Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
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RESUMO
DICIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTICA
ADMINISTRAÇÃO ECLEIASTICA
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO:
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o propósito de alcançar metas definidas.
Gerenciar e organizar são as palavras que resumem perfeitamente o conceito de administração. Podemos afirmar este conceito através das palavras de Stoner e Feema, os quais ensinam que a administração é o processo de planeja, organizar, liderar e controlar o trabalho de membros da organização, para obter os objetivos definidos.
O termo administração vem do latim “administratione”, que significa “direção, gerencia” e mister, que significa “subordinação ou obediência”.
A administração é primordial em toda a cooperação organizada, (e a igreja se enquadra), é o ato de dirigir o bom andamento dos propósitos estabelecidos.
CONCEITO ECLESIASTICO
O estudo de diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no tange sua função de líder ou administrador principal da igreja a que serve se chama de administração eclesiástica. O pastor tem que acompanhar os objetivos proposto pela igreja e transforma lós em ação através dos planejamentos, organização, direção, controle e esforços necessários em todas as áreas e níveis necessários para concluir os objetivos da igreja.
Não podemos esquecer que a igreja é organismo e organização, mantendo –se assim o povo de Deus organizado num termo espiritual, social e econômico, para poder realizar a missão que Deus ordenou ao seu povo.
I-ORIGEM
Administração se iniciou num tempo muito remoto, aproximadamente no ano 5.000a.c, na suméria, quando os antigos sumerianos buscavam uma forma de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar, logo no Egito Ptolomeu criou um sistema econômico planejado, que não poderia ser operacionalizado sem a administração pública. Em seguida na china por volta de 500 a. c. surgiu a necessidade de adotar um sistema de governo para o império. (Trecho extraído do original da autora: Adm. Lucinda Pimentel Gomes no informativo mensal do CRA/CE, CRA ação, ano 1 n° 07 agosto / setembro de 2005).
Podemos dizer que a igreja é um agrupamento humano com um objetivo a ser alcançado, um proposito a ser atingido, um alvo para cumprir. Visando a necessidade da administração, pois é impossível para qualquer agrupamento coletivo, trabalho coletivo ou funções ou continuações, conseguirem realizar suas tarefas, e propósitos sem planejamento, organização ou gerenciamento.
II- ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTICA
Ainda que adotamos alguns princípios da administração secular, temos que lembrar que não é o bastante para a igreja, pois ela precisa ser guiada por outros princípios em prol de suas doutrinas, para que não venham se confundir com a sociedade ou grupos éticos. A sua particularidade, organicidade ou fraternidade tem que está baseada na renovação em Cristo Jesus o criador da comunhão dos santos.
A igreja precisa entender que ela é serva de Jesus Cristo pelo culto permanente e exclusivo da trindade, e pelo amor interno. Mantendo uma socialização com membros pela unicidade das escrituras, onde todos tem a missão de evangelizar todos os povos, através do incansável testemunho cristão.
1- PROMOVER A PREGAÇÃO DO EVANGELHO A TODAS A NAÇOES
É o dever de todo cristão expandir o evangelho em todo mundo, a todos os indivíduos um evangelho promissor de acordo com a direção de Deus.
O evangelho é o único meio de expor a revelação de cristo e da graça salvadora, é através dele que os pecadores vem a ser liberto, para que possam caminhar diante Dele, em todos os caminhos que provem da palavra.
. Mateus 28.19,20- Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado, e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.
2- PRESERVAR A PALAVRA DE DEUS, E TRADUZILA NA LINGUAGEM DE TODOS.
Pelo fato de muitos indivíduos não conhecerem a linguagem originais, o testemunhos devem ser traduzidos para a língua de cada nação para que todos conheçam a palavra de Deus, para que adorem a Deus de maneira aceitável, pela paciência e consolação das escrituras.
. 2 Timóteo 3.15-17- E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Somente assim poderá ser preservada a apalavra de Deus e revelada ao mundo, como cristo ordenou, a todos que nele crer.
