Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Angelologia
Se constitui, portanto, de doutrina específica dentro do contexto daquilo que denominamos a qual se ocupa em estudar a existência as característica moral e atividades dos anjos.
Entende-se que num momento específico conforme sua soberana vontade, Deus criou a matéria e a substância que antes nunca existiram quanto a existência do mundo espiritual, o princípio é o mesmo estabelecido para a criação da matéria pois Deus criou tudo do nada.
Entretanto a criação material é imensa e abrange todo o sistema solar e outros sistemas existente descoberto pelo homem, a extensão dos corpos celestes espalhado no espaço sideral fazendo parte da via láctea com muito sois, planetas e satélites nos da visão apenas limitada de toda a grandeza de Deus da criação material.
Na criação da terra o criador formou a vida física numa combinação do imaterial com o material, porém é preciso destingir ambas as criações porque os anjos são apenas seres espirituais e os homens são seres espirituais e materiais.
A vida do anjo é apenas espiritual a vida física foi criada para propagar-se, por isso os homens procriam e geram outros homens, a vida dos anjos é única e eterna por isso não podem se propagar, isto é, os anjos não procriam.
Não são apenas apresentados simplesmente como mensageiros de Deus, mas também como ministros aos herdeiros da salvação.
Os demônios que são anjos caídos da graça de Deus incorporam em corpos de pessoas vivas ou de animais e por essas possessões materiais se manifestam.
Os anjos de Deus não tomam outros corpos para se manifestarem, mas tomam formas de pessoas humanas visíveis para fazerem manifestos.
Para dar honra e ações de graça à Deus, para adorarem a Cristo, para cumprirem os propósitos de Deus, proteção de Israel, batalhar contra satanás, anunciar a vinda de Cristo e guardar o trono de Deus.
Se preocupam com a adoração a Deus perante seu santo trono, assistem a Deus em sua obra soberana. São descritos espíritos, não estão limitados às condições naturais e físicas, movimentam-se com rapidez imperceptível e possuem o poder de assumir a forma de corpos.
Deus simplesmente lhes emprestam o seu poder pois são eles seus agentes especiais.
São maiores em força do que nós como magníficos em poder que cumprem suas ordens, medirão os juízos finais de Deus contra o pecado.
Satanologia
A queda de Lúcifer foi inevitável, e consequentemente sua avidez de querer ser igual a Deus aguçou o interesse de grande numero de anjos que resolveu acompanha-lo.
Por este ato pecaminoso foi destituído de suas funções celestial e condenado à execração eterna, aqueles que estão livres andam pelas regiões celestiais sob o governo de seu príncipe e líder, Satanás. Presos são aqueles que abandonaram sua própria habitação e tornaram-se tão depravados e maus que Deus os encerou no abismo.
Satanás não é onipotente, onisciente nem onisciente por isso a maior parte das suas atividades
é delegada a seus inúmeros demônios.
Aos anjos maus, seu castigo consiste em estarem confinados em abismos de trevas e estarem presos por algemas eternas reservadas para o juízo do grande dia, as algemas eternas no sentido de que nunca se desgastam, serão usadas, entretanto, apenas até o dia do juízo em que serão lançados no lago de fogo.
Satanás e muitos de seus anjos inferiores foram banidos para a terra e sua atmosfera circundante onde operam limitados segundo a vontade permissiva de Deus.
Satanás controlou a serpente e usou como instrumento para efetuar a tentação.
O fato subjacente nele é que satanás é deus deste mundo, ele é o maligno e seu poder controla o mal século presente. As escrituras não ensinam que Deus hoje controla diretamente este mundo ímpio, cheio de gente pecaminosa de maldade, crueldade, injustiça e impiedade. Deus não deseja, nem causa de nenhuma maneira, todo o sofrimento que há no mundo, nem tudo quanto ocorre aqui procede da sua perfeita vontade.
O mundo não sob o domínio de Deus, mas em rebelião contra o seu governo e sob o domínio satanás.
Esta limitação é apenas temporária porque no tempo determinado pela sua sabedoria, Deus destruirá toda a iniquidade e o próprio satanás.