Resumo de ANGELOLOGIA
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A Palavra de Deus é a única fonte de informação que possui respostas para as questões sobre Anjos , ela deixa claro que existem outros seres superiores ao homem , esses habitam nos céus e formam exércitos nas regiões celestiais e são conservo dos servos de Deus eles estão sujeitos ao governo divino e tem papel importante na história da humanidade que se torna merecedores de uma atenção especial . Existem aqueles pertencente a mesma classe de seres que anteriormente foram servos de Deus , mas que agora estão em estado de rebelião ; A doutrina dos anjos torna-se a doutrina de Deus , pois são os ministros da providência de Deus , os anjos são os agentes especiais de Deus , como em toda doutrina há uma grande negligência desta , nas igrejas e entre os teólogos , que chega a ser verdadeira rejeição , considerados pelos estudiosos contemporâneos com a mais notável e difícil das matérias , por isso tem sido um marco da implantação de grandes seitas e heresias do mundo atual .
Três aspectos de negligência desta doutrina
1- Desde o princípio os gnósticos prestavam adoração aos anjos (cl. 2.18) , na idade média com as crenças absurdas e de bruxarias e culto aos anjos , e agora em nossos dias os estudos cabalísticos personalizados no meio esotérico e místico ensinam novamente o culto aos anjos por meios de bruxos sofisticados e modernos . sabendo que antes de tudo a existência e ministério dos anjos são ensinados nas escrituras sagradas , por isso não podemos negligenciar seus ensinos .
2- A evidência de possessão demoníaca e adoração a demônio de forma veemente em nossos dias , o Apostolo Paulo trava grande luta contra a idolatria que considerava adoração a demônio ( 1cor.10.19-21) e nos últimos dias também parece aumentar bastante (Ap.9.20-21) , a negligência deixa de existir para dar lugar a um crescente pensamento sobre o assunto , especialmente ao lado do mal e não podemos negligenciar tal doutrina .
3-A prática do espiritismo está crescendo sobre maneira , conduzindo varias pessoas à cegueira espiritual segundo (1TM.4. 1,2) , E ainda hoje a obra de satanás e de espíritos maléficos vem atrapalhando o progresso da graça , tanto nos corações humanos , quanto na obra de Deus . (EF.6.12) , (RM . 16.20), ( AP.12.7-9)
Segundo as histórias das sociedades , eles não faziam distinção entre anjos bons e maus os egípcios antigos acreditavam em seres sobre naturais e que controlavam as fases da vida , os romanos absorveram grande parte de outras religiões em sua própria e eram politeísta Geddes MacGregor escreveu em seu livro ( Anjos Ministros da Graça ) da escandinavia ao Irã , da Irlanda a America do Sul o folclore popular e repleto de alusões e espíritos elementares , que foram trazidos do folclore dos celtas , escandinavos , teutônicos e outras culturas e até nas culturas orientais como ,China, Japão e Coréia anjos e/ou demônios faziam parte da sua religião , eram considerados como deuses e no extremo oriente eram considerados como humanos mortos , resultando na adoração de ancestrais e diretamente aos demônios . Certo teólogo Alexandre Hislop , fez um trabalho monunmental no final do sec. XVIII , traçando conexões religiões , ele comparou crenças e adoração de seres sobrenaturais de nação em nação , de religião em religião e em seu relatório da maior ênfase ao fato de que algo aconteceu em algum lugar nos tempos antigos , envolvendo o relacionamento entre o reino natural e o reino espiritual , o que quer que tenha sido ainda influencia muitas pessoas em nossos dias ,as religiões pagãs (algumas influenciaram os judeus de tempos posteriores) , os anjos eram considerados divinos outras fenômenos natural , faziam boas ações , que praticava o bem e eram as próprias pessoas e esta confusão está refletida nas palavras hebraica” mal ãkh” , quanto a grega “angelos”, o significado delas é “mensageiro” , dependendo do contexto pode ser ser humano ou anjo , o conhecimento dos anjos veio somente através da revelação divina , posteriormente os assírios e os gregos deram asas a alguns desses semidivinos como deuses em condições de deus do amor erótico (Eros) etc..., Platão (cerca de 427-347 a.C) , falava de anjos da guarda , as escrituras hebraicas somente a dois anjos Gabriel e Miguel (Dn. 