Resumo de A DOUTRINA DO BATISMO
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CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE.
NOME: KURT VIEHMAYER RODRIGUES.
RESUMO DA DISCIPLINA A DOUTRINA DO BATISMO.
O batismo é um dos assuntos mais controvertidos nas Escrituras Sagradas. Na Bíblia!
O ADMINISTRADOR DO BATISMO:
Naquele tempo, com João Batista, Deus teve um administrador divinamente indicado e Nosso Senhor andou em grande distância para receber o batismo de suas mãos. Se Deus, naquele tempo, teve um administrador divinamente indicado, não é crível que ele tenha um hoje?
-O BATISMO É UMA ORDENANÇA DA IGREJA: Cristo falou aos apóstolos, constituindo a igreja. Isto porque a Igreja é o Corpo de Cristo. A Igreja é o Templo do Espírito Santo. Desde que a Igreja é o templo do Espírito Santo e o Espírito está aqui para dirigir a obra de Cristo, parece que é por meio de Igreja que ele fará sua obra; logo, que foi à Igreja que Cristo deu a grande comissão. A Igreja é coluna e fundamento da verdade.
-O BATISMO PODE SER ADMINISTRADO SOMENTE POR AQUELES A QUEM A IGREJA AUTORIZA: A Igreja como um todo, não pode batizar; ela deve realizar a ordenança por meio daqueles a quem ela autoriza, tanto como Jesus batizou por meio dos apóstolos (João 4: 1,2).
Isto levanta duas questões, que podemos considerar:
-A realização do batismo esta limitada ao ministério, ou pode um leigo oficiar? O Novo testamento não é tão claro neste ponto como noutros, mas o peso da evidência é em favor da administração do batismo como uma função peculiar do ministério. Filipe foi primeiro um diácono e então um pregador. A tradição tem que Ananias, que batizou Paulo, foi mais tarde Bispo de Damasco. A verisimilitude é que ele já era um ancião quando batizou Paulo. Em todos os outros casos de batismo está evidente que foi administrado por um ancião.
-Deveria ser considerada a ordenação como conferindo ao ministério autoridade para batizar sem outra ação por parte da Igreja? Os apóstolos que tiveram de Cristo sua comissão. A regra permanente é que o batismo põe alguém no corpo de Cristo, a Igreja; e, desde que a Igreja é uma democracia e está responsável a Deus pela fiel execução da grande comissão, ela, deve, quando possível e de todo praticável, opinar sobre cada candidato ao batismo.
-Um pregador, indo a um campo abandonado, deverá ser autorizado a batizar crentes sem outra ação por parte de qualquer Igreja? Isto deveria ser feito só quando absolutamente necessário, como quando um missionário vai para um campo estrangeiro onde não há verdadeira igreja acessível. Onde tudo é praticável, os candidatos ao batismo deveriam ser levados a uma igreja vizinha em que possam pedir o batismo.
O CANDIDATO AO BATISMO:
Quais são as qualificações que o candidato deve possuir, antes de o batismo ser devidamente administrado? As escrituras são claras e iniludíveis no seu ensino que:
-A FÉ SALVADORA PESSOAL É UM PRÉ-REQUISITO DO BATISMO.
-O BATISMO INFANTIL É PROIBIDO: Foi incisivamente dito que as passagens usadas pelos advogados do batismo infantil caem em três classes: uma menciona batismo, mas não menciona criancinhas. Outra menciona criancinhas, mas não menciona batismo; e uma terceira classe não menciona nem criancinhas nem batismo! Os mandamentos "Ide e ensinai todas as nações e batizai-as"; e as duas condições, "Arrependei-vos e sede batizados", e "O que crer e for batizado" indica adultos.
Temos boa evidencia que o batismo infantil não é instituição direta quer do Senhor mesmo, quer dos Seus apóstolos. Não há traço dele em o Novo Testamento.
Há duas passagens que se usam para provarem que as criancinhas estão salvas:
-Em Mat. 19:14; Marcos 10:14 e Lucas 18:16: Nela, ao falar de criancinhas, Jesus disse: "Das tais é o reino de Deus" ou "aos tais pertence o reino de Deus".
-Em 1 Cor. 7:14: Porque o marido descrente é santificado na esposa e a esposa descrente é santificada no irmão; doutro modo vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
-O DESIGNIO DO BATISMO: É para o fim de manifestar salvação, exibindo a morte do crente para o pecado e a ressurreição para a justiça. Em consideração desta posição, temos que:
-AS PASSAGENS QUE MOSTRAM QUE O BATISMO NÃO TEM EFICÁCIA SALVADORA: Todas as passagens que nos contam que a salvação não é de obras, tais como Rom. 4:1-6, 11:6; Efe. 2:8-10; Tito 3:5, mostram que o batismo não tem eficácia salvadora. O batismo é uma obra, um ato físico. Jesus implicou, distintamente, que é uma satisfação da justiça (Mat. 3:15). Está assim estabelecido como uma obra de justiça.
-AS PASSAGENS QUE ALGUNS TOMAM COMO DANDO AO BATISMO EFICÁCIA SALVADORA: Outras passagens que alguns tomam como que ensinando que o batismo tem eficácia salvadora. Marcos 16:16: "O que crer e for batizado será salvo”. A fé salva. João 3:5: "Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. A regeneração é uma lavagem. Tito 3:5; a regeneração é por meio da Palavra. Tia. 1:18; 1 Ped. 1:23; e a palavra é comparada com a água no seu poder purificador. Efe. 5:25,26. Portanto, "nascer de água" quer dizer "nascer da Palavra". Assim temos em João 3:5 uma alusão tanto ao agente (O Espírito) como ao instrumento (a Palavra) em o novo nascimento.
O MODO DE BATIZAR:
-O SIMBOLISMO DA ORDENANÇA REQUER IMERSÃO! A escritura alude ao batismo como um enterro (Rom. 5:4; Col. 2:12). Um enterro exige imersão. Esta regra requer que o batismo signifique batismo na água.
-ALGUMAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE ACOMPANHAM A ADMINISTRAÇÃO DO BATISMO NO NOVO TESTAMENTO INDICAM A IMERSÃO! Por exemplo:
-João batizou no Rio Jordão;
-Noutra ocasião João batizou em Enon, "porque ali havia muita água”; e
-Filipe levou o eunuco "na água" para batizá-lo!