Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64

Resumo Angelologia
No decorrer do estudo Angelologia pude compreender que os Anjos são seres espirituais criados com missões distintas e acima de tudo um dos seres com mais alta distinção entre todos os seres vivos criados por Deus. Os anjos exercem atividades importantíssima no mundo espiritual, embora não sejam independentes em suas atividades, pois atuam dentro dos limites pelas quais foram criados.
No decorrer do estudo tive a oportunidade de compreender a classificação dos anjos de acordo com a revelação da palavra de Deus, que revela a organização dos anjos bem como sua hierarquia angelical. De acordo com o estudo os Anjos estão presentes em todo o universo, e realizam funções específicas, como visto no antigo testamento.
Observei que há inúmeros textos do AT que comprovam a realidade da existência dos anjos. Porem destaco apenas alguns textos que vi no decorrer do estudo conforme segue: Gn 32:1,2; Jz 6:11ss; 1Rs 19:5; Ne 9:6; Jó 1:6; 2:1; Sl 68:17; 91:11; 104:4; Is 6:2,3; Dn 8:15-17; Nesses textos alistados no decorrer do estudo visto anteriormente, entendi que os anjos têm funções principais como por exemplo servir e louvar a Yahweh, e transmitir as mensagens de Deus, obedecendo Sua vontade.
Já no NT, observei que os anjos são apresentados também como ”ministros aos herdeiros da salvação" conforme descreve (Hb 1:14). A existência dos anjos no NT, é apresentada de maneira inequívoca. Como exemplo vejamos, os textos a seguir: Mt 13:39; 13:41; 18:10; 26:53; Mc 8:38; Lc 22:43; Jo 1:51; Ef 1:21; Cl 1:16; 2Ts 1:7; Hb 1:13,14; 12:22; 1Pe 3:22; 2Pe 2:11; Jd 9; Ap 12:7; 22:8,9. No decorrer do estudo compreendi ainda a respeito das cinco classes especiais de anjos, começando a partir de Miguel, o Arcanjo. É ele que comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal conforme vemos na última grande batalha descrito em (Dn 12:1).
Uma de suas principais tarefas, é acompanhar os filhos de Deus, em todos os momentos de suas vidas, mas especialmente naqueles de dificuldades. Não damos ordens aos anjos, já que eles são ministros de Deus, agentes secretos do Criador para proteção e guarda de seus filhos. Já os Serafins nas quais encontramos uma única menção a esses seres celestiais nas páginas das Escrituras Sagradas descrita no livro de Isaías (Is 6). Os querubins por sua vez aparecem na tarefa de resguardar o trono divino. São apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3:24). Já o anjo Gabriel aparece em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8:16; 9:21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8:17). Na continuidade temos ainda o anjo do Senhor que segundo a Bíblia fez várias tarefas de igual semelhança às dos anjos, em geral. Quando aparecia era para trazer mensagens do Senhor Deus, como podemos ver descritos em Gn 22:15-18; 31:11-13. Em resumo o anjo do senhor aparece várias vezes também no NT.
Por fim, uma das funções primordial do anjo é protegem e cuidam dos filhos de Deus, conforme declara o Salmo 34.7 “O anjo do Deus Eterno fica em volta daqueles que O temem e os livra do perigo".
No entanto jamais devemos esquecer do que diz Paulo, o apóstolo: "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos". 1Timóteo 2.5.