9.21-27) , (Dn. 12.1) , o livro apócrifo de Tobias (200-250a.c) fala do anjo Rafael , que varias vezes o ajudou em momentos difíceis , mas segundo o livro de judas (Jd.9)só existe um arcanjo que é Miguel ( anjo principal) mais tarde Filo ,(20a.C à 42 d.C) ,filosofo judaico de Alexandria no Egito retratou os anjos como mediadores entre Deus e os homens , sendo subordinados e habitando nos ares , eram almas incorpóreas , totalmente inteligentes em tudo e possuindo pensamentos puros. Nos primeiros séculos do Cristianismo , os fariseus acreditavam que as anjos fossem seres sobrenaturais que frequentemente comunicavam a vontade de Deus (At. 23.8) , os Saduceus influenciados pela filosofia grega , não acreditavam em ressureição , nem em anjo ,nem em espirito (At.23.8) , para eles não passavam de intenções do coração e do pensamento ,os pais da igreja não davam importância a esse assunto , eles se interessavam pela natureza de Cristo , mesmo assim eles acreditavam em anjos .Inácio um dos primeiros pais da Igreja acreditava que a salvação dos anjos dependia do sangue de Cristo Origenes (182-252 d.C ) acreditava que se foi possível a queda dos anjos tem salvação para os demônios , resultando por rejeitado pelo concilio eclesiástico ; em (400 d.C) , Jerônimo (347-420d.C) achava que anjo da guarda eram dados aos seres humanos ao nascimento destes . Pedro Lombardo (100-160 d.C) acrescentou que um anjo guardaria várias pessoas de uma só vez; Dionísio (500 d.C) Contribuiu notavelmente nos estudos dos anjos , ele retratou os anjos como imagem de Deus , uma manifestação da luz oculta , um espelho puro , sem defeito , sem impureza ou mancha .Irineu (130-195 d.C) construiu hipóteses de uma hierarquia angelical ;Gregório Mágno (540-604d.C) ; No século XIII, houve muitas especulações o teólogo italiano Tomaz de Aquino (1.225- 1.274d.C) Formulou perguntas relevantes sobre 118 conjeturas ex: de que se compõe um corpo de anjo ? a mais de uma espécie de anjos ? quantos anjos assumem a forma humana etc...; Calvino e Lutero a despeito dos excessos católicos romanos continuou ensinar que os anjos ajudam o povo de Deus , joão Calvino (1.509-1564d.C) acreditava que os anjos são despenseiros e administradores da beneficência de Deus , mantendo a vigília , nossa segurança , nossa defesa , nossos caminhos , zelam para que nenhum mal nos aconteçam . Martinho Lutero (1.483- 1546 d.C) pensava de modo semelhante que os anjos servem a igreja e ao reino , que eles estão perto de Deus e do Cristão , diante da face do pai , vem rapidamente prestar socorrer-nos . Nos períodos pós – reforma (cerca de 1800 d.C.) surgiram muitas dúvidas contra a existência do sobrenatural os ensinamentos aceitos pela igreja começaram ser reexaminados ,tendo como consequência alguns céticos resolvem chamar os anjos de personificação de emergia , princípios bons e maus , doenças e influencia naturais .e em 1918, alguns eruditos afirmaram que os anjos não eram seres reais , que não seria necessário pontes para levar da terra ao céu , mas isso não abalou a fé dos evangélicos conservadores que continuam a confirmar a validade dos anjos . No consenso moderno o teólogo liberal Paul Tillich(1886-1965 d.C postulou conceito radical do período moderno , considerava os anjos essências platônicas , tillich aconselhava-se que se quiser saber da existência dos anjos , teríamos que interpretá-los como essência platônica ,como os poderes da existência e não como seres especiais , desta ultima maneira será tratado como grosseira mitologia . Karl Barth (1886- 1968 ) o pai da neoortodoxia achava ser o assunto o mais notável e difícil de todos , reconhecia o enigma do intérprete : como avançar sem ser precipitado , ser cauteloso , ingênuo , perpicaz e modesto ; Já Erickson teólogo conservador , diz que podemos ser tentados a omitir e negligenciar o estudos sobre os anjos , mas já que somos estudiosos da Bíblia , não temos outras escolha , temos que concordar com a Biblia . A palavra anjos tem origem do latim Angelus , que deriva do grego Angelos , no idioma hebraico temos mal’ãk, que significa mensageiro , embaixador dos assuntos humanos , que fala e age no lugar daquele que o enviou , no A.T , a palavra anjos aparecem 108 vezes , como seres celestiais da corte de Yah weh que servem e louvam a Ele (Ne. 9.6) ; que são espíritos