Resumo de A HISTORIA DO CRISTIANISMO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
A História do Cristianismo
Cristianismo vem da palavra Cristo que significa Messias, pessoa consagrada, ungida. Do hebraico Mashiah, foi traduzida para o grego como Khristos e para o latim como Christus.
O nascimento do cristianismo se confunde com a história do império romano e com a história do povo judeu. Na sua origem, o cristianismo foi apontado como uma seita surgida do judaísmo e terrivelmente perseguida.
Mas para as autoridades religiosas judaicas ele era um blasfemo, pois autodenominava-se o Messias. Não tinha aparência e poder para ser o líder que libertaria a região da denominação romana. Ee apenas pregava paz, amor ao próximo. Para os romanos era um agitador popular.
Em roma muitos cristãos foram transformados em mártires, comidos por leões em espetáculos no Coliseu, como alvos da ira de imperadores atacados por corrupção e devassidão.
Em 313 o imperador Constantino se converteu ao cristianismo e concedeu liberdade de culto, o que facilitou a expansão da doutrina por todo o império. Antes de Constantino as reuniões ocorriam subterrâneos, as famosas catacumbas que até hoje podem ser visitadas em Roma.
O teólogo alemão Martinho Lutero, membro religioso, revoltou-se com a prática da venda de indulgências. Ele defendia que o homem somente se salva pela fé.
Lutero foi excomungado e fundou a igreja Luterana. Não reconheceu a autoridade papal, negou o culto aos santos e acabou com a confissão obrigatória e o celibato padres e religiosos, mas manteve os sacramentos do batismo e da eucaristia.
É verdade que no tempo da reforma protestante, todos que rejeitaram as igrejas estatais ou oficiais foram chamadas anabatistas e no meio deles tinha igrejas falsas e radicais.
É Como nos dia de hoje , o apelido evangélico inclui igrejas diferentes como pentecostais, carismáticas, etc.