Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
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RUSUMO ADMINISTRACAO ECLESIASTICA
1- CONCEITO GERAL DE ADMINISTRACAO:
A administração é uma ciência social que está relacionada a todas as atividades que envolvem planejamento, organização, direção e controle. a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação.
2- ORIGEM DA ADMINISTRACAO
A administração apareceu como ciência independente no fim do século XIX.
Desde o início dos primeiros grupos sociais, a fim de conduzir bem os trabalhos, surgiu a necessidade de estabelecer uma escala de comando cuja função seria dirigir e gerir esses trabalhos coletivos.
A administração é necessária, pois desde muito cedo se verificou que é impossível ao homem realizar a maioria das atividades que a própria sobrevivência lhe exigia, sem o auxílio de outras pessoas. Mas esse auxílio só poderia ser eficaz em determinadas circunstâncias, que pouco a pouco passou a conhecer. Como resultado imediato, surgiu um conjunto de atividades e de atitudes que tomaria o nome de administração e que, com o decorrer do tempo, se transformou num campo definido de conhecimentos científicos.
3- ADMINISTRACAO ECLESIASTICA
1- O Termo Bíblico para Administração
A pessoa responsável pela administarcao na bíblia e tratada como o organizador da casa, o despenseiro ou obreiro, ou seja e a pessoa encarregada de r ordenar a casa e organizar as situações do lar , no que tange coisas materiais e ate mesmo econômicas.
No Novo Testamento, despenseiro refere-se ao administrador da casa e das propriedades de um Senhor. No Evangelho de Lucas, o termo se emprega alternadamente com “escravo” . O despenseiro ou mordomo tinha direito legal de agir em nome do seu senhor, e deveria ser fiel e prudente . Um período de tempo determinado era concedido ao despenseiro, embora ele não soubesse por quanto tempo haveria de durar a sua administração.
Quando Deus criou o Homen e a mulher sua imagem e semelhança, Deus os pos com ADMINISTRADORES da terra e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”. Isso mostra o papel central que Deus havia reservado para o ser humano, dentro de sua criação. Obedecendo ao Criador o ser humano estaria desenvolvendo seu relacionamento com ele e sendo fiel. O homem estaria cumprindo o seu mandato. O homem deveria tomar tempo para cultivar o solo, exercer o domínio e, conseqüentemente, desfrutar do trabalho de suas mãos.
O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, deveria, em certo sentido, representar o Criador e fazer cumprir a sua soberana vontade. Assim, exerceria uma espécie de papel de “gerência” ou de “mordomo”.
Novo Testamento, a partir dos ensinos de Jesus Cristo, adverte-nos que a mordomia sábia e diligente, a serviço do Mestre, é importante. Os despenseiros não devem considerar as questões da casa como sendo assuntos particulares deles; são meramente despenseiros dos dons que lhes foram confiados, e devem prestar contas de sua administração. E a fiel administração determina que Deus confiará ao despenseiro as riquezas maiores, verdadeiras.
O Pastor de uma igreja, também e um administrador do seu ministério, um mordomo do Senhor, atribuindo funções como:
2) Funções privativas.
a) Administrar os sacramentos (cerimônias).
Desenvolver cerimoniais, como casamentos, batismos, consagrações etc.
b) Invocar a Benção Apostólica sobre o povo de Deus.
c) Celebrar casamento religioso com efeito civil.
d) Orientar e supervisionar a liturgia na Igreja de que é pastor.
3) Atribuições.
a) Orar com o rebanho e por ele.
b) Apascentá-lo na doutrina Cristã.
c) Exercer as suas funções com zelo.
d) Orientar e superintender as atividades da Igreja, a fim de tornar eficiente a vida espiritual do povo de Deus.
e) Prestar assistência pastoral.
f) Instruir os neófitos, dedicar atenção à infância, à adolescência, à mocidade, bem como aos necessitados, aflitos, enfermos e desviados.
g) Exercer, juntamente com outros presbíteros, o poder coletivo de governo.
4- FUNÇÕES PRECÍPUAS DOS ADMINISTRADORES
Jesus nos ensina a pregar o emvangelho de forma única e verdadeira sem limitações de palavras e extensões, vimos isto escrito nas passagens:
João 10.16
Mateus 28.19,20
Marcos 16.15
Atos 1.8
Romanos 10.14,15,17
O que você tem feito em prol da pregação do evangelho aos indivíduos e nações?
Sempre que tenho a oportunidade e percebo a abertura para levar a palavra assim o faco , em casa principalmente, no trabalho, e pelas ruas.
Você crê que tem responsabilidades pessoais com isto?
Sim eu creio. Cada um de nos membros do ministério seja qual for a função ( pastor, Missionario, Evangelista, Obreiro ) etc. temos a responsabilidade de levar e divulgar a palavra através do envangelho de Cristo Jesus.
E sua igreja, o que tem feito?
Na nossa igreja temos o costume de cada 15 dias saímos em caravanas a evangelizar os povos e levar a palavra do evangelho aos indivíduos.
Como você tem se colocado na igreja diante deste dever?
Me coloco a disposição a todos os enventos evangelhisto do ministério, sempre participando.
A palavra de Deus traduzida para cada língua afim de ser pregada de forma que atenda o objetivo principal que e o endendimento da pregação do evangelho.
5- FUNÇÕES PRECÍPUAS DA ADMINISTRACAO
Os quatros aspectos da administração:
Planejar : Significa estabelecer os objetivos da igreja, especificando a forma como eles serão alcançados. Parte de uma sondagem do presente, passado e futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir os objetivos traçados. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.
Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da igreja, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
Dirigir ou liderar: Contrate e forme líderes que administrem a igreja. Guardada as devidas proporções, é como um jogo de futebol, que em cada jogo (obstáculo) tenha que ser vencido para que se ganhe o campeonato (planejamento). Motivar e incentivar a equipe.
Controle ou Coordenação: O que não é medido é difícil de ser avaliado. O que não é cobrado não é feito. Esta atividade é que nos permite dirigir e corrigir os trabalhos que não estão sendo feitos dentro do nosso planejamento. Com o controle o líder pode premiar as equipes que atingem os objetivos.
6- A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
O texto nos ensina de uma maneira muito inteligente que devemos utilizar nosso tempo da melhor maneira possível, fazendo um planejamento de todas as nossas acoes e organizando bem nossas tarefas, desta forma não nos tornaremos escravos do nosso trabalho e conseguiremos dividir nosso tempo para tudo que e necessário para nossa vida , pessoal, social e ministerial.
A verdade é que administrar o tempo não é programar a vida nos mínimos detalhes: é adquirir controle sobre ela. É necessário planejar, sem dúvida. Mas é preciso ser flexível, saber fazer correções de curso. Se você está fazendo algum trabalho e está inspirado, produzindo bem, não há razão para parar, o tempo alocado àquela tarefa certamente sera satisfatório para aquela determinada tarefa.
7. COMO FAZER REUNIÕES CRIATIVAS
Vamos a algumas dicas que tornarão suas reuniões mais criativas e geradora de resultados:
1. Só convoque uma reunião quando totalmente indispensável;
2. Estabeleça os objetivos;
3. Elabore uma pauta, fixando tempo para cada assunto;
4. Coloque só as pessoas às quais o assunto interessa;
5. Mantenha o rumo da discussão;
6. Sintetize as conclusões;
7. Faça o acompanhamento de todas as decisões tomadas