Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Administração Eclesiastica.
Administração é “a arte de fazer as coisas através das pessoas” se utilizando de etapas necessárias a essa operação: planejamento, organização, direção e controle. A administração é necessária nas instituições eclesiásticas por causa do tamanho que algumas atingiram nos tempos atuais para atingir seus objetivos. A igreja possui metas de crescimento, portanto carece de procedimentos, não só espirituais, mas administrativos. É impossível fazer alguma coisa numa grande instituição sem possuir auxiliares. Principio que verificamos na bíblia quando Jetro orienta Moises para que delegasse os serviços de menor grau de importância para homens capazes, cuidando assim das mais importantes. Jesus também compartilhava dos princípios da administração ao treinar 12 discípulos para dar continuidade a obra iniciada por ele.
O termo bíblico para administrador é Oikonomos que significa mordomo, administrador, gerente do lar, ou seja, refere-se ao administrador da casa e das propriedades de um Senhor. No evangelho de Lucas o termo para administrador é doulos que é traduzido por escravo que deveria ser fiel e prudente que deveria administrar por um determinado tempo. Na criação, Deus entrega o domínio de tudo ao homem que exerceria a administração de tudo, sendo assim seria representante de Deus. Um dos mais proeminentes ensinos da Bíblia é que o homem responde perante Deus, tanto que responderá sobre todos os seus afazeres diante de Deus. Os pastores possuem funções privativas que quando desenvolvidas demonstram que está sendo um bom administrador. Como administradores do Senhor devemos, independente de títulos na igreja, promover a pregação do evangelho aos indivíduos e às nações, batalhar pela preservação da palavra de Deus, promover a Adoração a Deus, prestar assistência material aos ministros da igreja, expressar a comunhão dos santos, incluindo a assistência aos “domésticos da fé”, batalhar pela prosperidade e expansão da igreja de Cristo, em todo lugar e em todas as ocasiões, exercer os “deveres de necessidade e misericórdia”.
Em suma, as técnicas da administração devem ser utilizadas para a otimização do tempo. Principalmente pelo fato de no tempo atual ser muito dinâmico. E na igreja é necessário à otimização do tempo para mostrarmos a importância que tem o relacionamento com Deus.