Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
A administração designa o desempenho de tarefas que proporciona a direção dos assuntos em grupo. Ela é gerenciamento, organização e um processo de planejamento, visando o alcance de seus objetivos. Sendo necessária nas cooperações organizadas, pois gerencia o andamento proposto. Na igreja observamos o pastor sendo aquele que acompanha os objetivos propostos pela igreja com a finalidade de colocar em pratica o planejamento, direção e organização. A administração se origina desde os primeiros grupos sociais, conduzindo os trabalhos, foi necessário ter uma escala de comando, alguém para dirigir e gerir trabalhos coletivos. É impossível o homem realizar diversas atividades sem ter auxílio de outras pessoas. A administração apareceu no fim do séc. XIX. Visando o rendimento máximo em qualquer atividade humana. Para uma boa realização precisa-se ter uma boa divisão de funções, ou processo divisível em partes ou etapas, levando a um bom resultado.
A administração eclesiástica é norteada por princípios diferentes da administração secular, por isso a igreja não se confunde com nenhuma sociedade ou grupos éticos. A sua base está estruturada na regeneração em Cristo Jesus. A missão da igreja é servir, com amor, convivência entre os membros, sendo fiéis as Escrituras, evangelizando e testemunhando. Desde a criação Deus tornou o homem e a mulher responsáveis, tendo o dever de cuidar da criação e desenvolvê-la, primeiro casal a administrar. Assim estariam cumprindo o objetivo dado a ser administrado, com um papel de gerência ou de mordomo. O homem responde perante Deus, somos responsáveis de algum dia prestar contas ao Pai. Deus nos permite a sermos despenseiros, mordomos sobre sua casa, a mordomia sábia e diligente é importante. Sendo despenseiros dos dons confiados, que serão prestados contas de sua administração.
Como despenseiros de Deus temos responsabilidades, compromissos confessionais como, promover a pregação do evangelho aos indivíduos e às nações, sendo o evangelho o único meio externo de revelação de Cristo e da sua graça salvífica; batalhar pela preservação da palavra de Deus e também para que ela seja traduzida e disseminada na língua de cada nação, já que as línguas originais não são conhecidas de todo o povo de Deus deve ser traduzido para a língua de cada nação permanecendo a Palavra no povo e tenham esperança; promover adoração a Deus, como está nas sagradas escrituras, o que inclui o culto público e a celebração das ordenanças, os cristão tem obrigação de congregar-se em igrejas locais, a adoração é somente a Deus; prestar assistência material aos ministros da igreja, a igreja local consiste de membros e oficiais, o pastor tem o papel de atender constantemente à obra de Cristo nas igrejas zelando pelo bem espiritual das almas que lhe são confiadas, as igrejas devem respeitar aqueles que são suas autoridades; expressar a comunhão dos santos, incluindo a assistência aos domésticos da fé, tendo obrigação de cumprir os deveres públicos ou particulares que levem ao bem estar comum, sendo nas questões espirituais ou materiais; batalhar pela prosperidade e expansão de todas as igrejas, em todo lugar e ocasiões, orar continuamente pelo bem e prosperidade de todas as igrejas de Cristo, em todo lugar; e exercer os deveres de necessidade e de misericórdia, procurando ser um melhor despenseiro, achado fiel diante de Deus.
Administração é planejar, estabelecer os objetivos da igreja, visando alcançar através do plano de ação atingindo os objetivos traçados; é organizar como vai ser feito a qual a melhor forma de fazer segundo o planejamento; é dirigir ou liderar, saber motivar e incentivar quem está com você; é controle ou coordenação, sabendo os pontos que estão sendo altos e baixos, para ver onde precisa melhorar e fechar as brechas. Precisamos aprender a administrar o tempo, saber adquirir o controle do planejamento, saber quando for necessário corrigir, administrar o tempo é fazer aquilo que considera importante e prioritário. O tempo é um recurso importante da nossa vida, matéria prima de nossa atividade, quem sabe administrar o tempo ganha vida, ele é um recurso não renovável e perecível, quando termina, não tem mais volta, quem não administra o tempo joga sua vida fora, quem sabe administrar o tempo tem aumento em sua produtividade tornando mais eficaz no que se considera importante e prioritário, fazer certo as coisas certas, com determinação e esforço, que possamos aumentar a vida, ganhando tempo dentro dela, assim poderemos ter uma boa administração.