Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
ARISTEU GUIMARÃES FERREIRA
Resumo – 02 ANGELOLOGIA
- Angelologia ou Angeologia é o ramo da teologia que estuda a doutrina dos anjos “seres espirituais”. Cuja doutrina nos leva a conhecer origem, existência, natureza, queda, classificação, obra e destino.
- Há existência dos anjos é evidente, sendo confirmada pela bíblia sagrada, por Jesus, pelos apóstolos Paulo e João, ainda, até mesmo por satanás.
Vejamos respectivamente:
Jo. 1: 51 - E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
Gl. 1: 8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Ap. 1: 1 - REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.
Mt. 4: 6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
- Vivemos em um mundo onde não estamos só, mas sim, mesmo que de forma invisível estamos rodeados por bons e maus espíritos em atividade, todos coerentes, os bons fazem o bem, os maus fazem o mau.
- Desta forma, podemos citar que os anjos estão classificados em duas classes: Anjos bons e Anjos maus.
- Os anjos bons estão submissos a Deus, cuja missão é glorificar, dando honras e graças a Deus.
- Os anjos maus, outrora eram anjos de luz, os quais foram transformados em anjos de trevas "demônios" através de uma rebelião encabeçada pelo anjo denominado querubim de luz, hoje mais conhecido como satanás.
- Vale ressaltar que todos foram criados por Deus como seres perfeitos e bons, até se rebelarem contra a vontade de Deus, conclusão através da leitura de Gn. 1. Ressaltando que todos são dotados de inteligência e de vontade.
- Segundo o Apostolo Paulo (I Cor. 11: 14) o cristão deve ter todo o cuidado para não ser enganado, pois, “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”.
- Segundo o Apostolo Pedro (I Pe. 5: 8) satanás está em nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
- Estes seres espirituais são superiores aos seres humanos, contudo jamais devemos fazer adoração e orações aos mesmos.
- Salientando que estamos em constante luta contra os anjos do mau, os quais estão prontos a fazerem o que é mau, o que é inerente aos mesmos, ao ponto do apóstolo Paulo afirmar:
Ef. 6: 11 - 12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
- Na maratona da fé estamos em constante luta espiritual contra as forças do mal, sobre as quais somente em Jesus Cristo podemos vencer.
- Dentro do contexto secular, nos mais variados seguimentos há a crença na existência de seres sobrenaturais. Nessa crença, das mais variadas formas, os povos acreditam e até cultuavam os seres espirituais. Alguns os tinham como deuses, outros como uma figura folclórica, em outras, apenas como espíritos dos humanos já mortos. Segundo o evangelista Lucas os fariseus criam na existência de seres espirituais, enquanto os saduceus não acreditavam, muito embora pouco se falasse e pouco conhecesse a respeito. Vejamos:
Atos 23: 8 - Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.
- Durante toda a história existiu muita divergência sobre os anjos, quanto a origem e se realmente existem. Porém, para os cristãos não há dúvida quanto à existência, eis que tudo está registrado nas sagradas escrituras de início ao fim, de Gênesis ao Apocalipse, como seres celestiais que servem e louvam a Deus, mensageiros de Deus.
- As escrituras sagradas mostram a aparição em diversos eventos, tanto dos anjos de Deus, como dos anjos caídos da graça de Deus, hoje chamados de demônios.
- A bíblia sagrada cita o nome de dois anjos, sendo eles “Miguel e Gabriel”. Podemos ainda citar o nome de um terceiro que aparece em um dos livros apócrifos, sendo ele “Rafael”.
- Os anjos de Deus podem se destacar em Querubins, Serafins, Arcanjos.
- Deus é o criador de todas as coisas, dentre todas aqui se destaca o homem e os anjos. Podendo destacar que: Os anjos são seres espirituais, enquanto o homem é espiritual e material; Os anjos são criaturas imortais, o homem é mortal; Os anjos não se reproduzem, o homem foi criado para se reproduzir; ambos criados e dotados do livre arbítrio.
- Enfim, resumidamente, anjos são criaturas estritamente espirituais, os quais agem ativamente no mundo espiritual, superiores ao homem em conhecimento e sabedoria, contudo limitados, não possuindo onisciência, onipotência e onipresença que são inerentes apenas a Deus.
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra. Salmos 34: 7.
Carambeí, 04 de abril de 2018.
Aristeu Guimarães Ferreira