Resumo de A DOUTRINA DA ELEICAO
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FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
A DOUTRINA DA ELEIÇÃO
A JUSTIFICAÇÃO DA ELEIÇÃO
A eleição é o princípio fundamental da graça salvadora de Deus. É a soberania de Deus em relação à salvação do homem. Ela faz parte dos decretos de Deus. Ela é uma expressão de Sua providência superveniente. Ela concerne somente a uma porção da raça humana; todavia, ela “é a expressão do amor infinito de Deus para com a raça humana, remindo o homem do pecado por meio de Cristo e trazendo-o pelo Espírito Santo ao seu estado de redenção até onde for coerente com os interesses do final grande reino de Deus”. (Smith, System of Christian Theology, pág. 505)
A doutrina bíblica da eleição é muito mal entendida, muito pervertida, muito abusada e muito oposta. Não obstante, aos “adultos, que tem os sentidos exercitados em razão do costume para discernirem tanto o bem como o mal” (Hebreus. 5:14 - Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.), A Eleição é uma doutrina abençoada, gloriosa e proveitável, uma verdadeira mina de riqueza espiritual.
CALVINISMO E ARMINIANISMO TERMOS TEOLÓGICOS.
É necessário compreender que calvinismo e arminianismo são termos Teológicos. Não significam tudo quanto Calvino ou Arminio creram ou escreveram. Refere-se a dois sistemas antitéticos de doutrina, um tanto modificado na sua transmissão e tendo a eleição incondicional e condicional, respectivamente, como seus pontos principais. De modo que se tornou comum na discussão Teológica classificar homens e sistemas de doutrinas como calvinísticos ou arminianos na base desses dois pontos principais.
CALVINISMO
Alguns crentes na eleição incondicional rejeitam o nome de calvinismo, mas sem boa causa. Ter a alguém como calvinista não quer dizer que é um seguidor de Calvino, nem que concorda com tudo que Calvino escreveu, nem ainda que Calvino fosse o originador do sistema de doutrina que traz o seu nome. Agostinho, muito antes de Calvino, ensinou substancialmente o mesmo sistema. Quando alguém se tem na conta de calvinista, não quer nem mesmo dizer que ele creia, necessariamente, em todos os cinco pontos de Calvino:
O homem é dotado de vontade livre, a queda não foi total, assim o homem tem habilidade para escolher Deus;
Deus elege ou reprova na base da previsão, pré-ciência, de fé ou da incredulidade;
O sacrifício de Cristo é universal, a redenção é geral;
A Graça de Deus pode ser resistida ;
Há possibilidade dos regenerados perderem sua fé, e por consequência sua salvação.
ARMINIANISMO.
O espírito do arminianismo é o espírito do modernismo. O arminianismo é um sistema da racionalismo, que, como o modernismo, faz da razão, em vez da revelação divina, o padrão da verdade. “A igreja corrompeu-se e amaldiçoou-se em quase todo tempo pela confiança indevida dos homens nas suas faculdades raciocinantes”. O arminianismo é a chocadeira do papismo.
A ONISCIÊNCIA DE DEUS O PROVA.
A salvação é do Senhor. Desde que Deus é onisciente, Ele soube exato a quem salvaria. Este conhecimento envolveu um propósito de salva-los. Estes propósitos como observaram antes, iguala à eleição. Assim a eleição inclui todos quantos em qualquer tempo serão salvos, porque ela inclui a todos quanto Deus soube que salvaria.
O FATO QUE NINGUÉM EXCETO OS ELEITOS ENTRARÃO NA NOVA JERUSALÉM
Apocalipse 21:27 - diz-nos que os habitantes da Nova Jerusalém serão: E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
A ELEIÇÃO E OS NÃOS ELEITOS
Uma eleição de alguns para a vida não implica uma eleição de alguns para a morte. A morte do ímpio não é o resultado da eleição, mas dos justos tratos de Deus com ele como pecador. É o justo salário daquele ímpio Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Na eleição Deus simplesmente escolhe dentre a massa inteira da humanidade depravada aqueles a quem Lhe apraz salvar por justas e santas razões só dEle conhecidas. O resto ele simplesmente os deixa às justas consequências do seu pecado.
ELA ESTIMULA A FÉ.
Todas as questões envolvidas na eleição não podem ser arrazoadas à completa satisfação da mente carnal. Daí, a Palavra de Deus sobre a eleição deve ser aceita pela fé. Quando alguém assim a aceita descobrirá que a sua fé foi provada e revigorada. Um Deus exaltado também inspira fé indômita.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018