Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Administração Eclesiástica
Definição e aplicação da administração no ambiente da Igreja
A disciplina começa abordando o conceito geral de administração, trazendo a definição nas palavras dos estudiosos Stoner e Feeman que definem que administração é o “processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos”.
A partir deste conceito, é possível identificarmos como é possível aplicar a administração dentro da Igreja, ou seja, a administração eclesiástica.
A palavra administração aparece na Bíblia como despenseiro, e tem sua origem desde o início dos tempos, visto que Deus nos tem dado atribuições para que possamos cumprir a sua vontade aqui na terra.
Trazendo o conceito de administração para dentro da igreja, é possível observar o quanto um pastor precisa se organizar para que possa honrar com os seus compromissos, compromissos estes que envolvem entre tantos, a oração e o acompanhamento espiritual de Fiéis que demandam boa parte do tempo de um pastor, cuja responsabilidade espiritual do pastor é tanta que o mesmo irá prestar conta a Deus sobre cada pessoa que liderou em sua vida ministerial.
Desta maneira, conseguimos identificar algumas obrigações que temos como despenseiros de Deus, obrigação estas já assumidas como compromissos confessionais que temos individualmente e envolvidos com a Igreja. Como despenseiros de Deus, devemos:
• Promover a pregação do evangelho para todas as nações e indivíduos – Somos chamados por Deus para revelar o evangelho aos pecadores, visto que o evangelho é o único meio externo de revelação de Cristo e da Graça de Deus;
• Preservar a palavra de Deus e batalhar para que a mesma seja traduzida em todas as línguas e todas as nações – Só assim podemos garantir meios para que todas as pessoas possam conhecer as escrituras sagradas;
• Promover a Adoração a Deus – Jesus nos manda caminharmos juntos e congregarmos em igrejas para prestarmos culto público a Deus através de orações, hinos e cânticos espirituais, leitura da palavra, batismo e Ceia do Senhor. Deus deve ser adorado sempre, mas mais solenemente nos cultos públicos;
• Prestar assistência material aos ministros da Igreja – Uma Igreja é administrada por líderes incumbidos por Deus para a realização de sua obra. Estes líderes são responsáveis pelos ministérios da Igreja e pelo bem-estar espiritual das almas. Sendo assim, a Igreja tem o dever de respeitar seus líderes bem como de prestar assistência material da melhor forma possível para estas pessoas que estes não tenham que se preocupar com qualquer coisa além da obra de Deus;
• Expressar a comunhão dos Santos – Devemos ajudar uns aos outros, tanto espiritualmente como nas coisas materiais;
• Batalhar pela prosperidade e expansão de todas as Igrejas de Cristo; Como Igreja, temos a obrigação de orar e trabalhar pela expansão de todas as Igrejas de Cristo em todo o lugar e todas as nações;
• Exercer os deveres de necessidade de misericórdia – Temos obrigação como Igreja de acolher a ajudar as pessoas necessitadas de cuidados físicos, espirituais e materiais.
Tendo em vista as obrigações que temos como Igreja, bem como as obrigações que os líderes das Igrejas possuem, podemos entender que em tudo é necessário a aplicação da administração, o que nos leva a Planejar, Organizar, Liderar e Controlar os trabalhos que estaremos fazendo para a contribuição no crescimento do Reino de Deus.
Administração do Tempo
Administrar o tempo é fundamental para nossa vida, não podemos ganhar tempo de vida, mas podemos aproveitar melhor o tempo que temos com um pouco de organização. Devemos nos organizar não para nos manter ocupados, mas para sermos produtivos.
A organização de nosso tempo nos permite muitas melhoras em nossa vida pessoal e espiritual, nos permitindo passar mais tempo com a família e nos dedicando a Deus.
Como Cristãos, devemos sempre estar focado no que Deus quer, no tempo dele, onde ele quer que estejamos, seja a situação boa ou ruim, devemos estar certos que estamos exatamente onde Deus quer que estejamos, sem dúvida, esta é a melhor administração do tempo.
Devemos administrar bem o nosso tempo por que tempo é vida e tempo é dinheiro, quando estamos improdutivos ou parados, estamos perdendo vida por não estarmos fazendo nada de útil e/ou poderíamos estar fazendo alguma tarefa que pudesse nos dar um retorno financeiro naquele pequeno intervalo de tempo.
Sendo assim, é fundamental que planejemos nosso tempo, listando as tarefas diárias, semanais, mensais e assim por diante, listando as mesmas por ordem de prioridade, para que possamos ser mais produtivos e desperdiçarmos menos tempo com coisas menos importantes.
“Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas” C.S. Lewis