Resumo de A DOUTRINA DA EXPIACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Em um mundo de descobertas , significados , tipologias e prefigurações caminhamos nessa linda história retratada pela disciplina doutrina da expiação, onde podemos observar o plano de salvação
Elaborado pôr Deus para toda a humanidade.
É um estudo muito complexo aonde aponta o tema central de toda bíblia, Jesus Cristo, aqui podemos analisar de uma forma técnica o verdadeiro sentindo da expiação, ou seja, a reconciliação de Deus com o homem e consequentemente a reconciliação do homem com Deus.
O maior segredo para se entender e aceitar a obra redentiva de Cristo, expiação, é reconhecendo o estado pecaminoso do homem, e a partir daí , ter uma perspectiva correta do pecado, lembrando que homem não tem mérito nenhum nesta redenção de Cristo , mas sim, pelo pecado deliberado, consciente e rebelde de Adão toda a raça humana estava inteiramente lançada a uma condenação, desta feita , somente por meio de uma expiação , tornaria o homem voltar a sua essência.
A palavra e a doutrina da expiação tem suas bases no antigo testamento, que prefiguram os sacrifícios levíticos , lembrando que esses sacrifícios eram de animais perfeitos , sem mancha, sem defeitos representando a pureza de Cristo , pois a bases do evangelho é a vida sem pecados de Jesus, pela qual ele honrava a Deus e mostrava que a lei não tinha reinvindicações sobre ele para agir, com a morte, por isso ele ressuscitou.
Os elementos da expiação são :
- Propiciação
- Reconciliação
- Redenção
A propiciação nos remete ao sangue de Jesus , que pela fé podemos alcançar sua justiça como está escrito em 1 JO 4:10 que diz : E o amor é isto; não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.
A reconciliação faz que o homem :
- Deixe a inimizade causada pelo pecado e se reconcilie com Deus.
- A reconciliação foi dada pela morte do seu filho na cruz do calvário.
- O resultado dessa reconciliação é que aqueles que são reconciliados são salvos pela vida em Cristo.
- E a reconciliação é uma obra totalmente meritosa a Deus , o homem não tem parte nenhuma com a reconciliação conforme 2 Co 5: 18,19.
A redenção nada mais é do quê comprar o seu povo das mãos da justiça, que eles eram mantidos por causa do pecado , e o pagamento foi o preço de sangue.
- A redenção é um pagamento , é um resgate , e é uma soltura.
Com relação a expiação prefigurada , fico deslumbrado com a riqueza e a profundidade deste ensino, aprendemos que todas as coisas que veio a existe é um modelo daquilo que já se existe no céu, temos três pontos de vista considerados na prefiguração:
1° A expiação prefigurada nos sacrifícios.
2° A expiação prefigurada nos cultos .
3° A expiação prefigurada nos sábados.
Todos os sacrifícios das eras patriarcas e judaicas prefiguravam o único sacrifício na cruz , pois todo o altar enviava seu sangue e fumaça na direção do calvário, as muitas vitimas apontavam para uma única vitima , O SENHOR JESUS.
Em paises pagãos , onde o evangelho não tem grande influência , a ainda o costume de se oferecer sacrifícios aos deuses locais, desde o Gênesis, vemos um sistema de sacrifícios que os homens ofereciam a Deus de uma forma que viesse adorar ou aplacar a ira de Deus por seus pecados.