Resumo de A DOUTRINA DO BATISMO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
A palavra doutrina significa ensinamento;
• A Doutrina da Trindade
Essa doutrina repousa essencialmente sobre duas Premissas:
1) O Monoteísmo é uma verdade;
2) A divindade do Pai, Filho e Espirito Santo também é uma verdade, portanto temos um único DEUS, mas três pessoas.
A bíblia diz explicitamente que só existe um único e verdadeiro DEUS (Dt.6:4; Mc.12:29-32; Jo.17:3), o apostolo João atribui ao Pai, Filho e Espirito Santo o termo ”DEUS verdadeiro”, pois conhecia a unidade da essência de DEUS composta por três pessoas divinas, já a teoria Unicista não encontra sustentação na verdade bíblica, acreditando em três manifestações mas a bíblia diz sobre três pessoas distintas; Algumas seitas como os Racionalistas Paradoxal por não compreender o mistério do DEUS-CRISTO nega a divindade de cristo e a pluralidade na unidade divina(1Tm.3:16); Já as seitas Arianas não conseguem dissociar a palavra DEUS do Pai pois confundem as pessoas da divindade, outro problema levantado pelas seitas é aceitar que o senhor Jesus possui duas naturezas, sendo confirmadas pela bíblia, a divina (1Jo.5:20) e humana (1Tm.2:5); Mas declaramos com toda confiança a nossa fé bíblica que aceitamos a doutrina da Trindade de acordo com o que expõe a bíblia sagrada, já que cremos num único DEUS e não aceitamos nenhuma divindade inferior ou superior, além de DEUS.
• A Doutrina de Cristo- Cristologia
Jesus transformou o mundo, nunca houve e nunca haverá alguém como Ele, observar o que Ele fez e convencer-se intuitivamente das afirmações básicas da fé; As escrituras Hebraicas predisseram sobre a vinda de um messias e jesus é o cumprimento desses escritos.
Ele é a imagem de DEUS, o primogênito de toda a criação (Cl. 1:15), nele reside toda a plenitude (Cl. 1:19), Ele é antes de todas as coisas e nele tudo subsiste (Cl.1:17), nele habita toda a plenitude da divindade (Cl.2:9), o DEUS unigênito (jesus) que revelou o Pai (Jo.1:18), sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder...(Hb.1:3), o verbo a verdadeira luz que ilumina todo homem (Jo.1:1.9), o mediador da nova aliança...(Hb.12:24), o autor e consumador da fé...(Hb.12:2), o caminho a verdade e a vida (Jo.14:6).
• A doutrina do Espirito Santo
Segundo a bíblia sagrada o Espirito Santo é uma das pessoas da trindade, um ser pessoal, inteligente, com vontade e determinação própria, pois sonda as coisas profundas de DEUS (1Cor.2:10), fala (Mt.10:20), ensina (Lc.12:12), conduz e guia (Jo.16:13), intercede (Rm.8:26-28), dispensa Dons (Cor.12:7-11), chama homens para o seu serviço (At.13:2), se entristece (Ef.4:30), da Dons (At.16:6,7), ama (Rm.15:30), Ele pode ser resistido (At.7:51).
Na sua obra à o batismo quando o cristão é cheio do Espirito e vivencia uma manifestação sobrenatural de DEUS, pois se relacionando com Ele, ora melhor e edifica-se sendo uma experiência para o resto da vida pois orando no Espirito temos a certeza de que DEUS atende as nossas orações.
• A Doutrina da Salvação
A salvação do homem é o sublime tema de toda a bíblia e sempre será o objeto principal de DEUS; O homem foi criado com liberdade perfeita e optou por viver independente do seu criador, assim por toda a bíblia observamos o esforço do senhor em aproximar-se da sua criatura sendo que no seu derradeiro ato envia o Senhor Jesus que num gesto de imenso amor morre na cruz pela humanidade e ao terceiro dia ressuscita abrindo assim a porta da salvação (Jo.14:6).
Salvar é livrar do perigo e salvação é o ato de salvar (Boyer), e esta salvação é garantida para aqueles que servem a DEUS e entendem a sua palavra (Jo.3:36; 5:24; 1Tm.6:12; 1Jo.1:12; Ef.6:17; 1Pe.1:9).
• A Doutrina do Batismo
A palavra batismo significa “imergir” ou seja batismo é realizado por imersão (Mt.3:16), pois é uma ordenança do senhor Jesus (Mt.28:19), e deve ser realizado em nome de Jesus mas utilizando a formula dada por cristo em nome do” Pai, Filho e Espirito Santo” (Mt.28:19).
O batismo não purifica o homem do pecado e nem o salva mas é o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado (1Jo.1:7), e o crer na palavra e em Jesus que nós salva (Mc.16:16), assim devem ser batizados os que creem na palavra e se arrependem (Mc.16:16; At.2:38; Rm.6:4), sendo que crianças estão isentas (Mt.19:14); O batismo é uma figura ou símbolo da nossa morte e ressureição com cristo.
