Resumo de A LEI DO DIVORCIO E AS IGREJAS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 43 A LEI DO DIVÓRCIO E AS IGREJAS
Para compreendermos plenamente o significado da lei do reino de Jesus sobre o divórcio, devemos compreender primeiro a pratica do divórcio conforme a lei mosaica. De maneira que sob a lei mosaica, Deus permitia ao homem divorciar-se de sua mulher se achasse coisa indecente.
Mas, e se a mulher quisesse se divorciar do marido? A verdade é que Deus nunca permitiu uma mulher se divorciar do seu marido. Toda referência ao divórcio no Antigo Testamento trata do marido que se divorcia de sua mulher. Não há exceção.
Jesus restringiu a lei mosaica consideravelmente. Jesus referiu-se à questão de uma mulher se divorciar de seu marido. Ele disse: “E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera” (Marcos 10:12).
O divórcio é um pecado que sempre deixa vítimas no seu rastro. E é o mesmo quando são os maridos os que levam aos filhos, tomando-os de suas esposas. Na atualidade, há milhões de pais e mães profundamente magoados porque seus filhos lhes foram arrebatados. No entanto, muito poucas igrejas têm a coragem de denunciar este fruto malvado do divórcio.
O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 7:10–13 descreveu:
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Quando Jesus nos dá leis, ele não tem obrigação de nos explicar o porquê. No entanto, num de seus debates sobre o divórcio, Jesus, sim, nos dá uma explicação de seu ensino rigoroso sobre este assunto: “Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4–6).
O divórcio é permitido em nosso ordenamento jurídico. Vejamos a redação do §6º, do artigo 226 da Constituição Federal: O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.
Entretanto, nem tudo que é legal é moral.
29/01/2019