Resumo de ANTROPOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO APOSTILA ANTROPOLOGIA
ALUNO: MIRIAN PATRICIA DOS REIS
A antropologia é a ciência que se ocupa com o estudo para o conhecimento do homem, através de dados históricos, arqueológicos, sendo a ciência do homem.
A arqueologia e linguística são ciências afins à antropologia, úteis ao conhecimento de diferentes culturas, e como o homem se desenvolveu dentro dessas comunidades através de suas experiências com o meio natural e outros homens.
Em sentido amplo, homem é qualquer membro da espécie humana, a definição de homem, consiste em procurar responder qual é a natureza do homem.
Para a cultura judaico-cristã, homem é o ser criado por Deus, feito à sua imagem e semelhança
Em diversas abordagens tais como a biológica, zoológica, criou-se a teoria da evolução e da seleção natural, onde o homem não é um ser criado por Deus, mas o produto de uma evolução de uma espécie animal que foi se desenvolvendo por necessidade de sobrevivência, onde desenvolveu inteligência e se diferenciou dos demais animais.
Há diversas teorias ou mitologia a respeito da criação, dos povos antigos, como os germanos, hindus, medo-persas, e os povos ameríndios.
A cosmovisão é a maneira como as pessoas se veem no mundo em que vivem, como percebem o mundo à sua volta, sendo a cosmogonia católica, espírita, islâmica, hindu, é como o ser se percebe dentro daquilo que ele conhece, do que lhe foi ensinado.
Para a abordagem sociológica o homem é fruto das suas vivências sociais e culturais do meio onde ele vive. A partir do modelo zoológico foi introduzido o conceito de raça, as diferenças fisiológicas é que são relevantes para diferenciar a espécie.
Na antropologia bíblica, a Bíblia é a única fonte verdadeira da criação do homem, ajudando na compreensão das culturas e fatos históricos narrados na Bíblia.
Em Gênesis lemos que antes de tudo Deus criou o céu e a terra. Gn 1 1:2, a Terra estava vazia e coberta de trevas. Deus criou o homem, corpo, alma e espírito.
A personalidade do homem é constituída de vontade, mente e emoção.
Mente é o instrumento do nosso intelecto, nossa capacidade de raciocínio, sabedoria e conhecimento. A emoção são os sentimentos, raiva, tristeza, alegria, empatia, sofrimento.
A vontade é a nossa capacidade de decisão. São os elementos que constituem nossa alma. A diferença do que é alma e espírito é que as coisas espirituais dependem diretamente de Deus.
O homem pode ser inteligente, religioso, educado mais ainda, para Deus, está morto, porque não pode sentir o Espírito de Deus. É através do espírito que temos comunhão com Deus.
Diferenciando alma de espírito é que o espírito depende totalmente de Deus. O homem pode ser bom, religioso, honesto, educado, mas para Deus ele está morto. Porque não ouve a voz de Deus, porque só pode ser ouvida em espírito, quando estamos em comunhão com Deus. I Cor. 2:14.
As coisas espirituais são loucuras para o homem, porque não consegue discernir o que é espiritual. O homem vive em três planos: o natural, o espiritual e o carnal.
O homem natural é que vive em estado de natureza pura, ou seja, não conheceu a Cristo, não foi regenerado pela ação do Espírito Santo. Ele não conhece a Deus. O homem espiritual é aquele que aceitou Cristo como seu único salvador, e vive de acordo com o querer e é guiado por Ele. Conhece as coisas espirituais. Vive em comunhão com Deus.
O homem carnal é o crente salvo, mas sua vida cristã é mista. É o crente que começa pelo Espírito e termina na carne. Gl. 3:3 Hb 5:1.
Não é o pecado que deve morrer em nós, mas nós morrerermos para o pecado. Para viver o homem espiritual, guiado pelo Espírito de Deus. Verdadeiramente reconciliados com Deus através do sacrifício de Cristo.