Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
O que é administrar?
Administrar é um ato de governar, dirigir, é um meio de conduzir o pensamento á ação por meio de decisões que envolvam pessoas e recursos de maneira eficiente e eficaz. Administrar é uma ciência social e está relacionada a todas as atividades que envolvem planejamento, organização e direção. O homem sempre necessita do auxílio de outras pessoas para realizar a maioria das atividades
Administração Eclesiástica é o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no que diz respeito a função de líder, da funcionalidade da igreja (física). A igreja é uma organização física, bem como uma organização espiritual, ela é organização e organismo; existe duas dimensões na igreja: a institucional ( organização) e a espiritual( corpo). É necessário uma boa organização para ser eficiente.
A igreja tem como objetivo a propagação de Reino de Deus ela é serva de Jesus e tem seu culto permanente e exclusivo à trindade, tendo em vista que há a necessidade de organização, bem como tudo que se diz respeito a Deus na bíblia tiveram organização, desde a fundação do mundo. Então é necessário ter: ordem no culto, esboço de sermão, orçamento, capacitação de lideres, entre outros.
O pastor possui funções privativas e atribuições:
Funções Privativas : administrar os sacramentos, invocar a função apostólica, celebrar casamento,orientar e supervisionar a liturgia.
Atribuições: orar com o rebanho e por , apascentá-lo na doutrina cristã, exercer as funções com zelo, prestar assistência pastoral, dedicar atenção, exercer junto com os novos presibíteros o poder coletivo de governo.
É importante promover a pregação do Evangelho, trabalhar pela preservação da palavra de Deus, promover a adoração a Deus, prestar assistência material aos membros, expressar a comunhão aos santos, batalhar pela prosperidade e expansão das igrejas e escrever os deveres de misericórdia.
Devemos dar a todos o direito de conhecer as escrituras, de preservar a palavra afim de que seja disseminada a cada nação, adorar a Deus segundo suas escrituras em culto público. É dever o ensino, a advertência, o louvor, administrar o batismo, a ceia, . Tudo isso é parte da adoração e deve ser cumprido com obediência a Deus, com entendimento, fé e reverência.
A igreja precisa funcionar como um corpo, pois estamos ligados um ao outro, precisamos do outro. Todos devemos contribuir , cuidar, alegrar e sofrer: devemos sim gerenciar com ferramentas, planejamentos e formulações estratégicas, lembrando que a igreja em sua essência é um organismo vivo de Cristo, comunidade, lugar de gente que precisa de comunhão, que tem problemas reais.
Para sermos eficientes precisamos ser organizados, nunca permitindo que essa organização sufoque o senso de comunidade, de união; mas que o amor se manifeste em nós através de JESUS CRISTO, o Senhor de todas as coisas.