, total, com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito. Devendo em seguida ordenando que ensinassem aos futuros discípulos a guardarem todas as coisas que Ele ensinara a fim de compreensão do relacionamento com Deus.
- A Ceia do Senhor como um símbolo de comunhão, que reunia todos os membros da igreja, quanto família de Deus. Através deste ato relembramos a morte de Jesus e a inauguração da Nova aliança, como um memorial. Mas, também como um ato profético “até que Ele volte”.
O culto está presente em toda a bíblia sagrada, seja com ofertas, sacrifícios, dentre outros rituais.
- O culto deve ser feito para a honra e a glória de Deus. Não obstante, o culto coletivo na igreja, tenha grande importância e oportunidade na comunhão e no ensino, sua ênfase é espiritual, e antes de tudo, um estilo de vida, o que o apóstolo Paulo ensina como nosso culto racional.
Romanos 12: 1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
31/10/2018