3- A ADORAÇÃO A DEUS COMO INSTRUIDO NAS ESCRITURAS, SENDO CULTOS PUBLICOS E AS CELEBRAÇÃO DAS ORDENÇAS
Toda a adoração religiosa tem que ser feita a Deus, com ações de graças e oração através da leitura das escrituras, a pregação do evangelho, dos ensinos e advertências mutua e hinos e cânticos espirituais.
Temos que cumprir o batismo e a ceia do senhor ordenanças deixadas pelo próprio Senhor jesus as igrejas, levando estas ordenanças até o fim do mundo.
. Salmo 95. 1-7 – Vinde, cantemos ao senhor, com jubilo, celebremos o rochedo da nossa salvação, saiamos ao encontro, com ações de graça, vitoriemo-lo com salmos. Porque o senhor é Deus supremo, e o grande rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhes pertencem. Dele é o mar, pois Ele o fez, obra de suas mãos os continentes. Vinde adoremos e prostremo-nos, ajoelhemo-nos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto, e ovelhas de suas mãos. Hoje se ouvir de a sua voz não endureces o vosso coração.
Não temos que nos acomodar, sim estarmos ativo para concluir a boa e agradável vontade do Senhor.
4- SER ASSISTENTE AOS MINISTROS DA IGREJA
A igreja precisa ser local, organizada de acordo com a mente de Cristo, seus líderes, pastores e diáconos, onde terão que tem que trabalhar em ação conjunta, zelando pelo bem espiritual das almas que lhe foram confiadas, e das quais terão que prestar contas a cristo.
Embora a tarefa de serem zelosos, na pregação da palavra seja, por definição de ofício, mas esta obrigação não vem somente para os bispos, e pastores das igrejas, outras pessoas, que tenham sido dotadas e preparadas pelo Espirito Santo, e também convocada pela igreja, devem ocupar-se com a obra da pregação.
. Hebreus 13.17- obedecei aos vossos guias, e sede submissos para com eles, pois velam por vossas almas, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo, porque isto não aproveita a vós outros.
III-DIMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Ao gerenciar o tempo é um ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades especificas, especialmente para aumentar a efetividade e produtividade. (Wikipédia).
O termo “workaholic”. É uma expressão américa de origem na palavra alcoholic (alcoólatra), relata uma pessoa viciada, não em álcool mas em trabalho, sempre existiu pessoas viciadas em trabalho, por dinheiro, vaidade, sobrevivência e outros, sendo que também no ministério pastoral existe pessoas vivendo essa workaholic.
1-TEMPO: GERENCIAR
Temos que gerência melhor o nosso tempo, ter o controle do tempo, procurando fazer o melhor de cada oportunidade, podendo assim assegurar, como visto tao extraordinariamente na vida de nosso Senhor, a autoria de Deus de nosso tempo de tal forma, onde podemos dizer com confiança. Este dia o modo como rende é o modo que o Senhor fez temos que se alegrar nele. Quando gerenciamos o tempo percebemos que é tanto uma arte como uma ciência
2- GERENCIAR O TEMPO
A) Razoes para administrar o tempo
B) Dicas para se economizadores de tempo
C) Como fazer reuniões criativas.
A .1- o tempo é vida como também um recuso fundamental da nossa vida, é o básico da nossa atividade. Sem tempo não temos vida, pois não existe tempo que podemos guarda para nos. Então temos que compreender de fato que nosso tempo é precioso, e por isso temos que aprender a administra-lo, com sabedoria.
B.2-para economizar o tempo é preciso planeja-lo, organiza-lo, delega-lo, usar alguns meios de cominações, tem que ter tomada de decisões, concentração e ação para conseguir Progreso em menos tempo.
C.3-estabelecer os objetivos, elabora uma pauta, fixando tempo para cada assunto, colocando pessoas que se interesse pelo assunto, seguindo o rumo da decisão, e fazendo acompanhamento das decisões tomadas. Denota-se que o tempo é distribuído democraticamente para todos. Onde temos que utiliza-lo de maneira apropriada.
Aluna: Liliane Navarro Pedraça
Manaus 07 de dezembro de 2018