Resumo de A OCUPACAO DO PASTOR
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
A OCUPAÇÃO DO PASTOR
Pregar a Palavra.
A grande obra do pastor, na qual deve depositar as forças do seu corpo e mente, é a pregação. Na verdade, “a primeira questão de todas, concernete ao ministro, é se ele foi chamado para pregar e não se para apascentar” (Riggs 1948:1). A pregação não se encontra nas raias do trabalho pastoral. É o que controla o pulsar do seu ministério. A falta da boa pregação afectaa não só aqueles que houvem que devem se reconciliar com o Senhor, mas também aqueles que já estão salvos, visto que o crescimento deles na fé, depende dela (a pregação). Em suma, o tipo de pregação entregue `a congregação, vai ditar que tipo de ovelhas estarão lá, que a vida da igreja, é espelho da pregação.
A Palavra.
Em vão pregamos se não pregarmos a Palavra, a verdade, tal como está em Cristo Jesus. Jesus disse aos Fariseus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!” (João 5:39,40) Esta declaração, nos ensina a centralidade das escrituras no processo de salvação, dai que a nossa pregação deve ser Cristo Centrica, a fim de que ela possa resultar em vidas salvas e transformadas, para a glória de Deus.
Não há outro tema a nos ocupar
Pregar a Palavra, especialmente as partes mais importantes. Há cada vez um vazio maior de mensagens centradas em Cristo como o Salvador nos dias actuais, mas a realidade é que O Cristo da cruz, deve ser a única causa de um pregador ter acesso a um auditório. Quando se está em perigo iminente a única palavra que ecoa é: socorro! Essa palavra é tão eficiente, que qualquer pessoa alcança a ajuda que necessita. Jesus é Nome certo para ser invocado pelo pecador, a fim de alcançar o favor de Deus.
Pregar exatamente o que há na palavra de Deus. Não há espaço para divagações. Quando assumimos o púlpito, o lema continua sendo “sola scriptura”. A Palavra de Deus, é a razão principal da congregação do Seu povo. A biblia em João 1:1 nos diz: João 1:1,2 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” Esta declaração indica definitivamente que, o Filho de Deus é esta Palavra. Assim, o ministério da palavra, é a ministração do Filho de Deus. Servir a igreja com a Palavra, é ministrar Seu Filho.” (Nee1960:97)
Nee vai ainda mais longe na sua abordagem e diz, “Se os sete irmãos de atos 6 estavam para servir `as mesas, os ministros da Palavra de Deus, são aqueles que servem `as pessoas com a palavra de Deus. Mas isso é mais do que uma simples palavra; é uma Pessoa, ´Cristo em Pessoa” (97)
O caracter do bom pastor
Uma árvore boa não pode dar mau fruto, nem uma árvore má, pode dar bom fruto (Mateus 7:17) de acordo com Riggs “todo ministério de um homem de Deus, será controlado e influenciado pelo tipo de homem que for” (45) Pro 23:7 Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; A vida do ministro requer que ele esteja com um coração cheio daquilo que ele quer ver aparecerem no seu ministério. Se assim for ele poderá então “pregar a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoestar, repreender, exortar, com toda longanimidade e ensino. 2Tm 4:2. Para que o rebanho possa crescer irrepreensível e apto para toda boa obra.
O pastor bem preparado é exemplo de que a Palavra que está connosco, é verdadeira e divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2Ti 3:16,17