Resumo de A HISTORIA DO CRISTIANISMO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
ARISTEU GUIMARÃES FERREIRA
RESUMO - 04 APOLOGÉTICA
Apologética é um ramo da teologia que cumpre defender a crença religiosa em geral, resumidamente a apologética defende a fé cristã contra aqueles que se opõe a ela, de modo efetivo de justificar e responder de forma comprovada a fé cristã, perante aqueles que se contrapõem ou as demais crenças.
No início da igreja houve a necessidade de defesa da fé, contra ataques lançado a sã doutrina pelo judaísmo, paganismo, Estado, e até mesmo pela filosofia grega, os pais da igreja que combateram contra esses ficaram conhecidos como apologetas, não limitando o termo, eis que outros também assim foram chamados.
No cristianismo há um só Deus, onde há um único mediador entre Deus e o homem, a saber Jesus Cristo, excluindo da verdade qualquer outro com doutrina distinta.
I Tim. 2: 5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Todo cristão deve fazer uso da apologética contra aqueles que colocam em xeque a bíblia sagrada ou seja, nossa regra de fé, com amor, prudência, simplicidade e paciência. E podemos afirmar que a bíblia nos convida assim o fazer. Vejamos:
I Pe. 3: 15 - Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 16 - Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Ao longo da história do cristianismo, podemos dividir a apologética em duas escolas, sendo uma objetiva e outra subjetiva.
Na escola objetiva a defesa é feita pela ótica de fatos objetivos, levando em conta as realidades externas, provas teístas, milagres, profecias, Bíblia, e o próprio Cristo. Enquanto a corrente subjetivista é através de argumentações, não levando em conta a teologia natural e provas objetivas, aqui se destacam eminentes pensadores como “Lutero e Pascal.
Ainda, podemos classificar a apologética em várias categorias, podendo destacar: Clássica, evidêncial, histórica e experimental.
Nos dias atuais, ainda, se faz necessária a defesa da fé, defesa do evangelho de Cristo, cuja defesa é facilitada através da divina graça de Deus, combatendo toda doutrina e ensinamentos contra a palavra de Deus. Dessa forma combatendo a incredulidade e toda as filosofias mundanas. Todo Cristão tem uma missão, qual seja, proclamar o evangelho de Cristo, sendo que, nessa missão se faz necessário a utilização da apologética, de forma a demonstrar a verdade bíblica com uma interpretação integral e correta das escrituras, a fim de dissipar argumentos e pretensões contrárias.
Nos tempos atuais, a apologética se torna uma arma importante e necessária na evangelização, para que esta se torne eficaz, em uma época que impera a inversão de valores. Em uma sociedade secularizada e relativista, para não ser manipulado e acabe se moldando aos ditames dos dias atuais.
A defesa da fé na atualidade não é uma tarefa fácil, eis que vivemos, como afirma o apóstolo Paulo “tempos trabalhosos” onde impera a inversão de valores e a incredulidade.
Do exposto se conclui a importância de lideres cristãos, teólogos, homens de Deus, comprometidos com evangelho genuíno, com as escrituras sagradas, a fim de proteger o povo de Deus, eis que, surgiriam obreiros fraudulentos e apóstatas. Ainda, para que estes evangelizem para trazer homens para perto de Deus.
Contudo, importante frisar que a apologética por si só não traz arrependimento e não leva ninguém a Cristo, eis que quem convence o homem do pecado é o Espirito Santo, conforme as palavras de Jesus Cristo ao dar as últimas instruções aos seus discípulos:
Jo. 16: 8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Carambeí, 08 de maio de 2018.
Aristeu Guimarães Ferreira