Resumo de A REFORMA PROTESTANTE
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64

A reforma protestante
As mensagens proclamadas pela reforma continuaram pertinentes ao nossos dias. Da mesma forma como as escrituras são sempre atuais e representam a vontade de Deus ao homem, em todas as ocasiões, a reforma, com suas mensagens extraídas e baseadas nessas escrituras, transborda em atualidade para a cena contemporânea da igreja evangélica.
Lutero rebelou-se contra p véu de obscuridade que a igreja lançava sobre as verdades espirituais e levou os fiéis de volta ao trono da graça, isso proporcionou uma abertura providencial no conhecimento teológico e religioso.
Lutero sabia disso, mas também sabia que o acesso a Deus deveria estar fundamentado nas verdades da bíblia, tanto assim que em um de seus primeiros esforços, após a quebra com a igreja Romana, foi a tradução da palavra de Deus para a língua falada em seus país, o alemão.
Os reformadores redescobriram e levantaram bem alto o único padrão de fé e prática; a palavra de Deus, e por este padrão oferiram tanto as autoridades com as práticas religiosas em vigor.
Vemos as implicâncias que a falta de um conceito bíblico de pecado tem para outras doutrinas chaves da fé cristã.
Se o resgate é uma função da soma de dinheiro paga, como fica a expiação de Cristo, qual a necessidade dela? Ao se insurgir contra as indigências, Lutero estava na realidade reapresentando a mensagem da Palavra de Deus sobre o homem, seu estado, suas responsabilidades perante a Deus Santo e Criador, e sua necessidade de redenção.
A reforma como um movimento operado por homens falíveis, mas poderosamente utilizados pelo Espiríto Santo de Deus para resgatar suas verdades e preservar a sua igreja. Não devemos endeusar os reformadores nem a Reforma, mas não podemos deixá-la esquecida e nem deixar de proclamar a sua mensagem, que reflete o ensinamento da palavra de Deus aos dias de hoje.
A ação de Lutero foi uma revolta contra uma estrutura errada e uma doutrina errada de uma igreja que distorcia a salvação. Não foi em movimento Sociológico, ele não pretendia ensinar a salvação do homem pela reforma da sociedade, mas compreendia que a sociedade era reformada pelas ações do homem resgatado por Deus. Na realidade, a Reforma do século XVI foi um grande reavivamento espiritual operado por Deus, que começou com uma experiência pessoal de conversas.
