Resumo de A HISTORIA DO CRISTIANISMO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em teologia
Doutrinas Bíblicas
Doutrina significa ensinamento, e nesse resumo estarão as principais doutrinas bíblicas.
Trindade. Nessa doutrina Deus é apresentado como trino, ou seja, três pessoas em um só Deus, isso quer dizer que ele tem a mesma substância e distinta subsistência. Trata-se de uma unidade composta, onde o pai é Jeová ou Javé e o filho é Jesus Cristo, e também faz parte dessa trindade o Espírito Santo.
Surgiram várias heresias na história do cristianismo, como o unicismo, o monarquismo dinâmico e o modalismo.
A trindade é a única doutrina que está plenamente de acordo com a Bíblia.
Cristologia. A bíblia inteira desde o velho testamento aponta para cristo que é o centro das escrituras, ele é o redentor que veio para salvar e perdoar os pecados do mundo.
Espírito Santo. O espírito santo é a terceira pessoa da trindade, haja vista que as pessoas da trindade são coeternas e coiguais, o Espírito Santo santifica e conscientiza do pecado, além de dar os seus dons para os cristãos.
Doutrina da salvação. Após a queda de Adão e Eva o homem passou a herdar a natureza do pecado, evidenciado a sua insuficiência para se libertar do pecado. A solução está no filho de Deus Jesus Cristo que resgatou o homem do pecado tornando-o apto para herdar o Reino de Deus.
Batismo. O batismo é feito por imersão sendo uma ordenança do próprio Jesus Cristo, ela não salva, pois se trata de um sinal externo da conversão interna do crente.
Igreja de Jesus Cristo. A Igreja consiste no conjunto do povo de Deus, com o propósito de adorar a Deus, aceitando Jesus Cristo como seu salvador se tornado um filho de Deus, sendo transformando na casa de Deus, na morada do Espírito Santo.
Vida após a morte. Segundo a bíblia há uma tricotomia, alma, espírito e corpo, sendo que após a morte o corpo retorna ao pó, o espírito retorna a Deus e a alma vai para o ceu (paraíso) ou inferno dependendo das suas atitudes quando estava em seu corpo.
A doutrina da contribuição da obra do Senhor. O dízimo começou com Abraão e tem chegado até nós através do Cristo, devemos, portanto dar a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus.
Submissão, um princípio de Deus. Estamos submetidos à autoridade de Deus, nas suas próprias palavras Deus diz: “eis que obedecer é melhor que sacrificar”.
Enfim devemos respeitar as autoridades constituídas tanto na sociedade quanto na Igreja, sendo essas autoridades: Cristo, a palavra de Deus, os Apóstolos, Pastores, Pais, Guias, uns aos outros.