Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO DE CONCEITO: TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
A Teologia Bíblica estuda à Bíblia e organiza as conclusões obtidas pela teologia exegética (que usa técnicas como a exegese para interpretar a Bíblia) em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, desde da sua queda e passando pelo Antigo Testamento e Novo Testamento.
Teologia Bíblica do Novo Testamento: Não há uma teologia Bíblica unificada, o que há são diversas teologias das tradições bíblicas. Também encontra-se a teoria dos escritos proféticos e dos escritos sapiências. No Novo Testamento há a teologia de Mateus, de João (Jo, 1º Jo, 2º Jo, 3º Jo, Ap), de Paulo (cartas paulinas), de Lucas (Lc e At).
A Teologia Bíblica, diferentemente da teologia sistemática busca extrair uma hermenêutica a partir da própria Bíblia, fazendo-se necessária a exegese, ou seja, uma compreensão do texto bíblico em seu contexto original, bem como extrair do mesmo a riqueza para uma interpretação, podemos propor que um inicio do pensamento que gerou a teologia Bíblica seja do século XVl, através do pensamento reformista, especialmente o de Martinho Lutero com a Sola Scriptura.
As Doutrinas Fundamentais do Novo Testamento, que forma a base da Teologia do Novo Testamento, através de um simples esboço.
Doutrina de Deus – Teontologia – (João 7: 16,17).
Doutrina de Cristo – Cristologia – (Mateus 1: 18).
Doutrina do Espirito Santo – Pneumatologia – (Romanos 8: 11).
Doutrina dos Anjos – Angelologia – (Hebreus 1: 13,14).
Doutrina do Homem – Antropologia – (Mateus 19: 4).
Doutrina da Salvação – Soteriologia – (Romanos 3: 24).
Doutrina da Igreja – Eclesiologia – (Atos 11: 22).
Histórico; a melhor forma de revelação de Deus ao homem sem dúvida é através da história. Assim como os apóstolos do Novo Testamento com suas epístolas, eram de muitas maneiras, os interpretes dos Atos e dos Evangelhos, assim também a teologia do Antigo Testamento poderia semelhantemente começar com os profetas por um motivo bem semelhante. No entanto, mesmo para o fenômeno da profecia bíblica, havia a realidade sempre presente da história de Israel.