Resumo de A DOUTRINA DA ELEICAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo
A doutrina da eleição
O mundo cristão se divide em dois campos teológicos, quanto à doutrina dos propósitos dos Decretos de Deus, comumente chamados de Calvinista e Arminianos. Realmente os BATISTAS não devem ser colocados nem em um , nem em outro . João Calvino seguiu a posição teológica e primitiva de Agostinho, ( do sec. 4 D.C ), o qual mudou a doutrina apostólica e primitiva da divina eleição dos crentes, passando a ensinar um fatlismo perigoso, desrespeitando totalmente a responsabilidade humana. Essa posição levou Agostinho a perseguir os" heréticos"não católicos ( nesse caso os antigos Donatistas ) a maioria dos quais eram mais nada do que os BATISTA, sob pretensão de que a fé podia ser forçada, e os que não aceitavam a doutrina católica deveria ser mortos.
Por outro lado, os BATISTA, não são ARMINANOS, (os quais ganharam esse nome de destacado teólogo europeu da idade média pelo nome de Jacó Arminius ), pois esse nome era ligado à doutrina da salvação pelos esforços humanos, a qual é repudiada pelos BATISTAS.
Examinemos a base bíblica da doutrina da eleição e predestinação. Veremos que existe um perfeito equilíbrio bíblico da vontade divina e da responsabilidade humana.
A ELEIÇÃO BÍBLICA
A - A eleição dos crentes é vista em Romanos 8:28-30 como um plano que começou na eternidade passada e será encerrado com sua "glorificação". É necessário notar que os verbos se encontram no perfeito do passado, inclusive na frase, "e os que justificou, e estes glorificou" (v.30b). Isso nos ensina que Paulo nos apresenta o plano divino como já realizado, pois com Deus não existe o fator tempo, Ele ocupa a Eternidade, que não tem começo nem fim. Juntamente com esse trecho pertence o de Ef. 1:3-6, no qual é afirmado que a eleição dos crentes é em CRISTO. Embora os crentes não fossem presentes na eternidade passada, Cristo o era, e Deus Pai o elegeu como NOSSO REPRESENTANTE, pelo qual o plano da salvação viria, no tempo, a ser realizado
Uma ilustração imperfeita poderia servir, a esta altura, para esclarecer essa doutrina: determinado trem tem horário para sair de São Paulo e chegar ao Rio. Segundo esse horário, o trem está "predestinado" a chegar no rio à determinada hora. Todos quantos sobem a bordo do mesmo chegarão no rio nesse horário. Mas o passageiro exerce livre arbrítio na sua decisão de tomar o trem ou deixar de tomá-lo. Embora falho, esse exemplo mostra em que sentido
Deus determina a nossa Salvação sem interferir no exercício de nosso direito de escolha. todos que entram, pela fé, no plano de Deus, chegarão ao céu glorificado. Mas a cada um cabe a responsabilidade de dizer "sim" ou "não" para Deus.
No tempo, cada um passa a estar com "em Cristo" pela fé, Paulo fala em certos parentes seus que "foram antes de mim EM CRISTO" (Rom. 16:7). Ninguem faz parte de incredulidade! Particularidade. toda pessoa determina seu destino ao aceitando Cristo ou O rejeitando (João 3:18)
B - Há dois trechos que mostram claramente de que maneira cada um dos crentes passa a fazer parte do número dos "eleitos" . Em I Pedro 1:1-2, Pedro afirma que somos eleitos " segundo a presciência de Deus Pai", isto é, nossa eleição se baseia no Pré - conhecimento de Deus. Não existe nenhum fatalismo aqui, pois o texto não diz que fomos PRÉ - CONHECIDOS segundo a elição de Deus; é o que os calvinistas extremados queriam que dissesse. Ademais, Pedro diz que fomos Eleitos pela SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO (SANTO) e pela obediencia (nossa, pela fé), e pela aspersão do sangue de Jesus Cristo". Pedro pretende, com isso, distinguir a nossa eleição para ser o povo de Deus do antigo concerto pela aspersão do sangue de bodes, touros, e ovelhas ... Pedro deixa assim claro que fomos eleitos pela fé INDIVIDUAL de cada crente.
Outro trecho igualmente claro neste ponto é II Tessalonicenses 2:9-14. Aqui Paulo afirma, primeiramente, que os perdidos o são por "não crerem na verdade, pelo contrario, TIVERAM PRAZER (escolheram) na iniqüidade (o pecado). " (v.12) Em contra partida, ele agora dirige suas palavras aos crentes em Tessalonica: "Mas devemos sempre DAR GRAÇAS A DEUS POR VOS, irmãos amados do Senhor, por ter Deus ELEGIDOS DESDE O PRINCÍPIO para a salvação, EM SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO (santo), e pela fé da verdade.." (v.13). Repare bem: os crentes foram eleitos do PRINCÍPIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO LÁ EM TESSALONICA (não do princípio da criação do mundo, como muitos supõe). Essa eleição se deu Através da OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA SUA VIDA, os santificados para Deus por meio da sua FÉ PESSOAL NO SENHOR JESUS CRISTO! Foi pela fé que eles ENTRAM NA ELEIÇÃO DE DEUS. Isso se reforça alcançardes a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo" .
Individualmente, a gente OUVE o Evangelho, é convicto de sua verdade pelo Espírito Santo e atraído por Ele, a gente Creu em Cristo, e imediatamente foi santificado pelo Espírito Santo, ou seja, separado para Deus ( o que realmente constitui a eleição)
Por outro lado, Deus prevê que MUITOS NÃO ACEITARÃO o Evangelho (II Tess. 3:2) A Bíblia deixa bem claro que Deus AMA A TODOS, OFERECE A SUA MISERICÓRDIA PARA TODOS, providenciou a salvação para TODOS, e não deseja que qualquer pessoa se perca e se condene para o inferno ( Rom 11:31-32; I Tm 2:5; I Tm 4:10; I Jo 2:2; II Pd 3:9; Jo 3: 16-18 )