ministradores ( 1Rs. 19.5) ; obedecem a vontade de Deus (Sl.103.20) , executam os propósitos de Deus ( Nm. 22.22) e celebram louvores à Deus . No novo testamento , a palavra anjos aparece 175 vezes , aparecem como representantes do mundo celestial e mensageiro de Deus , tem funções igualmente do antigo testamento e são atribuídos como:servem e louvam a Cristo (Fl.29-11; Hb.1.6),são espíritos ministradores ( Lc. 16.22; At.12.7-11; Hb. 1.7,14) transmitem a vontade de Cristo (Mt.2.13,20) eles estão vinculados à eventos especiais : concepção de Cristo (Mt.1.2021) seu nascimento (Lc.2.10-12) sua ressureição (Mt.28.5,7) e sua ascenção e segunda vinda de Cristo (At.1.11) , O termo teológico é para esse estudo é do grego angelos “ anjo “ e logia “estudo” , se constituiu da doutrina específica do contexto que denominamos teologia sistemática , a qual se estuda a existência , as características moral e atividade dos anjos . Angelologia não se pressupõe sobrea razão ou suposição mas sobre a revelação , assim como tem um reino material , animal e humano , podemos presumir que há um reino espiritual e angelical , há vários nomes genéricos usados para anjos que atribuem sua função ex: Leitourgos e Mishrathim , dando idéia de servos ou ministros ; Hoste : formação do exercito de Deus , força militar e cumpre a vontade de Deus ; Espíritos ( Hb.1.14) , Vigias : supervisores e agentes de Deus nos assuntos do mundo ; Bene Elim : filhos poderosos ; Bene Elohim: filhos de Deus ; Elohim : classe de anjos mais elevados (Gn.35.7) ; Estrelas : simbólicos , dizendo que sua habitação e nos céus ; Sacerdotes : Mensageiro do senhor (Ml.2.7) ; Santos ( Sl.89.6) ; Seres Celestiais (Sl.29.1) .
Deus é autor de todas as coisas visíveis e invisíveis
No livro de gêneses se constitui como o princípio e a base de toda a revelação divina e consequentemente a base da relação com Deus (Ef.1.11) , A Biblia revela que o Deus Trino é o Autor da Criação (Gn.1.1 , Is. 40.12; 44.24;45.12) , o apostolo Paulo destaca a pessoa de Jesus Cristo na qualidade de criador , mas que todas as coisas são de Deus o Pai ( cor.8.6 ; Jo 1.3 ; Cl.1 15-17), O Espírito Santo participa da obra da criação em harmonia perfeita com o pai ( Gn.1.2 ;Jó 26.13, 33.4; Sl.104. 30 ); a Biblia deixa claro que Deus é auto-suficiente e não depende de nada e de ninguém , fez a obra da criação não por necessidade mas porque lhe apraz em ( Ef.1.11; Ap.4.11) diz que é segundo a sua vontade , Biblia diz que teve um começo para as coisas visíveis e invisíveis , Ele criou tudo do nada conforme n ( Gn 1.1) , todo sistema solar , universo , a criação do homem etc..., A diferença entre o homem e os anjos é que os anjos são seres espirituais e o homem é material e espiritual , os anjos não procriam pois são eternos e os homens procriam . no livro de (Jó 38.1-7) as coisa espirituais já existiam , Deus procura convencer Jó que é criador do céu e da terra e que as estrelas da alva cantavam alegremente significando que eram os anjos .
A origem dos anjos:
Segundo (Ne.9.6) os anjos não foram criados desde a eternidade (Sl.148.2,5) e em ( 1Tm 1.16) fica subtendido que Deus e o único que possui imortalidade , o período da criação dos anjos não e indicada , mas dar a entender que foi no principio da criação em ( Gn.1.1) pode ser que foi criados quando também foi criado o céu e antes de ter criado a terra ( Jó38.4-7) . Sua existência é clara tanto no A.T e N.T , no Antigo Testamento (Gn.32.1,2 ; 1Rs.19.5 ; Ne.9.6 ; Jó 1.6 ; 2.1; Sl.68.17etc...) , observamos nesses versículos os anjos em suas funções como servir e louvar yahweh , transmitir a mensagem de Deus , obedecer e executar a sua vontade , também como guerreiros . No novo testamento vemos que os anjos não são apresentados como mensageiros , mas também como ministros aos herdeiros da salvação ( Hb.1.14), no novo testamento fala dos anjos de maneira inequívoca : ( Mt.13.39, 13.41; 18.10; Mc.8.38; Lc.22.43; Cl.2.16; Ef.1.21etc...) ; A Biblia fala da manifestação dos anjos na obra da criação do mundo físico , estava presente quando Moises recebeu as tábuas da Lei ( Hb.2.2; ) , nascimento de Jesus ( Lc 2.13) quando foram servir ao senhor Jesus da tentação (Mt.4.11) na ressureição de Cristo ( Mt. 28.2; Lc24.4,5,) na ascensão de Cristo(1.10) , sua manifestação é incorpórea , são seres espirituais