Resumo de ANGELOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo sobre Angelologia
Ao nosso redor há um mundo espiritual poderoso, populoso e de recursos superiores ao nosso mundo visível. Bons e Maus espíritos passam em nosso meio, de um lugar para o outro, com grande rapidez e movimentos imperceptíveis. Alguns desses espíritos se interessam pelo nosso bem-estar,outros porém, estão empenhados em fazer-nos o mal. Muitas pessoas questionam se existem realmente tais espíritos ou seres, quem são, onde se encontram e o que fazem.
A palavra de Deus é a única fonte de informação que merece confiança, e que possui respostas para estas perguntas. Ela deixa claro que há outra classe de seres superiores ao homem. Esses seres habitam nos céus e foram exércitos celestiais, a inumerável companhia dos servos invisíveis de Deus, os quais estão sujeitos ao governo divino, e o importante papel que têm desempenhado na história da humanidade torna-os merecedores de referência especial. Existem também aqueles, pertencentes da mesma classe de seres, que anteriormente foram servos de Deus mas que agora se encontram em atitude de rebelião contra seu governo.
A doutrina dos anjos segue logicamente a doutrina de Deus, pois os anjos são fundamentalmente os ministros da providência de Deus. Essa doutrina permite-nos conhecer a origem, existência, natureza, queda, classificação, obra e destino dos anjos.
A doutrina dos anjos é fundamentalmente o estudo dos ministros da providência de Deus (são os agentes especiais de Deus). Como em toda doutrina, há uma grande negligência muito grande desta, nas igrejas e entre os teólogos, que chega a ser verdadeira rejeição. Considerado pelos contemporâneos como a mais notável e difícil das matérias, por isso tem sido marco da implantação de grandes seitas e heresias, do mundo atual.
Três aspectos de negligência desta doutrina
Primeiro. Desde o princípio do cristianismo, os gnósticos prestavam adoração aos anjos ( Cl 2.18 ); depois então da idade média, com as crenças absurdas dos rituais de bruxarias envolvendo culto aos anjos, e agora em nossos dias , os estudos cabalísticos personalizados no meio esotérico e místico, ensinam novamente o culto aos anjos, por meio de bruxos sofisticados e modernos. Sabendo que antes de tudo, a existência e ministério dos anjos são fartamente ensinados nas escrituras, por isso, não podemos negligenciar os ensinamentos sagrados.
Segundo. A evidência de possessão demoníaca e a adoração a demônios de forma veemente em nossos dias. O Apóstolo Paulo parece travar grande luta com a idolatria que considerava adoração a demônios ( 1 Co 10.19_21). Nos últimos dias, esta adoração aos demônios e a ídolos deve aumentar bastante (Ap 9.20-21). A negligência deixa de existir para dar lugar à um crescente pensamento sobre o assunto, especialmente do lado do mal.
Terceiro. A prática acentuada do espiritismo que crescerá assustadoramente nos últimos dias, conduzindo homens, mulheres e crianças a obra de satanás e dos espíritos maléficos, atrapalhando o progresso da graça e nossos próprios corações e a obra de Deus no mundo ( Ef 6.12). Deveríamos quere saber mais e mais dos ensinamentos sagrados para podermos estar firmes contra as astutas ciladas deste inimigo derrotado, satanás ,o anjo caído (Rm 16.20; Ap 12.7-9; 20.1-10).
Demonologia
A demonologia é o estudo que mostra o fato em que satanás na sua rebelião contra Deus arrastou consigo uma grande multidão de anjos inferiores (ap 12.4) que são identificados após a sua queda com os demônios ou espíritos e que satanás e muitos desses anjos inferiores caídos foram banidos para a terra e sua atmosfera circundante, onde operam limitados segundo a vontade permissiva de Deus. O termo “demônio” aparece no antigo testamento(dt 32.17; sl 106.37; lev 17.7) que assume o sentido de malignidade, pois eles são seres espirituais, inteligentes, impuros e com poder para afligir os homens moral e espiritualmente.
Nos seus milagres, Jesus frequentemente ataca o poder de satanás e o demonismo (mt 1.25,26; mc 1.27; lc 4.18).
Jesus derrotou satanás, em parte pela expulsão de demônios e, de modo pleno, através da sua morte e ressureição ( jo 12.31; 16.17; cl 2.15)
Aa escrituras ensinam que nenhum verdadeiro crente, em quem habita o Espírito Santo, pode ficar endemoninhado; isto é, o espírito e os demônios nunca poderão habitar no mesmo corpo (2 Co 6.15,16). Os demônios podem, no entanto, influenciar os pensamentos, emoções e atos dos crentes que não obedecem aos ditames do Espírito Santo (mt 16.23,2co 11.3,14). Jesus prometeu aos genuínos crentes autoridade sobre o poder de satanás e das hostes. Ao nos depararmos com eles, devemos aniquilar o poder que querem exercer sobre nós e sobre outras pessoas, confrontando-os sem trégua pelo poder do Espírito Santo( lc 4.14-19). Desta maneira , podemos nos livrar dos poderes das trevas.