Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em teologia
Angelologia
A angelologia é a doutrina que estuda os anjos, são fundamentalmente os estudos dos Ministros de Deus.
Nos primeiros séculos depois de Cristo os pais da Igreja pouco disseram a respeito dos anjos, mesmo assim todos acreditavam na existência dos anjos.
Ao raiar do século treze, os anjos passaram a ser assunto de muitas especulações. O cristianismo medieval assimilou a massa de especulações e como consequência começou a incluir a adoração dos anjos na liturgia da Igreja Católica Romana, levando o Papa Clemente a decretar uma data de homenagem aos anjos.
O Cristianismo reformado continuou o ensino de que os anjos ajudavam o povo de Deus.
João Calvino acreditava que os anjos são despenseiros e administradores de Deus. Martinho Lutero observava que esses seres espirituais enviados por Deus serve a Igreja e ao Reino.
Na Era do racionalismo surgiram grandes dúvidas conta à existência do sobrenatural.
Foi talvez o teólogo Paul Tilich que postulou o conceito mais radical, considerando os anjos essência Platônica, emanações da parte de Deus.
A existência dos anjos é claramente demonstrada pelo ensino tanto do antigo como do novo testamento.
Os anjos foram criados para dar glória, honra, e ação de graças a Deus, para adorarem a Cristo, para cumprir o propósito de Deus, proteção de Israel, lutar contra Satanás, anunciar a vinda de Cristo, guardar o trono de Deus, assistirem a Deus.
Os anjos são espíritos invisíveis, possuem corpos espirituais, é um exército de seres racionais, morais e imortais, são seres inteligentes, são poderosos, tomam decisões, possuem habitação.
Os anjos são classificados em primeiro: o Arcanjo Miguel, segundo: Gabriel, terceiro: Querubins, quarto: Serafins, quinto: Anjos eleitos, sexto: Governadores, sétimo: especialmente nomeados, oitavo: que tem autoridade sobre o fogo, nono: Anjos da agua, decimo: que controlam o vento, decimo primeiro: guardiões.
Atribuições ministeriais dos Anjos: adoraram a Cristo e anunciaram o seu nascimento, protegeram-no na sua infância, acolheram Jesus depois da tentação no deserto, consolaram Jesus na sua luta espiritual no Getsêmane, acompanharam toda a vida ministerial de Jesus, observaram-no na sua ressurreição, na sua ascensão. Eles acompanharão Jesus na sua segunda vinda, serão aplicadores do juízo de Deus.
Satanologia. Lúcifer foi criado perfeito, todavia ele caiu do seu conceito cedendo ao mal, levando outros anjos para o caminho do mau.
A ambição desmedida e o desejo de ser mais que Deus foi o pecado de Satanás.
O estado de condenação dos anjos caídos é irreversível. Os anjos maus estão divididos em duas classes distintas, os livres e os prisioneiros.
Segundo o novo testamento, Satanás é o Deus deste mundo, ele é o maligno e seu poder controla o presente século mau.
Jesus veio à terra a fim de destruir as obras de Satanás, estabelecer o Reino de Deus e livrar o homem do domínio de Satanás. Cristo pela sua morte e ressurreição derrotou Satanás e ganhou a vitória final de Deus sobre ele.
Demonologia. É o estudo que vem despertando o interesse neste final de século. Satanás é um anjo chamado o príncipe dos demônios.
Os anjos são seres assexuados.
Os demônios são a força motriz que está por trás da idolatria, eles escravizam as pessoas, podem habitar no corpo incrédulo, está no espiritismo e magia, e comunicação com os mortos. Todos os demônios serão lançados juntamente com Satanás no lago de fogo.