• A Doutrina Sobre a Igreja de Jesus Cristo
Entendemos que o significado amplo da terminologia “igreja” seja: “os chamados para fora” (mundo) para serem santos (separados), sendo designado no novo testamento para o conjunto do povo de DEUS em Cristo que se reúnem como cidadãos do seu reino (Ef.2:19), com o proposito de adorar (Jo.4:23-24).
O termo igreja pode se referir a igreja local (Mt.18:17), ou universal (At.16:18; 20:28), sendo composta pelos filhos de DEUS através de Jesus e sendo transformados em casa de DEUS, morada do Espirito Santo e corpo de Cristo, fazendo a obra do pai e aguardando a volta de Jesus, pois temos como missão continuar a passar o amor de Jesus expressado na cruz e pregar as boas novas com alegria já que recebemos uma ordem para trabalhar “ide” (Mc.16:15).
Dentre muitas promessas de Jesus destaca-se o arrebatamento da igreja (Jo.14:13), sendo que em vários lugares a bíblia nos fala da nossa ida ao céu (Ap.7:9; Mt.5:6; 5:10; 5:12;...), o apostolo Paulo fez do arrebatamento um dos assuntos principais das suas pregações e escritos (1Ts.4:14-17; 1Cor.15:51-53), já o apostolo Pedro diz que esse dia vira como ladrão (2Pe.3:10).
A igreja será arrebatada ao céu que é a mesma coisa que a Jerusalém celestial ai então viveremos com Jesus eternamente, Abraão tinha essa mesma esperança pois sabia que a terra que lhe fora prometida estava além deste mundo pois era celestial e nos também devemos entender que somos peregrinos nessa terra pois o nosso lar eterno será na nova Jerusalém celestial.
• A Doutrina da Vida Após a Morte
O céu é o lugar esperado e desejado por todos aqueles que creem em Jesus, pois ele é real e a bíblia e bem clara quanto a sua existência e proposito, ali reinara a alegria e descanso supremo, sendo que ali não haverá o pecado, sofrimento, desapontamento e a solidão, pois estaremos na presença do próprio DEUS e de Jesus (Ap.4:5; 21:4-27; 22:1-5).
O homem tem o corpo material e um espirito imortal que ao morrer retorna para Jesus (Ec.12:7), a palavra morte na ideia básica significa separação, no corpo é separação do corpo e espirito já a espiritual é separação do homem e DEUS; Pois a bíblia diz que o corpo retorna ao pó, aguardando a ressureição, se o espirito esta no céu (paraíso) com DEUS, ou em tormento, dependendo de nossas atitudes quando no corpo.
A bíblia não ensina a doutrina do “sono da alma” como alguns grupos acreditam pois os versículos que falam sobre dormir após a morte (Jo.11:11) são metáforas que ensinam que a morte é temporária e os versículos que indicam que “os mortos não te louvam” devem ser entendidos na pespectiva deste mundo que não se envolve com suas atividades, finalmente os versículos (Sl.115:17-18) mostra que a alma do cristão vai imediatamente a presença de DEUS consciente e em comunhão com Ele (Lc.23:43).
• A Doutrina da contribuição para a obra do Senhor
Quem começou a dar o dizimo foi Abraão e nós que entendemos a importância dessa atitude devemos exceder os Escribas e Farizeus (Mt.5:20; 23:23; Hb.7:8-9), e ser mais do que dizimistas e oferecermos a nossa própria vida no altar dando a DEUS o que é de DEUS (Lc.20:25) e não nós deixar contaminar pela avareza nas contribuições.
No período da graça o dizimo não é dado com o objetivo de salvação mas com amor (2Cor.9:7).
• Submissão – Um Princípio de DEUS
Autoridade espiritual esta relacionada a obediência a DEUS pois qualquer coisa que fizermos (louvar, orar, jejuar) sem submissão não tem valor é mecânico e sem vida; DEUS é autoridade em si mesmo e tudo o que existe no mundo (cosmo) é sustentado pela palavra do poder de sua autoridade pois a maior das exigências que DEUS faz ao homem é que se obedeça (1Sm.15:22-23), no reino de DEUS esta implícito a dependência a tudo o que DEUS determina já que o problema principal do homem e a independência que implica na rebeldia.
Todas as coisas estão debaixo do principio da autoridade delegada que rege todas as relações do homem para com o homem e para com DEUS, assim é na trindade, na família, na vida de um discípulo onde estiver; Submeter-se é prestar obediência inteligente a uma autoridade delegada, aprendemos isso quando aceitamos o senhorio de Cristo sobre nossas vidas e renunciamos a nós mesmos (Fp.2:5-8).
Na igreja temos autoridades delegadas:
*Cristo *Paterna
*Palavra *Guias
*Apóstolos *Uns aos outros
*Pastores
O principio da autoridade deve ser respeitado e vivido quotidianamente (Rm.13:1).