Resumo de A DOUTRINA DA SANTIFICACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Doutor em Teologia
A Doutrina da Santificação
O nome santificação é a tradução do grego hagiazoque significa da ou reconhecer por venerável, honrado, separado de coisas profanas ou dedicado a Deus.
A natureza da santificação: 1- Consagração, o crente foi consagrado ou dedicado ao serviço de Deus. 2- Purificação legal aos olhos da lei do velho testamenta, o crente é santo. 3- Purificação moral da alma, a regeneração remove toda a depravação da alma, ou natureza espiritual do homem, o único pecado que fica é o de natureza carnal.
Como é realizada a santificação: 1- Deus é o autor dela. 2- O espírito Santo é o agente. 3- A morte de Cristo é a base. 4- A palavra de Deus é o instrumento do Espírito. 5- A fé é o meio principal. 6- Nossas próprias obras são também um meio.
A impecabilidade é inatingível nesta vida; Paulo não se considerava como já tendo atingido a perfeição absoluta, o modelo de oração dado por Cristo aos seus discípulos implica pecaminosidade continua por parte do povo salvo, o fato de todos entre os filhos de Deus ser castigados por ele mostra que todos pecam, João declara que a pessoa que professa impecabilidade está enganada.
João diz que o sangue de Jesus Cristo purifica de todo pecado, purifica-nos somente quanto a nossa posição perante Deus.
Os frutos da santificação progressiva: 1- Uma noção profunda de desvalia. 2- Um ódio crescente ao pecado. 3- interesse crescente nos meios da graça. 4- Um amor em aumento das coisas celestiais.