Resumo de A OCUPACAO DO PASTOR
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
A OCUPAÇÃO DO PASTOR
1. Pregar a Palavra.
A grande obra do pastor, na qual deve depositar todas suas energias é o ministério da Palavra ou pregação. Para compreendermos a grandeza da missão do pastor no ministério da Palavra, temos que procurar responder a seguinte pergunta: como é que Deus canaliza a Sua Palavra? Esse é um metodo especial e muito notável. A Palavra de Deus é falada atraves da boca do Homem. Não somente exite Palavra na biblia, mas também existe ministro da Palavra. Se Deus tivesse que falar directamente aos Homens, não precisaria do ministro da Palavra.
Desde que a Sua Palavra é entregue pelo Homem, o ministro dela se torna um assunto sério. Deus não usa um outro metodo fora do Homem para ministrá-la. Deus procura por uma classe especial de pessoas para ministrar a Sua Palavra. Em resumo, pode –se encontrar tres tipos de mensageiros de Deus em toda a biblia. Primeiro os profetas, Jesus e os apostolos. Depois dos apostolos Deus confiou uma classe de ministros o cuidado a ter com o rebanho atraves da ministração da Palavra, os pastores.
A missão do pastor é de modo geral – pregar a Palavra; ao lado deste está o redargüir, repreender e exortar. O pastor deve apresentar a Palavra ao rebanho. Fazendo isso, estará apresentando a Cristo mesmo conforme Apocalipse 19: 11 – 13 que diz:
Então, olhei e eis que vi os céus abertos, e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele é responsável por julgar e guerrear com justiça. Seus olhos são como chamas vivas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um Nome escrito que somente Ele conhece. Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e seu Nome é Palavra de Deus.
Para conseguir bons resultados, o pastor não deve vaguear em temas extra bíblicos, mas se centrar em duas coisas chaves. Primeiro deve ser bíblico cêntrico e Cristo cêntrico. A falta de observância destes dois elementos, é que está a falir muitos púlpitos da actualidade, levando muitos a se chamarem discípulos só porque frequentam igrejas, mas não porque seguem efectivamente a Cristo. Isso explica porque hoje temos muitos “homens e mulheres de Deus”, mas poucos servos genuínos e poucos verdadeiros discípulos. O verdadeiro discipulado, produz seguidores que “trazem no seu corpo as marcas do Senhor Jesus” (Gálatas 6: 17).
2. Segunda linha de responsabilidades do pastor: Redargüir, repreender, exortar.
Redargüir: Esta palavra segundo o dicionario universal significa replicar, retorquir. É trabalho do pastor, refutar e espôr todo erro ou qualquer forma de desvio pessoal ou colectivo atraves do padrao de conduta estabelecido por Deus, garantindo a salvaguarda de todos fundamentos biblicos como única regra de fé e conduta. O Espirito Santo é que faz primeiramente esta obra. Ele somente nos usa como instrumentos do discurso ao mesmo tempo que ele lida com o coração do Homem, convencendo do pecado, da justiça e do Juizo.
Repreender: Esta palavra segundo o dicionario universal significa admoestar, censurar. É também trabalho dele garantir que a vida dos crentes esteja de acordo com os pricipios vertidos por Deus conforme nos foram entregues pelos profetas e apóstolos, a fim de que eles caiam em si e se arrependam.
Exortar: Esta palavra segundo o dicionario universal significa animar, encorajar com palavras, persuadir. Esta função pastoral tem como objectivo animar os discipulos a continuarem na forma de doutrina que receberam, não se deixando demover facilmente da pura doutrina, levados em redor por todo vento de doutrinas e filosofias vãs. (2 Tess 2:1,2)
Outras ocupações do pastor
Ensino
Para além de o pastor ter que ministrar a Palavra, redarguir, repreender e exortar, está a dedicação que ele deve ter com o ensino. Ele deve se esmerar cada dia para que ele possa através do ensino, levar os discípulos `a maturidade cristã. A pregação vai fortalecer a fé de alguns e despertá-la em outros para crerem no Senhor Jesus, mas só o ensino pode aperfeiçoar os santos.
Cuidado
É igualmente a função do pastor, cuidar do rebanho. Basta somente considerar reconhecer as implicações da metáfora do pastor das ovelhas na vida e obra de um pastor entregue por Cristo `a Igreja.