Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Curso básico de Teologia
Apostila: ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Resumo
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas,resultados desejados. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”1.
Conceitua-se também como ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
Administrar não é para qualquer pessoa. Administrar requer uma elevada capacidade de raciocínio lógico, conhecimento para facilitar as tomadas de decisões importantíssimas em qualquer tipo de gestão, liderar e treinar equipes que sejam capazes de atingir excelentes resultados, inteligência para estabelecer planos estratégicos, ser formador de opiniões, possuir perfil empreendedor, capacidade em antever o futuro de uma organização, saber realizar investimentos, ter criatividade e comunicação para ser eficiente nas negociações, entre diversos outros fatores que devem ser adjetivos primordiais e indispensáveis na vida de um administrador. Desse modo percebe-se claramente, como um administrador necessita de muitas habilidades imprescindíveis.2
Administração Eclesiástica define-se como conjunto de atividades que tem como objetivo proporcionar a gestão dos recursos (humanos, materiais, financeiros e técnicos) dentro de uma instituição religiosa (Igreja), visando atingir os objetivos propostos em seu planejamento. Pode também ser considerada como o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do Pastor, no que tange à sua função de líder ou administrador principal da igreja a que serve.
A Bíblia Sagrada orienta diversas ações no campo da administração, entre as quais destaca-se:
-Seleção de pessoal
Mt 10:1-42 (Escolha dos Apóstolos)
-Divisão do trabalho
Nm 3:1-4 ( Serviço no tabernáculo)
-Distribuição de responsabilidades
1Cr 27:25-31 (Administradores das possessões de Davi)
-Capacitação, habilidades gerenciais
Tt 1:5-9 ( Escolha de Presbíteros)
O estudo da administração eclesiástica é importante pois devemos considerar que a Igreja tem responsabilidade perante seus membros e o Estado, devendo adequadamente gerenciar os recursos que possui, respaldando ações nos princípios bíblicos.
Destaca-se entre as qualidades necessárias a um bom administrador a gestão do tempo. Cada vez mais, as pessoas tem menos tempo para realizar atividades rotineiras, devido à grande demanda que suas carreiras profissionais podem exigir. No tempo em que estamos vivendo, devemos trabalhar com prioridades, lembrando que a palavra nos diz que onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.(Mateus 6:21)
Nesse sentido, o cristão deve aprimorar seus conhecimentos, investindo seu tempo para aprender como gerenciar seu ministério (independente de qual for), pois como servos do Senhor devemos dar exemplo, entregar nosso melhor para que Seu reino frutifique e cresça, cuidando da melhor forma daquilo que o Senhor nos confiou.
Bibliografia
1.Lima, Fabio U. Evolução do pensamento administrativo.(internet). Brasil. 2014.Caderno1,pag 1. Disponível em http://www.novosolhos.com.br/download.php?extensao=pdf&original=EPA%20-%201%20Adm.pdf&servidor=arq_material/4016_4298.pdf. Acesso em 29/03/2016
2. Apolinário, Rafael J. M.Administrar: ciência ou arte?(internet). SP,Brasil, Abr,2014. Disponível em www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/55650/administrar-uma-ciencia-ou-uma-arte#ixzz446SNdZDL. Acesso em 29/03/2016.