Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo-Disciplina: Administração Eclesiástica
Pela etimologia a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Segundos alguns sábios e estudiosos, a administração se encaixe nos conceitos de organização, planejar, executar planos para chegar em um objetivo traçado.
Assim descrevo alguns pensadores que colaboram com o mesmo fim, Stoner e Feeman, os quais ensinam que Administração é o "processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos.
Outra pensadora e´ Mary Parker Follet, que conceitua a administração como “a arte de fazer as coisas através de pessoas”.
A ciência que engloba a administração é essencial em uma vida cristã, seja na igreja,onde ali se encontra o papel do pastor como um administrador que planeja, organiza, controla os propósitos estabelecidos para um objetivo fim. Não podendo esquecer que a igreja em si, é um agrupamento de pessoas, uma família, que busca um só propósito.
Infelizmente, o homem em sua plenitude e capacidade não consegue sozinho realizar todos os serviços que necessitam uma igreja, por isso que precisam de pessoas, por assim, estas precisam de um líder para administrar –las.
Nas palavras Frederick W. Taylor, a baixa produção em qualquer atividade se deve à falta de uma metodologia da produção. Portanto, não poderá o homem sem um planejamento, sem uma boa administração. Entretanto, deverá o homem distribuir em etapas que caracterizam em funções especificas, para conseguir chegar no alvo desejado.
Ademais a Igreja, hoje não pode ser reconhecida como um grupo estranho, mas sim um família lavada e remida pelo sangue do cordeiro, onde o principal centro é o Cristo, Rei dos reis, Senhores de todos os senhores. Visando a sagrada escritura, mandamentos e princípios, ensinando o verdadeiro testemunho de Jesus.
Pela sagrada bíblia, encontramos passagens sobre o administrador, como assim faz em Is. 22:19, 21; Lc 16:1-17, Lc 16.2). Podemos encontrar em Gênesis 1.26, 28, 2.15, que o Criador deu ao homem a terra para cultivar, animais para serem dominados, pois, somos semelhança a Deus. E tivemos a liberdade e responsabilidade de administrar o bem que o mesmo nos presenteou. Somos mordomos e despenseiros na casa do pai. Temos que ter responsabilidade sobre os dons que o Grande EU Sou, nos capacitou para trabalhar em sua Obra, uma vez que será cobrado pela nossa boa ou má administração. Assim, podemos dizer sobre o papel do pastor, devido a sua função e atribuição, podemos dizer se é um bom pastor para suas ovelhas e para igreja ou não.
Estamos sendo verdadeiros despenseiros, se não vejamos;
• Pregar o Santo Evangelho a qualquer criatura, nação, povos, etnias, independente de raça, cor, natureza. Conheça a cristo, conheça o evangelho;
• Preservar e disseminar a palavra a qualquer língua, povos, pois, todos merecem conhecer a verdade;
• Uma adoração somente a ele, tudo por ele, é dever de um cristão reunir e cultuar ele seja em um grupo, para assim edificar sua igreja. Ser batizado, tomar a Ceia, assim são os preceitos deixados pelo mestre;
• Através do Consolador poderá o homem ser capacitado a fazer pregar, cantar, orar. Em uma igreja encontramos títulos de pregadores, bispos, pastores, obreiros, diáconos, todos prestaram conta a Deus, pelos seus papeis dentro da igreja;
• Pelo o amor devemos ajudar o nosso irmão. O Senhor ensinou amor e a fé;
• Devemos estar em santidade, jejum, oração pela expansão da nossa igreja, pela vida dos que aceitaram o chamado, colaboradores da obra, e por pessoas que ali se encontram em momento com o Pai;
• Separai o dia para o Senhor, a bíblia exemplifica o dia de Sábado. Buscai o Senhor quando ainda é tempo;
Podemos lidar com o tempo? Grande pensamentos como “Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas” C.S. Lewis.
E outro, “Que insensatez temer o pensamento de desperdiçar a vida de uma só vez, mas por outro lado, não ter nenhuma preocupação em jogá-la fora aos poucos” John Howe. Realmente o tempo é visto rápido demais, para quem tem muito trabalho e lento para aqueles que ainda não tem uma regra de horários.
Todavia, podemos citar como é a vida um pastor e suas atividades, as quais tem que dar tempo de fazer todas elas e o mais importante salvar almas, as ovelhas perdidas. Devemos portanto, administrar, aprender a gerenciar o tempo, para não se tornar escravo dele, tornado o seu amigo, agregando um tempo a mais de vida, pois o tempo não volta no passado. O Dia de ontem não voltará, mas o presente você ainda poderá ter uma chance de mudar e o dia de amanhã terá um novo recomeço. Aproveite de maneira honrosa, pois a cada manhã o Criador te dar uma nova oportunidade.
Viviane Aguiar