e morais , dotados de personalidades , inteligentes e demonstram falando , pensando , decidindo , muitas manifestação suas são feitas de forma material inexistente , já os demônios que são anjos caídos tomam posses de corpos de pessoas e animais ; mas os anjos de Deus nãos e manifestam desta forma , eles tomam forma de pessoas visíveis para se manifestarem . Embora não seja citado na Bíblia o número de anjos , pressupõe –se que a quantidade de anjos muito grande segundo ( Dn.7.10; Mt. 26.53; Hb.12.22) , Os anjos foram criados para darem glória, honra , ações de graça ; para adorarem a cristo ;( Hb.1.6) para cumprir os propósitos de Deus ; proteção de Israel (Dn.12.1) ,luta contra satanás (Jd.9 ; Ap.12.7) , anunciar a vinda de Cristo (1Ts.4.16 ) guardarem o trono de Deus (Ez 10.1-4) se preocupam com adoração a Deus diante do seu trono ( Is.6.2-7)assistirem a Deus em sua obra soberana ( Cl.1.16; 2 .10;Ef.1.21, 3 .10) , Na criação dos anjos não houve anjos bons e maus , eles foram criados no mesmo nível de bondade , santidade e justiça ( 2Pe.2.4; Jd.6) , foram criados seres morais com livres arbítrio , dai a liberdade de escolha entre o bem e o mal . A queda de Lúcifer se dá a esse conceito moral dos anjos (Is. 14.12-16 ;Ez.28.12-19) ; a bíblia fala sobre os anjos que pecaram contra o criador e não guardaram a sua dignidade ( 2Pe.2.4; Jd. 6;Jó 4.18-21) e os que não pecaram Deus os exalto-os colocando –os em uma posição celestial e para sempre estarão presente , contemplando e executando a vontade do criador , são chamados de anjos eleitos (1Tm.5.21) , pois permaneceram perseverantes e foram confirmados em sua posição e são incapazes de pecar . sempre contemplam a face de Deus e tem vida imortal , sua posição mais elevada é Adoração a Deus . ( Fp.2.9-11;Hb.1.6;Jó 38.7; Is.6.3;Ap. 5.11).
Várias passagens Bíblicas indicam um número muito grande de anjos ( Dn.7.10; Mt.26.53; 68.17) , a quantidade de anjos é a única incontável , porque desde que foram criados aumentados nem diminuídos , visto que não podem procriar e foram criados de uma só vez pela palavra de Deus. Em (Ap.5.11; Dn.33.2; Dn.7.10;Hb.12.22;Sl.148.2-5;Lc.2.13; ) . A bíblia diz que seremos como os anjos e não que seremos anjos, eles são seres celestiais e não seres humanos glorificados , em (1Cor.6 .3) diz que julgaremos os anjos maus , ( Hb.12.22,23) diz que as hostes de anjos são diferenciadas dos corpos glorificados dos justos . O que está registrado em Gêneses 6 , não fala com relação aos anjos caídos ou os filhos de Deus ( anjos ) , se refere aos filhos de sete tidos como justo se envolvendo com mulheres ímpias da linhagem e Caim, (Dn.14.1;Sl.73.15) em (Mt.22.30; Mc.12.25) diz que os anjos não se dão em casamento , devido esse casamento a terra corrompeu-se e ficou cheia de violência . Os textos do novo testamento confirmava que eles não eram anjos (1Pd.3.18-20 ; 1Pd.4.6; Pd. 2.4 e Judas 6,7 são referencias de anjos , os Essênios adotaram a interpretação angélica pelo fato de serem apócrifos , isso nega a autenticidade em termo de canonicidade , Os anjos são descritos como seres espirituais , pois não estão limitados à condição naturais e físicas , eles aparecem e desaparecem com facilidade e rapidez imperceptível sem usar meios naturais , apesar de serem espíritos tem o poder de assumir corpos tornando-se visível à presença do homem (Gn.19.1-3) , eles são reais mas nem sempre visíveis(Hb..12.22) , embora Deus concede-lhes a visibilidade , eles são espíritos invisíveis (Sl.104.4; Hb.1.7,14), eles possuem corpo espiritual , em (1Cor.15.44; 15 .39,40) , os espíritos tem uma forma definida que está adaptada a sua lei de existência , eles são finitos e espaciais , eles aparecem de acordo com a ocasião , com aparência de homem ,se passam por homens (Hb.13.2) também pode ser glorioso e deslumbrante (Mt.28.2-4) , ( Lc.24.37-39) mas no sentido de corpo espiritual , não e porque Jesus disse que espirito não tem corpo com carne que não existam , os anjos são exércitos não raça ( Jó .1.6;2.1; 38.7) diz que são filhos de Deus , a Biblia não menciona os filhos dos anjos , são mencionados como varões e não propagam sua espécie ( Lc.24.34,35) . não conhecemos nenhum texto que prove que os anjos podem se produzir ou possuem sexo e qualquer indagação ou especulação é apostasia da veracidade Bíblica ; aos anjos são atribuídas características pessoais , são racionais , morais e imortais , são inteligentes dotados de vontade e atividade (2Sm.14.20; Mt.24.36;Ef.3.10etc...) não são onisciente , mas são superiores aos homens em conhecimento (Mt.24.36), por ser um ser moral tem obrigações morais , são recompensados pela obediência e punido pela desobediência , a Bíblia fala dos santos anjos( Mt.25.31; Mc.8.38) e também dos que não guardaram seu estado natural retratando como mentirosos e pecadores (Jó 8.44; 1Jo.3.8-10), A imortalidade dos anjos é no sentido de continuarem bons , não estão sujeitos à morte (Lc.20.35-36), são dotados de poder , fazendo parte de uma hoste de heróis poderosos, sempre prontos para obedecer o que o senhor mandar . (Sl.103.20;Cl1.16;Ef.1.21; 3.10) . Enquanto que os anjos maus se empenham em destruir as obras do senhor (Lc.11.21; 2Ts.2.9;1Pd.5.8) , em ( Mt.24.36) Jesus disse que os anjos não sabiam da sua vinda , pois é no sentido de onisciência , mas sabem o que acontecerá conosco , visto que assistem diante de Deus , usando para nosso bem ; já os anjos caídos conhecem a capacidade de o mal , são individuais , embora aparece em uma condição separada , estão sujeitos à classificação e variadas categorias importância , são extremamente inteligentes tendo inicio em sua criação continuando a se ampliar até nossos dias , devem ter tido muitas experiências e tem um poder de observação muito ,mas o seu poder deriva de Deus , eles não podem fazer essas coisas , peculiares à divindade , eles podem influenciar a mente das pessoas , como qualquer outra , um anjo pode reivindicar ajuda divina quanto em conflito com outro ( Jd.9) , o ser angelical e superior mais não supremo , Deus lhes empresta seu poder ; Os anjos são adoradores (Hb.1.6b) , por isso são inferiores à Cristo , porque Cristo é adorado , este direito o coloca acima deles , eles são súdito de Deus e Jesus e não aceitam adoração (Cl.2.18ª ; Ap.19.10; 22.9) , os anjos foram criados , Jesus é criador , eles tem poder de escolha (Ap.228,9) , nesse versículo mostra o poder de decisão ; Sua habitação tem centros fixos para sua atividades , para todas as suas classificações (Mc.13.32) Jesus afirma que os anjos tem habitação celestial . A Bíblia fala dos três céus , sendo o terceiro céu o lugar da habitação de Deus , o tabernáculo do seu povo terreno Israel , era um modelo dos céus , Moisés contemplou os três céus , sem telescópio , mas Deus se revelou para ele (Hb.8.5; 4.14) , Jesus entrou no Santo do Santo , Ele passou pelo pátio exterior , o céu que circunda a terra e entrou no lugar Santo , depois adentrou no imensurável universo e finalmente entrou no terceiro céu , nos lugares celestiais , de acordo com a carta aos Efésios , estão os principados , a multidão incontável de anjos , sua habitação está nos céus , Deus que os revestiu de corpos espirituais apropriados , para sua natureza espiritual . a frase exercito do céu significa tanto para a classe angelical , quanto as estrelas daí , dizer o Senhor dos Exércitos , tanto Senhor das estrelas quanto dos anjos . Sua aparência segundo colecionadores pode se parecer com seres humanos , alguns tem asas outro não , se apresentam com a aparecia de quem está visitando (Jz13.6 ; Hb.13.2) , significando que aparecem como brancos e negros ; a Biblia não nos diz que os anjos tem asas , mas em (Dn.9.21) fala de anjo voando , (Ez.15-11; 1Rs.6.27) , nesses livros mostram outras classes de anjos como serafins e querubins e são descritos possuindo asas , mas crer-se que os anjos não possuem asas , ou seja são espíritos puros , não composto de matéria , mas de essência e existência e potencialidades ; o respeito aos anjos pelo judaísmo era tão profundo que os viam como o próprio Deus , (Gn16.13;Ex.3.4;Jz.6.14; 13.22) , alguns desse casos era Deus se mostrando de forma visível a teologia judaica acreditava que os anjos era mediador entre Deus e os Homens (Ez.40.3;Zc.3) , os anjos tem postura elevada ,mas não deixam de ser criaturas , foram criados para louvor e adoração e por isso não podem ser adorados , os que fazem isso , perdem sua recompensa futura (Cl.2.18); uma das questões da carta do apostolo Paulo aos colossenses foi o culto aos anjos ,estava situada próximo a Laodicéa (Cl.4.16) , fundada devido o grandioso ministério de Paulo .
