Resumo de A VERDADEIRA ADORACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO: VERDADEIRA ADORAÇÃO
Achamos que a adoração é o que realizamos de melhor para Deus, por exemplo: o melhor cântico, a oração e algo que fazemos para Deus com a nossa própria força.
Conceito de adoração:
Segundo dicionário Aurélio é culto a uma divindade; culto de reverência e veneração.
No Velho Testamento significa ajoelhar-se prostrar-se, já no Novo Testamento, beijar a mão de alguém para mostrar reverência. Adoração e mostrar extremos respeito ao divino.
Base para definição da verdadeira adoração:
O homem é falho, portanto nem sempre a adoração é verdadeiro. Ele pode estar entoando um determinado louvor e estar pensando em outra coisa. Somente a Bíblia pode dizer o que é a verdadeira adoração a Deus.
As naturezas distintas da verdade e do amor:
Em Amos 3.3 está escrito :Porventura andarão os dois juntos, se não estiverem de acordo?
Já o amor é inclusivo. Quem tem o dom do amor, ama as pessoas e ensina para que os mesmo observem a palavra de Deus. O amor verdadeiro leva-nos a cuidar de todos os que estão no erro.
Em Rom.10.1 o apóstolo Paulo pretendia levar a verdade a todos porque os amava.
Existe a adoração falsa?
1-Adoração sem santidade e o mesmo que adoração falsa. Homens que não tem compromisso com a palavra de Deus, portanto não se santificam, não verificamos transformação em suas vidas.
2-A adoração com os lábios, mas não com o coração. Estão louvando nas igrejas para aparecerem. Somente aquela adoração que vem do coração sincero, preparado pelo Espírito e estabelecido na verdade, e a adoração aceitável ao Senhor Deus e praticada no céu.
3-Adoração com a letra da lei, mas não com Espírito da Lei. Havia o zelo da lei, mas como exemplo da igreja de Éfeso, esqueceram do primeiro amor, por um lado realizavam a obra com zelo quase que mecanicamente, mas estavam frios, tinha esquecido o primeiro amor.
4-Existe a adoração com ignorância da verdade de Cristo.
Em João 4:1-24, quando Jesus encontrou aquela samaritana no poço. Ele chegou disse aquela mulher que os samaritanos adoram o que não sabem. Jesus estava do lado dela e Ela não sabia que era o messias.
5-Existe adoração com sacrifício aceitável ao homem, que não é em obediência a palavra de Deus. Em número 20:7-13 , no deserto ,Moises em vez de subjugar a carne, e manifestar a sua Fé diante do povo, mostrou a sua ira e indignação, perdendo a chance de entrar na terra prometida.
6-Existe adoração com intenção pura, mas não reflete a vontade de Deus.
O apóstolo Paulo, no livro de Atos 9:1,2 achava que a perseguição realizada aos judeus estava agradando a Deus. A sua intenção pura e devoção a Deus, era uma adoração falsa.
ADORAÇÃO VERDADEIRA
1-Em Espírito
Deus deve ser adorado em Espírito e em verdade.
O homem natural não consegue adorar a Deus de maneira verdadeira. Após a queda de Adão, houve a morte espiritual e por conseguinte a incapacidade de ser justo diante de Deus. Nessa condição não tinha como o homem caído por causa da desobediência oferecer algo de bom a Deus.
O Espírito do homem novo e a adoração verdadeira.
O pecador arrependido e crente em Cristo pela fé, é feito um homem novo espiritual. Este homem novo pode adorar a Deus em espírito verdadeiramente.
A adoração que agrada a Deus não é produto do esforço do homem natural, mas é fruto do seu Espírito que está no homem novo.
2-Em verdade
A adoração do homem novo tem que estar baseado na verdade da palavra de Deus e na sua obediência.
A verdadeira adoração e em Espírito e em verdade, não tem como separar uma da outra.
Em Gálata 5:22 está o fruto do Espírito, onde estão o fruto daquele que tem Deus em seu coração. Sabemos se determinada pessoa é de Deus pelo fruto produzido.
Não há espiritualidade sem obediência a palavra de Deus.
Em João 4:24 está escrito: Importa a Deus os que O adoram O adorem tanto “em espírito” quanto “em verdade”.
A Obediência verdadeira é Espiritual
Em Mateus 5:20, os fariseus procuravam cumprir as escritura, mas não eram espiritual, não havia o amor e a misericórdia, portanto não foram salvos.