Resumo de A DOUTRINA DA JUSTIFICACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 32 Profetas Menores
O grupo dos profetas menores é composto por doze livros. Estes doze livros se tornaram conhecidos como Profetas Menores no final do quarto século d.C., não porque foram considerados menos importantes ou menos inspirados, mas porque são geralmente menores do que os cinco Profetas Maiores. Inicialmente estes doze livros estavam em único rolo, quando então eram conhecidos com Os Doze.
Os doze são: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
- Oseias - Significa salvação ou livramento.
Oséias escreveu no oitavo século. Ele fala sobre o povo que se achava bom e próspero, mas estavá se apodrecendo por causa da idolatria, a imoralidade e a injustiça. Destes quatro, Amós e Oséias profetizaram principalmente para Israel, e Isaías e Miquéias pregaram mais para Judá. Oséias viveu nos últimos dias do reino de Israel. Devido a séculos de pecado, o povo estava chegando ao fim. A infidelidade espiritual do povo é comparada ao pecado de adultério. O livro de Oséias, talvez mais do que qualquer outro livro do Velho Testamento, expõe o coração de Deus. Oséias vive no próprio casamento o que Deus estava passando em relação a Israel. Os primeiros três capítulos descrevem a vida de Oséias. Ele se casa, mas a mulher dele se torna adúltera. Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra a misericórdia para tomá-la de volta. Assim Deus viu a sua noiva, o povo de Israel, se envolvendo com "outros deuses", ou seja, cometendo adultério espiritual. Mesmo depois de tudo que Israel havia feito, Deus teria graça e misericórdia para reconciliar com esta esposa adúltera e estabelecer uma nova aliança com ela.
- Joel – Significa Jeová é Deus.
O livro foi escrito por Joel, filho de Petuel, que era um profeta em Judá. É incerta a época em que viveu, que pode ter sido no período compreendido entre o reinado de Joás, antes de 850 a.C., e o retorno da tribo de Judá do cativeiro babilônico. O livro de Joel se concentra nas profecias que Joel fez depois que a terra de Judá foi afligida por uma grave seca e uma praga de gafanhotos. Essas profecias falam de diversos sinais que precederão a Segunda Vinda do Salvador, especialmente de uma grande efusão do Espírito sobre toda a carne. Em seu capitulo 1 Joel descreve um desastre natural causado por uma praga de gafanhotos. Ele pede ao povo que jejue e se reúna no templo para uma assembleia solene, para rogar ao Senhor que os salve. No capitulo 2 descreve o “dia do Senhor” e a guerra e a desolação que o acompanharão, e então pergunta: “Quem o poderá suportar?” O Senhor responde dizendo ao povo que se volte a Ele de todo o coração. Joel profetiza algumas bênçãos que o Senhor concederá a Seu povo nos últimos dias. No capitulo 3 ele profetiza sobre os últimos dias e afirma que todo país do mundo estará em guerra pouco antes da Segunda Vinda. O Senhor habitará com Seu povo quando Ele vier novamente.
- Amós – Significa aquele que ajuda a carregar o fardo.
Traz em sua redação três Mensagens Proféticas a Israel, quais sejam: O Pecado de Israel Torna-o Réu do Juízo Vindouro. A Corrupção de Israel Está em Todos os Níveis. O Justo Castigo de Israel Será a Destruição e o Exílio.
Descreve cinco visões das consequências vindoura por causa do pecado, sendo elas: Visão dos Gafanhotos Devoradores, Visão do Fogo Consumidor, Visão do Prumo, Visão de um Cesto de Frutos de Verão e a Visão do Senhor Julgando.
- Obadias – Significa servo de Jeová.
É o livro mais curto do Antigo Testamento, sendo a visão que teve o profeta Obadias. Esta profecia fala sobre "Edom". Edom é denunciada por seu orgulho, especialmente por sua falta de bondade fraternal para com Judá, e seu julgamento, no dia de Jeová, é predito juntamente com o de todas as outras nações.
- Jonas – Significa
O livro traz em seu conteúdo o chamada de Jonas para ir a Nínive, a desobediência de Jonas, as consequências da desobediência, a Oração de Jonas no Meio da Calamidade, O Livramento de Jonas, a segunda Chamada de Deus a Jonas, a Missão Obediente de Jonas, o resultado da obediência de Jonas, os Ninivitas Arrependem-se, os Ninivitas são poupados do juízo Divino, a queixa de Jonas e a repreensão e a Lição de Jonas. Basicamente gira em torno das relações pessoais entre Jeová e Jonas.
- Miqueias - significa quem é como Jeová?
Neste livro está contida certa variedade de material e os diversos oráculos não necessitam ter sido proferidos todos ao mesmo tempo. Miquéias principia apresentando uma das mais tremendas descrições do Senhor: sua descida à terra com terrível ira. Suas exigências são simples e sem rodeios: praticar a justiça, amar a bondade demonstrando-a, e andar humildemente com Deus.
- Naum – O profeta fala sobre a queda da cidade com uma clareza e uma intimidade possíveis somente se tal acontecimento estivesse quase imediato. O centro da mensagem de Naum é: A mim me pertence a vingança e eu retribuirei, diz o Senhor.
- Habacuque – Habacuque em um primeiro ponto de vista vem na contramão dos demais profetas, enquanto os demais falam aos homens, este fala a Deus. Habacuque foi denominado de “o livro que começou a Reforma”. Citado por Paulo ao desenvolver a doutrina da justificação pela fé. Foi usado Lutero e Reformadores. É utilizado pelo escritor de Hebreus. Observando e dando ênfase na sua citação no novo testamento nos termos “O justo”; “viverá”; “pela fé”.
- Sofonias – Suas profecias, estão envolvidas numa melancolia sem alívio. Entretanto traz a esperança de salvação universal e a restauração final para Judá. A pregação de Sofonias traz peso em respeito ao julgamento, súbito, iminente e desastroso, contra Judá e as nações circunvizinhas.
- Ageu – Traz o zelo e o entusiasmo de Ageu, pela reconstrução material da casa de Deus, tendendo a fazer o povo desviar seus pensamentos do Deus da casa e da glória do Messias vindouro. Ele via o dia de Cristo à distância, e com isso, alegrou-se. Ele via a restauração do templo como um elo na grande cadeia dos acontecimentos orientados por Deus. Ele via a glória de um reino para o qual, um dia, as nações fluiriam, como "as águas cobrem o mar".
- Zacarias – Este livro é o mais messiânico dos Profetas Menores, sendo que profetizou diversas vezes a respeito de Cristo, das quais citamos: Ele virá de modo humilde e modesto; Ele restaurará Israel pelo sangue do seu concerto; Será Pastor das ovelhas de Deus que ficaram dispersas e desgarradas; Será traído e rejeitado; Será traspassado e abatido; Voltará em glória para livrar Israel de seus inimigos; Reinará como Rei em paz e retidão; Estabelecerá seu reino glorioso para sempre.
- Malaquias – Traz as seguintes mensagens: Deus Amou Israel; Israel Tem Desonrado ao Senhor; Deus Não Aceita as Oferendas de Israel; O Senhor Virá de Repente; Voltai para o Senhor; Declarações Injustificáveis de Israel contra Deus.
Malaquias profetizou condenando o pecado e convocando o povo ao arrependimento. Para que Deus entrasse com providência resultando em bênçãos para toda a nação.
25/10/2018