Satanologia:
A Bíblia não relata o período da queda dos seres espirituais mas deixa claro que foi antes da queda do homem , pois entrou no Edem como serpente , se tornando um mistério para a teologia , como um ser criado em perfeição se revoltar contra Deus a primeira é que : se Deus é o autor do pecado , então o céu não é moral ; A segunda é que segundo o filósofo alemão Arthur Schophenhauer (1788-1860) afirmava que a existência do mundo era a maior de todos os males e a fonte de todos os outros males ; Já Eduard von Hartmann filosofo alemão (1842-1905) chamou a criação de crime imperdoável mas em ( Cl.2.20-22) , declara que tudo que Deus fez é bom; A terceira segundo a ideia de Georg W. FrIedrich Hegel filosofo alemão ( 1770-1831) o mal provem da criatura , que a necessário para o desenvolvimento do espírito as escrituras desconhecem esse processo e vê o universo e as criaturas perfeitas , o que os teólogos latinos chamam de capacidade e querer ou não pecar; A quarta : é que o querubim caído , foi resultado da sua escolha , segundo Isaias .14.13,14, mostra a pretensão do querubim , tendo como resultado da sua queda , perderam sua santidade ; (Mt.10.1); alguns foram lançados no Tártaro (2Pd.2.4); podendo ter havido uma mudança no seu estado original , eles serão atirados para a terra e serão julgados (1Cr.6.3) , no lago de fogo (Mt.25.41) , a queda dos anjos é irreversível , quanto daqueles que partiram sem Cristo (Ap. 20.10) ; os anjos maus estão divididos em duas classes os livres e os prisioneiros , os que estão livres vivem pelo universo sob o governo do seu líder satanás (Mt.12.26); em (Jd. 6 ,Ap.9.1,2,11), fala dos outros anjos maus que abandonaram sua habitação e Deus os encerrou no abismo . Os que estão em liberdade fazem parte do principado , potestade ( Ef.1.21; 6.12; ), para Homero o poeta grego autor dos épicos e ilíada e Odisseia (sec.XI.a.C) o Hades é um lugar sombrio abaixo do tártaro , se os homens maus vão para o Hades não parece improvável que os anjos maus estejam presos no tártaro sendo mais baixo ainda , estão confinados a algemas eternas e reservado para o juízo final ; segundo (Lc.13.16; 2C.or.4.4; Gl.14.;Ef.6.12) diz que o mundo jaz no maligno , neste caso teremos que entender que satanás controla este mundo. A Bíblia diz que este mundo não está sob o domínio de Deus , cheio de maldade e crueldade , por isso em (Jo.3.16 ) Jesus veio reconciliar consigo o mundo , por enquanto o poder de Deus está limitado a este mundo , nem tudo que acontece está na vontade de Deus . A personalidade de satanás vem do grego e significa idioténs , etos , que significa caráter próprio na língua grega é um substantivo feminino referente a homem ou mulher – antrópos substantivo masculino – no termo gramatico e teológico –prósopon que significa face , figura , gesto , olhar , aspecto , mascara, papel , personagem; personalidade significa caracterizada por existência , que possui intelecto , emoções e vontade é portanto o caráter essencial existente de uma pessoa , o que a distingue de outra , na psicologia é a individualidade consciente . existe um pressupostos entre os professores modernista em questionar a personalidade de satanás acreditam que é um mal, em ( Jó.1.8,12,2.2,3,6; Mt.4.10 , Jo.8.44; ) e em Is.14.13,14-vontade , Jó1.9,10 – conhecimento) e atos pessoais são desempenhados por ele (Jó 1.9-11;Mt.4.1-11; Ap.12.7-10)ele é um ser vivo real, inteligente e o seu nome verdadeiro é Lúcifer (Hb.hekb) portador de luz , ele não é luz , Deus é luz , mas na permissão divina ele refletia , era perfeito e por isso participava da glória divina no livro do profeta Ezequiel 28.1,2 , fala do estado original de Lúcifer , representado como príncipe de tiro , dando continuidade nos vv 11-15 ; era chamado querubim da guarda , o ungido , que é favor supremo de Deus , era o guia no louvor e adoração com os outros anjos para cultuar a Deus em Ez.28.14-16, diz quem conduz, esse titulo de satanás foi dado devido a sua queda e significa “adversário” (ZC.3.1; 1Pd. 5.8)Diabo : (Mt.13.39; Jo13.2 etc...) , aparece somente no novo testamento , é uma transcrição do vocábulo diabolôs que significa caluniador , acusador (Ap.12.10) , em (Ap.16. 12-16)esta será a penúltima rebelião contra Deus , um grande conflito , a guerra do Armagedom (Ap. 19. 17-21) o sexto anjo prepara o caminho para a presente guerra final da presente era , secando o rio Eufrates ,para deixar os exércitos do oriente aproximarem-se de Israel (Is.11-15) , essa guerra se dará em grande holocausto (Ap.16.16), está localizada no centro –norte da palestina e significa” vale do megido “ Ap. 207-9 registra ainda sobre essa batalha em Ap.20.8guerra de gogue e magogue e assim satanás trabalha incansável contra a Igreja de Deus (Lc.8.12;2 Cor.4.4;Ap.2.10; At.5.3; Ef .6.11-12)
