Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo da Administração Eclesiástica
A Administração Eclesiástica envolve todos os assuntos ligados a administração do pastor como líder e responsável principal da igreja. Cabe a ele verificar quais são os objetivos propostos pela igreja e a partir daí fazer o planejamento, a organização e direcionar para as pessoas envolvidas em tais objetivos.
A igreja é uma instituição voltada a fazer a vontade de Jesus Cristo pois sua missão é ser sua serva, e o pastor tem como obrigação administrar a Casa de Deus com sabedoria, pois vai prestar contas de sua administração. Quando esta administração está se desenvolvendo é sinal de que os bens do Senhor estão sendo bem cuidados.
O pastor possui funções privativas, tais como: administrar cerimonias, celebrar casamentos, orientar e supervisionar a liturgia na Igreja. Também tem atribuições como: Orar e apascentar seu rebanho, orientar e superintender as atividades da Igreja, prestar assistência pastoral entre outras.
É função do pastor, entre outros assuntos, promover a pregação do evangelho obedecendo ao Senhor Jesus quando disse: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A Escritura Sagrada é inspirada por Deus e através dela vem o ensino, a correção e a educação para que aqueles que servem ao Senhor sejam perfeitos e habilitados a toda obra do Senhor.
As pessoas que são chamadas por Jesus Cristo têm que caminhar juntas em adoração a Deus, formando igrejas e promovendo cultos públicos para a divulgação da palavra de Deus. Seguindo assim as ordenanças do Senhor Jesus com o batismo e a Ceia do Senhor.
Nós como servos do Senhor temos que seguir as Escrituras Sagradas divulgando a palavra de Deus através de cultos e, estabelecendo dias e horários específicos para o bem comum da comunidade.
É de responsabilidade do pastor ficar atento às necessidades espirituais e materiais daqueles que o ajudam na administração da igreja e também com suas ovelhas.
Toda igreja que professa a mesma fé deve se unir para o bem comum de todos e da comunidade local, uma boa ideia seria criar uma Associação de Pastores para que estes possam discutir as possíveis melhorias de suas igrejas.
Existem aspectos do processo de administração no qual devemos levar em conta, tais como: planejar os objetivos que devem ser alcançados; organizar os recursos da igreja tanto humanos, financeiros ou materiais; liderar ou dirigir líderes nos quais serão delegadas determinadas tarefas e, ficar atento em cobrar os resultados obtidos.
Administrar o tempo é fundamental para um líder, principalmente para um pastor que tem inúmeros compromissos. A administração deste tempo requer em primeiro lugar ter certeza de qual é o chamado de Deus para nossas vidas, para que seja satisfatório o uso do nosso tempo.
É necessário ter consciência de que é preciso se planejar, mas ter em mente que no meio desse planejamento ocorrem imprevistos e estes muitas vezes nos levam a desviar do propósito inicial. Daí o momento de saber o que é prioridade, e o que se pode deixar para fazer em outro momento.
Não podemos deixar ser pressionados por nenhum motivo, pois certamente o resultado não será bom. A administração de nosso tempo é primordial, tanto na vida profissional como na pessoal e familiar.
Nossa vida tem que ser organizada de tal maneira que tenhamos tempo para administrar nossa vida pessoal e pastoral, ou seja, ter tempo para cuidar dos assuntos de nossa família e também da igreja, pois aquele que não sabe administrar bem sua casa não saberá cuidar da Casa do Senhor Jesus.
Administrando o nosso tempo estamos aumentando a probabilidade de ser mais produtivo, colocando na frente o que realmente é importante e prioritário. Pois se não soubermos administrar o nosso tempo ficaremos estressados e não chegaremos a lugar nenhum.
Também é interessante falar sobre os "desperdiçadores de tempo", tais como: muito tempo ao telefone, reuniões longas e algumas desnecessárias, falta de objetivo na execução das tarefas, entre outras. Se não há um bom planejamento todo o esforço será inútil e, com isto, perdemos nosso tempo. Por isso a necessidade, como foi falado antes, de planejar, organizar e saber liderar as diversas atividades que a Casa do Senhor tem.
Para ganharmos tempo temos que estabelecer metas, programar e definir as tarefas e atividades conforme as prioridades estabelecidas.
O pastor como administrador principal da igreja tem que ser organizado, criativo e objetivo para ter resultados positivos junto aos seus líderes, distribuindo o tempo democraticamente e acima de tudo, fazer a vontade daquele que o colocou como administrador de sua Casa, que é o Senhor Jesus.