Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO BACHARELADO
DISCIPLINA: ANGELOLOGIA
ALUNA: LILIANE NAVARRO PEDRAÇA
RESUMO
ANGELOLOGIA
Angelologia ou angiologia estuda o ramo teologia que estuda os anjos, doutrina ou crenças teológica.
A palavra anjo tem origem no termo grego aggelos que significa mensageiro, e são seres celestiais criado por Deus para serem mensageiros
CONCEITO GERAL
A um mundo espiritual poderoso, muito habitado, com recursos superiores ao mundo visível.
É na palavra sagrada que encontramos a verdade e respostas dessa classe superior a nos.
Alguns anjos seguem a doutrina de Deus, eles são ministros da providencia de Deus. É através dessa doutrina conhecemos a origem, existência, natureza, queda, classificação, obra e destino angelical.
Mas a negligencia humana tem implantado grandes seitas e heresias, no mundo antigo como no atual.
No início do cristianismo os gnósticos cultuavam os anjos, (cl 2.18), logo na idade média, as crenças absurdas dos rituais de bruxarias e atualmente no meio exotérico e místico, mantendo o cultos aos anjos, negligenciando os ensinamentos sagrados.
Homens, mulheres e crianças, serão conduzidos assustadoramente a crença do espiritismo, nos últimos dias, deixando-os cada vez mais em trevas, e cegueira espiritual. (1 tm4.1-2), atrapalhando o progresso da graça em nossos corações e a obra de Deus no mundo, sendo necessário os aprofundamentos nos ensinamentos sagrados, tornando-os assim firme contra o inimigo derrotado, o anjo caído.
3.A NATUREZA DOS ANJOS
3.1. A bíblia nos enforma que seremos como anjos, e que iremos jugar os anjos. (mt22.30 e 1co 6.3).
3.2 os anjos são chamados filhos de Deus no velho testamento, sem que no original “ Benai-Elohim” – filhos de Deus.
3.3 seres espirituais
A diferença dos anjos para os homens, eles não estão limitados as condições físicas e espirituais, pois podem assumir a forma de corpo humano se revelando ao homem.
3.4 os anjos são inteligentes, cheio de vontades e atitudes, não são oniscientes, são superiores aos homens em conhecimento, onde são recompensados e punidos. Mas também são poderosos e não supremos pois seu poder deriva de Deus. São maiores em força e poder do que nós, e cumprem suas ordens. (Sl 103.20).
3.5 eles são inferiores a cristo, por pouco tempo jesus foi feito um pouco menor, que os anjos, mas hoje os anjos são inferiores a ele.
a) os anjos são criaturas de Deus, assim diz nas escrituras jesus foi feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mas excelentes nome do que eles, (Hb1.4).
b) os anjos são adoradores, e cristo é adorado, sem que todos os anjos de Deus o adorem.
3.6 há anjos com asas e sem asas, uns se parecem com anjo e outros com seres humanos.
4.HIERARQUIA
Apesar de todos os anjo terem sidos criados bons, mas hoje existem também anjos maus, muito participaram da rebelião, de satanás contra Deus. Deixando-os de serem bons para serem maus, perdendo a graça como servos de Deus.
4.1 querubins no hebraico qeruvim- bendizer- louvar- adorar, sua posição elevada e santa responsável pelo trono de Deus, defensores do caráter e da presença santa. (Gn3.22-24).
4.2 serafins no hebraico saraph- ardentes-queimadores-irradiantes da gloria de Deus- brilhantes de Deus- incandescidos de Deus, adoradores insensatos, em seu ministério de purificação e de humildade.
5.CONTRIBUIÇÕES MINISTERIAIS
5.1Eles estão sempre prontos a agir, pois a verdadeira batalha não é contra carne e nem sangue, mas uma batalha espiritual, contra potestade contra os príncipes das trevas deste século, contra as hóstias espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6.11).
5.2 eles atuam em várias situações.
a) no cativeiro babilônico
b) na fornalha Daniel e os amigos.
C) na igreja primitiva e outros.
Os anjos são seres espirituais criados por Deus, e atribuem em várias funções, ligada entre deus e a humanidade. Eles executam alguns juízos de Deus, como eles cantam e glorificam a Deus.