Demonologia:
A Bíblia é o único meio de estudo , onde pode-se estudar essa doutrina com clareza , revelando e esclarecendo a identidade e realidade dos demônios ; aparecendo somente três vezes no V.T. (Dt.32.17;Sl.106.37;Lv;17.17) e no N.T. a palavra demônio no grego é (daimon ou daimônion) tem sentido de malignidade , impuros , inteligentes espirituais , tem o poder de contaminar os homens moral e espiritualmente o termo daimon a parece em (Mt.8.31) e damoniodes em (Tg.3.9), como substantivo aparece 63 vezes e o termo daimonizomai 13 vezes no grego clássico os nomes daimon e daimônion , se referem a deuses inferiores bons e maus .No texto de Dt. 32.17 , registra que caíram em idolatria (shedhim), significando que por trás da imagem há espíritos sendo cultuados, o termo seirim significa “peludo” ou “bode peludo” o povo de Israel não gostavam de animais que se pareciam assim , porque era considerados objetos de adoração (Lv.17.1-7) Quem são os demônios ? alguns teólogos acham que os demônios são diferentes dos anjos caídos , outros acham que tantos nomes como : demônio , anjos caídos , seres malignos são nomes diferentes para o mesmo seres.
Teoria falsas sobre demônios
São idéias divergentes sobre a origem dos anjos caídos , usando textos isolados para defenderem suas posições :
1- dizem que são espíritos sem corpos e de natureza pré- adâmica, dizendo que já havia na terra pessoas físicas e que com a rebelião de Lúcifer , essas pessoas perderam os corpos tornando-se demônio, não há relatos na Bíblia desse acontecimento , podendo ter acontecido a queda de satanás e seus anjos em Gn.1,2 ; não sendo improvável haver habitantes na terra espirituais os quais era dominados por satanás e que caiu quando ele caiu , como consequência ficar em um estado de desincorporação até que sejam confinados ao Geena (julgamento de satanás e seus anjos) ; em 2Pd.3.5,6 fala da destruição , podendo se referir a uma raça pré-adâmica; em Gn.1,2, fala do caos , significando que Deus a criou perfeita e após a queda de Lucifer , se tornou um caos e vazio . diversos escritores modernos aceitam esta idéia , visto que os demônios possuem corpos . Satanás é um príncipe demônio (Mt.12.24); indicando que são anjos e não uma raça pré adâmica ; satanás tem um hierarquia organizada de anjos (Ef.6 11-12) alguns estão presos (2Pd.2.4; Jd.6) alguns acham que os que estão presos são os que estão escritos em Gn.6.1-4 . Essa teoria não é definida , Biblicamente não existiu raça pré-adâmica (Gn.1.26,27) ; que os demônios foram gerados da consequência relatada em Gn.6.1-4, são vários os teólogos que sustentam essa idea a qual é a mesma das “testemunhas de Jeová” , Gn.6.2, dizendo que os filhos de Deus relatados são os anjos , os defensores dessa ideia acreditam que as filha dos homens eram da descendência de Adão e Eva , e os filhos de Deus os anjos .Só e possível perceber o contexto estudando a luz das escrituras , não ferindo a revelação divina , o argumento Bíblico, aceitável, racional era da linhagem piedosa de sete os “filhos de Deus”, e as filhas dos homens da linhagem pecaminosa de Adão ; o ensino bíblico e canônico é que os anjos são seres assexuados e não possuem descendência ou família da mesma forma que foram criados permanecem .Os demônios são nomes dados a doenças : há dois grupos na atualidade , a) confissão positiva e B)teologia da prosperidade nos meios pentecostais e tem sido erva daninha , acreditam e ensinam que as doenças de modo geral são demônios e espíritos maus, devendo ser expelido , devemos separar causas do efeitos , atribuindo as doenças aos espíritos maus ; há doenças devido a herança pecaminosa , sendo de origem natural ,não podemos tratar as doenças como se fossem demônio , também não podemos tratar demônio como se não tivesse existência real ; são seres espirituais, pessoais que causam muitos males as pessoas (LC.13.11); os demônios são homens malvados mortos , outra aberração ~pois não tem base Bíblica , essa doutrina vem sendo expandida e está generalizada em pleno séc. 20 , porém a Bíblia desaprova essa ideia , visto que os demônios são anjos caídos , promovendo toda confusão na mente humana .
