Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO
Disciplina: Angelologia
Na palavra do Criador existem espíritos ruins e bons em nosso meio, onde estes estão capacitados e superiores aos homens, que são governados pelo criador, que formam os anjos celestiais. Mas lado outro, não podemos esquecer de anjos rebeldes que estavam sujeitos a ordem do pai e hoje se encontram na escuridão. Podemos então dizer que é real um mundo espiritual em nosso meio, onde existem espíritos bons e ruins.
Os anjos do Senhor são ministros da providência de Deus, também conhecidos como agentes especiais de Deus. Infelizmente para teólogos e estudiosos afim, é grande ainda a necessidade de ser uma matéria estudada.
A matéria que envolve os anjos deverá ser uma fonte de pesquisas pois várias são as seitas que cultuam os anjos como os gnósticos, bruxos na idade média e atualmente através de estudos cabalísticos, trazendo o esoterismos, misticismo. Todavia ainda é grande a adoração a demônios em nosso meio, pois nas escrituras sagradas Paulo, já dizia sobre a idolatria em 1Co 10.19-21. Pela evolução do mundo e a falta de conhecimento muitos caminharam para o mal e ainda os espíritos malignos agem no coração das pessoas, enfatizando a mentira sobre o caminho da salvação. Assim, embasamos em 1Tm 4.1-2 e Ef 6.12.
Entre as sociedades antigas como Pérsia, Babilônia, Índia e egípcios acreditavam em espíritos sobrenaturais que detinham o poder sobre fases da vida. Não se esquecendo dos romanos apesar que é uma cultura politeísta. Em outros países como no (Japão, Coréia e China) acreditam na adoração do seus ancestrais ou adoração a anjos e demônios.
Pela tradição Judeia os anjos eram considerados, mensageiros, podendo fazer o bem a terceiros, sendo eles o ser humano ou anjos celestiais. Desde o tempo das cavernas os anjos eram mediadores de Deus com os homens. Na visão dos gregos e assírios, os anjos detinham asas, assim podemos falar de uma figura de um deus, deus Hermes, outro Eros, e como outras religião também fazia parte de Roma, está inventou o cupido deus do amor, que também tinha asas. As escrituras deram nomes a dois anjos, como Miguel e Gabriel. No livro apócrifo de Tobias, repete o nome do arcanjo Miguel, pois são seres com inteligentes e pensamento puros. Pela passagem do novo testamento os fariseus diziam que os anjos comunicavam a vontade de Deus e Saduceus acreditavam na religiosidade dos gregos, portanto, anjos era pessoas de bom coração.
Na passagem depois de Cristo muito pouco que se falavam sobre a existência de anjos, mas todos sabiam, na era renascentistas pintavam anjos distorcidos como já fora pensado, levando o papa Clemente fazer uma data de festa somente para anjos.
Vindo a passagem do cristianismo reformador traz também a crença dos anjos por Martin Lutero e Calvino. Porém, na pós reforma vieram os questionamentos que os anjos não existem, sabendo pela escritura são mencionados 108 vezes no Antigo Testamento e 165 vezes no Novo Testamento.
O criador fez céus e a terra, homens e anjos, pois ele é soberano, sabendo os anjos são seres espirituais e os que homens são seres espirituais e matérias. Outra grande diferença é que homens nascem e morrem, procriam e anjos não. Os anjos não foram feitos na eternidade, e sim segundo o salmista; Sl 148.2,5: “Louvai-o todos os seus anjos; louvai-o todas as suas legiões celestes... louvem o nome do Senhor, pois mandou ele, e foram criados”. O único que detém a imortalidade é o Criador. Segundo mesmo consta no livro de Jó, os anjos foram criados quando fez o céus e a terra.
Os anjos também foram criados com livre arbítrio, como a mesma qualidade de bondade, justiça e qualidade, onde que podemos analisar a queda de Satanás. Grande a quantidade de anjos, pois o Senhor é conhecido como o Senhor do Exércitos, fora as menção de Jesus sobre a legião celestiais na sagrada escritura.
Pela teoria, os Nefelins não era filhos de Deus e sim descendência de Sete, onde anjos se interessaram pelas formas das filhas de homens. Anjos não podem casar, pois eles são rápidos, ágeis, invisíveis, desaparecem, e podem aparecer em forma humana, não estão sujeitos a limitações e nem os mesmo sabem a vinda do Messias novamente, tem sabedoria, estão em prontidão para servir as ordens do pai. O mesmo são punidos por desobediência e agraciados com a obediência. Satanás e seus anjos tentam destruir as obras do Senhor.
O poder angelical é lindo, poderoso porem não supremo, podendo influenciar o homem a fazer coisas, sondar corações e pedir ajuda quando estão em conflitos, pois eles habitam na esferas celestiais e são numerosos. Sendo a música uma linguagem universal. Segundo Paulo, existem os falsos mestres que ensinam que devemos adorar os anjos, que retiramos o papel do Cordeiro vivo. Devemos chegar a Deus adorando Jesus, pois até os anjos em coro adoram o seu filho. Várias são as passagens da bíblia da aparição de anjos para ajudar o homem. Há uma hierarquia entre os anjos, sendo elas; querubins, arcanjos serafins, anjos eleitos, governadores, anjo especialmente nomeados, anjo que tem autoridade pelo fogo, controlam ventos e guardiões. Os anjos acompanharam Jesus na sua passagem pela terra e virão junto a ele em sua segunda vinda.
Não podemos esquecer que Satanás, ora Lúcifer, era um anjo do Senhor, que habitava nas regiões celestes, adorando, porém que queria estar acima de Deus e implantou uma rebelião no céu, pois grande era sua beleza e prosperidade, onde foi destituído e expulso. É de notar –se que isso aconteceu antes de Deus fazer os homens, pois a cobra já estava no jardim do Éden. Satanás também tem seus números anjos caídos divididos em livres e prisioneiros que estão lançados pelo próprio Deus em um abismo, Infelizmente Lucífer é deus deste mundo, mas o Senhor ainda vê e controla este mundo, pois sua vontade é soberana, mandou seu próprio filho para salvar-nos desta perversidade, pecado e iniquidade. Vários são os nomes de Satanás existentes, porém que o Salvador veio para por um fim na obra do imundo. Mas ainda o sangue escorrido pela cruz não foi em vão, satanás e seus demônios serão lançados para o lago de fogo.