Resumo de A IGREJA MODELO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Paulo diz que a igreja de Tessalônica se tornou “o modelo para todos os crentes” na Macedônia e na Acaia. Era uma igreja modelo porque aprendeu de três fontes:
1. De Paulo – “vos tornastes imitadores nossos” (1.6)
2. De Jesus – “vos tornastes imitadores do Senhor (1.6)
3. De outras igrejas irmãs – “vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo” (2.14)
Qual é a base do modelo desta igreja: FÉ – AMOR – ESPERANÇA. Em I Co. 13.13 diz: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor”. Estes três: fé-amor-esperança são a base desta igreja.
Resumindo conforme disse Billy Graham
"A igreja não é o lugar para se promoverem programas, mas professar a fé. A igreja não deve ser maleável, mas fundada em princípios. A igreja não é para estar preocupada, mas viver vigorosamente. A igreja não é perfeita, mas predestinada. A igreja não é filosófica, mas pré-determinada. A igreja não faz pressão nem polui, mas proclama e protege. A igreja não espolia os perdidos; ora pelos que estão a perecer. A Igreja não polui a mente; provê alimento para a alma. A igreja não profana a verdade; ela possui a Palavra de Deus. A igreja não é passiva nem progressista; ela é purgativa e possessiva. A igreja não deve refletir a cultura pop, mas retratar atributos graciosos. A igreja não deve procurar prazeres, mas buscar a Deus. A igreja não deve promover qualquer coisa - mas pregar somente Cristo. A igreja não deve ser arrogante, mas principesca – somos filhos do Rei. O estrado do púlpito não é um parque de diversões, mas um lugar de proclamação. A igreja não deve refletir o mundo, mas ser uma imagem de Jesus Cristo. A igreja não é uma instituição pública – Cristo comprou-a com o Seu sangue purificador. A igreja não deve trabalhar para seu próprio proveito; ela é possessão inestimável de Cristo. O púlpito da igreja não é uma tribuna de político, mas o lugar do pregador. E, finalmente, a igreja é um lugar para orar por aqueles que não conhecem Cristo e louvar o Salvador por providenciar um meio de salvação se eles tão-somente quiserem crer".