O que a Bíblia afirma que são os demônios
Marcos fala muito a esse respeito : 1.23-27; 32,34,39;3.10-12 ,15 ;5.1-20 ;6.7,13; 7.25-30;9.17,29; 16.17 ; São inimigos de Deus e dos homens , são malignos, destrutivos e obedecem a satanás ; são as forças que estão por trás da idolatra (1Cor.10.20) o mundo está alienado de Deus e controlado por satanás ( Jo12.31; 2Cor.4.4 ; Ef.6.10-12) , os demônios estão constantemente incorporando os incrédulos, (Mc.5.15;Lc.4.41;8.27,28;At.16.18)e falam através das vozes dessas pessoas , escravizam , levam a destruição e iniquidade . os demônios podem causar doenças físicas , (Mt.9.32,33;12.22;Mc.9.17-27;Lc.13.11,16)mas nem toda doença e causada por espíritos maus (Mt.4.24; Lc.5.12,13) quem se envolve com feitiçarias, espiritismos pode ficar com posseção. (At.13.8-10;19.19;Gl.5.20;Ap.9.20-21)eles estarão ativos nesses últimos dias, na crueldade , maldade , atacando a palavra de Deus e a sã doutrina , (Mt.24.24;2Cor.11.14,15 ;1Tm.4.1). sendo o maior surto do anticristo e seus seguidores. (2Ts.2.9;Ap.13.2-8;16.13,14)
Jesus e os demônios:
Frequentemente ataca o poder de satanás e os demônios (Mc.1.25,26,34,39; 3.10,11;5.1-20;etc...Jesus o derrotou em parte por expulsão e quando morreu e ressuscitou (Jo.12.31;16.17;Cl.2.9;Hb.2.14)dessa maneira aniquilou o domínio de satanás e restaurou o poder reino de Deus o ; inferno (gr. gehenna ) lugar de tormento que está preparado para o diabo e seus demônios -anjos (Mc.9.43,45,47 ;Mt. 10.28; 18.9)
O crente e os demônios :
Segundo a Bíblia um cristão autêntico jamais poderá ficar endemoninhado , pois nele habita o Espirito de Deus (2 Cor.6. 15,16) , mas podem influenciar os pensamentos , as emoções e atos dos crentes que não obedecem ao Espirito Santo (Mt.16.23;2Cor.3.11,14); Jesus nos deu autoridade para lutarmos da mesma forma , com autoridade sobre o poder de satanás (Lc.4.14-19), aém de Jesus nos outorgar para vencer satanás e seu demônios , também disse que deveríamos ir atrás dele , afim de libertar almas através da oração e da palavra e destruirsuas armas de engano e tentação (Lc.11.20-22;At.26.18)
Lugar atual e destino final dos demônios:
Na queda de Lúcifer trouxe consigo uma terça parte dos anjos ,(Ap.12.4) uma parte é súdito dele , (Mt.12. 7,24;25.41; Ef.2.2) e em (Ef.611,12) são referidos na Bíblia como demônios , altamente organizado . Outros estão algemados como diz (2Pe.2.4; Jd.6) que serão soltos na grande tribulação (Ap.9.1,2) ; (Ap.11.7;17.8;20.1,3; Lc.8.312Pe.2.4;Jd.6) esses gafanhotos representam uma boa parte dos demônios e uma atividade intensa perto do fim da história se cumprindo o que está escrito em Mt.25.41, que diz: então dirá também aos que estiverem a sua esquerda apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno , preparado para o diabo e seus anjos .