Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS
ANGELOLOGIA
CONCEITOS BÁSICOS DE ANGELOLOGIA
O termo teológico apropriado para esse estudo que ora iniciamos é Angelologia (do grego angelos, “anjo” e logia, “estudo”, “dissertação”). Angelologia se constitui, portanto, de doutrina específica dentro do contexto daquilo que denominados de Teologia Sistemática, a qual se ocupa em estudar a existência, as características, natureza moral e atividades dos anjos. Mateus 25 : 31- 34 - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; v32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; v33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. v34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Quando consideramos os anjos, como nas outras doutrinas, existe campo para o uso da razão. Considerando que Deus é Espírito. Jo 4.24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade; Os anjos são mensageiros ou servidores celestiais de Deus. Hb 1.14. “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação”? Deus é autor de todas as coisas visíveis e invisíveis.
DOUTRINA DOS ANJOS
Hebreus 1: 13 - 14 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
A SUPERIORIDADE DE CRISTO
Cristo também é superior aos anjos, porque Cristo é o Filho divino e criador eterno, mas os anjos são apenas servos e seres criados (vide l:3b - 2:18). Era Mister que Ele se tivesse tornado um ser humano a fim de estar qualificado como aquele que, por Sua morte, pudesse elevar o homem. " Anjos que caíram " Quem são estes personagens? Os anjos que pecaram com Lúcifer. Estes se encontraram em algemas eternas. O lugar preparado para o Diabo e seus anjos. Os sete candeeiros são as sete igrejas locais, mas com características futuras simbolizam as Igrejas de todos os tempos. As sete estre1as são os sete anjos ou mensageiros destas igrejas. No termino de cada mensagem as Igrejas há uma exortação da parte do Espírito Santo. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.
NÃO SÃO SERES HUMANOS GLORIFICADOS
Em Mateus 22.30 - Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu, não diz que seremos anjos. No futuro, os crentes hão de julgar os anjos, I - Co 6.3 - Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Embora havemos de julgar os anjos maus, isso é diferente de dizer que seremos anjos. As “incontáveis hostes de anjos” são diferenciadas dos “espíritos dos justos aperfeiçoados” Hb 12:22 – 23 - Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; v23 À universal Assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
ANJOS E PODER
Salmos 103: 20 - Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.
Lucas 2: 15 - E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
II – Tessalonicenses. I: 7 - E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
I – Timóteo 5: 21 - Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
II Pedro 2: 11 - Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018