Resumo de A DOUTRINA DO ARREPENDIMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo A DOUTRINA DO ARREPENDIMENTO
Como já comentado na apostila O verbo que dá origem a palavra, em grego, é METANOEO, que define da seguinte forma: “! Se arrepender? Incluindo as idéias de reflexão, contemplação, e mudança de mente, pensamento, por exemplo, do julgamento e do sentimento, sobre aspectos morais, com referência particular ao caráter e conduta do próprio penitente."
"O verbo! METANOEO? Não deve restringir-se apenas à mera tristeza pelo pecado! O arrependimento no sentido de contrição; mas implica uma mudança de pontos de vista, de pensamento e de propósito, e uma consequente mudança
"O arrependimento causa uma mudança na mente ... O arrependimento causa uma mudança nas afeições ... O arrependimento opera uma mudança na vida."
O termo metamelomai, literalmente significa ter um sentimento ou de cuidados, preocupação ou arrependimento; Judas arrependeu-se apenas no sentido de arrependimento, remorso, e não no sentido do abandono do pecado. No arrependimento, a consciência é primeiramente "mudada", por exemplo: o pecado do qual alguém antes "usufruiu" e "se deliciava" torna-se uma abominação, e então sua conduta exterior evidencia está "mudança".
Se alguma pessoa teve uma "mudança de mente", a respeito de seu relacionamento com Deus, esta terá, sem dúvida alguma, uma "mudança de mente", a respeito dos seus próximos.
Portanto o arrependimento é que a mudança da mente de um pecador que o leva a se converter dos seus maus caminhos e viver na presença de Jesus.
Fonte:http://avivamentonosul.blogspot.com.br/2015/03/teologia-sistematica-doutrina-do.html