Resumo de A DOUTRINA DA JUSTIFICACAO
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RESUMO DA MATÉRIA DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO
CONCEITO:
I-O termo justificação significa basicamente, tornar-se justo perante Deus.
O pecador pela suas forças, por mais que seja caridoso e faça o bem, não é justificado pelos seus atos.
O pecador arrependido é justificado pela obra redentora consumada por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Somente o sangue derramado por Jesus na cruz nos redime de todo pecado.
II- autor da justificação:
Deus e o autor da justificação.
Jesus Cristo é o autor e consumador da nossa fé.
III- Natureza da justificação.
1)Instantânea:
E no momento que o indivíduo crê na obra propiciatória de Cristo. Não existe o desenvolvimento da justificação, ou graduação da justificação, é completa, quando a pessoa crê na obra redentora consumada na cruz.
2)É eterna:
Quando alguém se justifica, não tem como revogá-la. A justificação não pode jamais ser revogada ou revertida.
3) É graciosa e livre:
A justificação é inteiramente de graça, não é por esforço próprio e nem por merecimento, nem pelas obras, é pela fé.
4) É somente Judicial e declarativa:
A justificação não faz o crente justo ou santo. Ela é um ato do tribunal do céu.
Justificação e o oposto da condenação, enquanto que a santificação e o oposto de uma natureza pecaminosa.
VI-O fundamento da justificação:
O fundamento da justificação é o sangue e a justiça de Cristo. O homem mesmo regenerado não consegue se justificar perante Deus. O sangue de Jesus derramado paga a penalidade pelos nossos pecados e a justiça dá posição favorável perante Deus.
V- Meio da justificação:
A fé em Cristo é o meio da nossa justificação. Se não acreditarmos que Jesus é o autor e consumador da nossa fé, de modo nenhum seremos salvo; portanto a justificação é pela fé.
VI- Benefício da justificação:
Em Rom 10:04, está escrito: “Cristo é o fim da lei para justiça de todos àquele crê.
Isto quer dizer quer dizer que para o crente, a Lei não é mais instrumento de condenação.
Em Gálatas 3:13 diz: “Cristo nos remiu da maldição da Lei fazendo maldição por nós.
2-Restauração a favor de Deus:
A justificação torna o crente inocente perante Deus, como no principio quando Adão não havia pecado.
3-Imputação da justiça de Cristo:
Com a justificação o homem e considerado como sendo tão justo como Cristo. Sua posição perante Deus e a mesma como aquela de Cristo.
4-Adoção de filhos:
A adoção é o topo da justificação. Através da justificação, Deus nos recebe como filhos.
Em gálatas 4:4-5, esta escrito:
“Deus enviou seu filho.....para remir os que estão debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
5-Paz com Deus:
Rom. 5:1
O crente tem paz com Deus por causa do conhecimento e através do conhecimento de todo benefícios precentes.
O interessante neste estudo, quando relata que muitos pregadores dizem que se você não for obediente a Deus será condenado. Não é a nossa obediência que nos salva, se fosse assim, estaríamos fritos. O ser humano não consegue obedecer a Deus totalmente, portanto seriamos condenados, mas quem salva é Cristo mediante a fé.
Está escrito: “ pela graça sois salvo, por meio da fé, e isto não vem de vós e dom de Deus, não vem de obras para que ninguém glorie.
A palavra “ justificação” em Paulo, tem o significado de libertação da condenação diante do Juiz supremo que é Deus.
No livro de Tiago, o homem é justificado pela fé e pela obras. Tiago não contradiz o que Paulo defende, apenas acrescenta que o cristão salvo apresente as obras que glorificam Deus.
A palavra justificação em Tiago, tem o sentido de a pessoa mostrar era justa. Ela revela justa não só pela fé , mas também pelas obras.
Jesus disse: “Pelos frutos se conhece as árvores”.
A fé verdadeira colocada em Jesus Cristo é uma fé viva. Frutifica em boas obras que agradem a Deus.
A fé morta é a fé colocada fora de Cristo, e que não funciona.
Thiago mostra dois tipos de fé:
A primeira o homem se revela justo e se declara um justo, um salvo, tendo uma fé viva ao ostentar em Jesus, e a segunda, trazendo frutos da justiça, frutos da verdadeira fé, frutos que glorifiquem a Deus.