Resumo de A DOUTRINA DO ARREPENDIMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE.
NOME: KURT VIEHMAYER RODRIGUES.
RESUMO DA DISCIPLINA A DOUTRINA DO ARREPENDIMENTO.
"Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento."(Mat. 9:13). Em grego, METANOEO é uma palavra definida como: "Se arrepender”, incluindo as ideias de reflexão, contemplação, e mudança de mente, pensamento. METANOEO não deve restringir-se apenas à mera tristeza pelo pecado ou o arrependimento no sentido de contrição, mas implica uma mudança de pontos de vista, de pensamento e de propósito, e uma consequente mudança da predisposição. É um arrependimento no sentido de conversão. O arrependimento causa uma mudança na mente. O arrependimento causa uma mudança nas afeições.
O arrependimento opera uma mudança na vida! Senão, vejamos:
-A Tristeza não é arrependimento: Paulo diz que "a tristeza segundo Deus opera arrependimento" (2 Cor. 7:10), por exemplo, a tristeza, segundo Deus, "opera" ou "produz" arrependimento, mas não é arrependimento!
-O terror judicial na consciência não é arrependimento: Muitos indivíduos, os quais foram apavorados pela exposição verdadeira de um julgamento pessoal e eterno, têm, mesmo assim, continuado no pecado e na rebeldia, tanto pela continuidade na sua autojustiça quanto pela rebeldia aberta. Um exemplo são os pecadores no seu leito de morte. Eles viveram suas vidas na rebelião contra o Deus do Céu, mas o pensamento do "temor de algo aterrorizante após a morte, aquele temor do julgamento eterno que deverá passar sobre todos”, os causa muito terror de consciência; porém, isto é muito distante do arrependimento.
-Deixar de lado alguns pecados grosseiros não é arrependimento: Os Fariseus dos dias de Jesus não viveram abertamente contra a lei moral, mas seus corações foram corruptos. O julgamento de Jesus contra eles: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”.
-A penitência não é arrependimento: O sofrimento, a labuta ou a dor que alguém voluntariamente se sujeita, ou ao qual é imposta pela autoridade como punição de suas faltas, ou como uma expressão de penitência, tais como o jejum, a flagelação e o acorrentamento. O católico vive isso!
O ARREPENDIMENTO É, PRIMEIRAMENTE, PARA COM DEUS. Por isso, temos que:
-Deve ser reconhecido o direito de Deus sobre a pessoa: Deus criou o homem, e como seu Criador, Ele tem o direito de exigir que Suas criaturas vivam para Sua glória em verdadeira justiça.
-O amor do pecado "morre" no coração: O pecado é descrito por Deus em Suas Inspiradas Escrituras como "a iniquidade" ou transgressão. Jesus disse que são as coisas geradas no coração que contaminam o homem, e Paulo disse que a Lei alcançou seu coração e ressaltou sua desobediência. No arrependimento, a consciência é primeiramente "mudada", por exemplo: o pecado do qual alguém antes "usufruiu" e "se deliciava" torna-se uma abominação, e então sua conduta exterior evidencia esta "mudança".
-O pecado é renunciado: Ninguém "ficou em cima" de José, para que ficasse longe do adultério com a amante Egípcia. Quando a senhora Potifar propôs José ao sexo ilícito, ele disse: _"Como faria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? Ele renunciou ao pecado! Ninguém "perseguiu" Moisés, para que ficasse longe dos pecados da corte de Faraó, no voluptuoso Egito. Moisés renunciou ao pecado! Ao invés de viver para satisfazer as paixões devassadas da alma, no arrependimento, o indivíduo deve ter "uma mudança de mente" e agora viver para Deus.
-Um caso de pseudo arrependimento: "Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos”. A "mudança" não vem de uma mudança de atitude e emoção adequada, e portanto não produz a "mudança de pensamento", revelando que esta mudança não é fruto da regeneração.
O ARREPENDIMENTO AGE PARA COM OS NOSSOS PRÓXIMOS! O apóstolo João diz claramente que quem se arrepende diante de Deus (e agora ama a Deus), também se arrependerá diante do povo de Deus (e agora ama o povo de Deus).
A MENSAGEM DE DEUS É UMA CHAMADA AO ARREPENDIMENTO!
Muitos líderes religiosos nos dizem que o arrependimento não é para esta época. Mas, como pode ser observado pela Palavra de Deus, o arrependimento foi pregado:
-Durante o ministério de João o Batista;
-Durante o ministério de Jesus; e
-Durante o ministério de Paulo.
E assim disse de Paulo: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”!
A recusa do homem de arrepender-se meramente testifica o fato de que a mente e a alma estão em antagonismo contra o Senhor da Glória; e, tal indivíduo está escorregando velozmente em direção ao inferno.
É necessário arrepender-se diante de Deus e confiar em Jesus Cristo como seu único Salvador, ou será condenado pelos seus pecados.
A Palavra de Deus nos ensina que Deus ordena o arrependimento no século XXI como Ele fez no primeiro século. Se a alma não se arrepender, será condenada, e esta, se condenada, o é para a eternidade!