Resumo de ANTROPOLOGIA
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CONCEITO GERAL DE ANTROPOLOGIA
O nascimento da antropologia como ciência ocorreu a partir dos grandes descobrimentos realizados por navegadores e viajantes europeus.
Com freqüência, os antropólogos do século XIX relacionavam as características biológicas dos povos com suas formas culturais
O desenvolvimento da psicologia permitiu à antropologia cultural utilizar novas bases para o estudo da relação entre o indivíduo e a sociedade em que vive. da formação da personalidade e de outros aspectos que interessam igualmente às duas ciências
Quanto à geografia humana, coincide com a antropologia na importância que atribui aos diferentes usos do espaço por parte do homem, à transformação do habitat natural etc. Ambas as ciências estão.além disso. relacionadas com a ecologia humana. Não é de estranhar que muitos dos primeiros antropólogos tenham vindo do campo da geografia.
2 - ANTROPOLOGIA CULTURAL
Esses padrões são justamente a cultura da sociedade em que vive.
Trata-se da aquisição pelo contato
A cultura acompanha.pois.a marcha da humanidade.está ligada à vida do homem, desde o ser mais antigo
São diversas sociedades que têm o mesmo elemento cultural. um exemplo é o uso do inglês por habitantes da Inglaterra. da Austrália, da África do Sul. dos Estados Unidos, que. entre si. Entretanto. têm valores culturais diferentes
Como indicadores dessas modificações e dos significados que assumem, esses antropólogos apontam etapas como a da .transmissão intercultural. e a das .adaptações reativas.do ajustamento por assimilação ou fusão
Como indicadores dessas modificações e dos significados que assumem. esses antropólogos
apontam etapas como a da
transmissão intercultural. e a das .adaptações reativas. do ajustamento por assimilação ou fusão.
Na fuga uma cultura tenta ignorar a outra e isolar-se ao se ver ameaçada, seja restabelecendo costumes do passado, seja buscando refúgio geograficamente favorável, como seria o caso da cidade perdida. de Machu Pichu. no Peru, uma provável maneira de ocultar dos espanhóis importantes remanescentes da civilização incaica.
É o ramo da antropologia que dedicado ao estudo das crenças religiosas do povo
3 - MITOS E TEORIAS DA CRIAÇÃO
O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida. os fenômenos naturais. as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses. semi-deuses e heróis .todas elas são criaturas sobrenaturais
O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem –ex- cerimônias.danças. orações. Sacrifícios
Os estudiosos do século XIX pensavam que o tema da criação por um ser supremo era inerente a um estágio cultural avançado. Pesquisas posteriores, no entanto, observaram essa crença entre povos primitivos da África, ilhas do norte do Japão, América, Austrália central e em muitas outras partes do mundo
Nas concepções míticas sobre a criação por um ser supremo não cabe, no entanto, falar de criação a partir .do nada. no sentido filosófico e religioso da expressão
No início dos tempos, não existia nada além do Ginnungagap
Ginnungagap ficava entre estes dois reinos, e as águas dos onze rios da fonte Hvergelmir ali fluíam
Certa vez, enquanto Ymir estava adormecido, o primeiro homem e mulher nasceram do suor da sua axila esquerda, e suas pernas deram à luz a um filho.
Devido à maldade dos gigantes sobre os humanos, os irmãos levaram as sobrancelhas de Ymir para formar um muro protetor ao redor do centro da terra
3.2.2 Gêneses Grega
Os gregos conheciam diversas lendas sobre a origem do mundo
4 - A BÍBLIA E A CRIAÇÃO
Poderíamos. no entanto, fazer a seguinte interrogação. Não sendo científica quanto à forma, será a descrição do Gênesis científica quanto à substância. ou quanto ao conteúdo. Graves conflitos têm surgido entre prematuras conclusões da ciência e supostas deduções científicas da Escritura
Trata-se. Sim. duma narração dos acontecimentos que não seriam compreendidos. se fossem descritos com a precisão formal da ciência
Não deve. no entanto, considerar-se como uma nova versão das tradições politeístas dos fenícios ou dos babilônicos. porque acima de tudo a obra criadora de Deus só por Deus poderia ser revelada
Ao sistematizarem suas opiniões os teóricos da TGC concordam que o dia e a noite surgiram no quarto dia com a separação da luz e das trevas, o que se pode entender perfeitamente como a formação do sistema solar e do movimento dos astros que o compõem
Na quinta fase graças à formação da atmosfera, dos ventos e das chuvas a vida se espalha primeiro nas plantas, depois surgem os animais. É a quinta fase da criação -quinto dia
Na sexta fase (sexto dia), depois de milhões de anos que existiam seres vivos na terra surge o homem, não como evolução natural, mas através da ação direta de Deus. A ação de Deus se manifestara em todas as fases da criação, diz o autor sagrado. Mas a criação do homem representou uma culminância na criação. Deus faz algo que passa além da vida material
O método que Deus usou na criação foi o poder da sua palavra
5 - TEORIAS DA ORIGEM DO HOMEM
A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais existentes na Terra não são imutáveis, mas sofrem ao longo das gerações uma modificação gradual, que inclui a formação de raças e espécies novas
Apartir da observação de que fatores ambientais podem modificar certas características dos indivíduos, Lamarck imaginou que tais
modificações se transmitissem à prole. os filhos das pessoas que normalmente tomam muito sol já nasceriam mais morenos do que os filhos dos que não tomam sol
Em 1859, Charles Darwin publicou The Origin of Species (A origem das espécies), livro de grande impacto no meio científico que pôs em evidência
o papel da seleção natural no mecanismo da evolução. Darwin partiu da observação segundo a qual, dentro de uma espécie, os indivíduos diferem uns dos outros
As células reprodutivas (gametas) transmitem aos descendentes as características dos ancestrais
O fenótipo, ou aspecto do indivíduo resulta da ação do genótipo, modificada por fatores ambientais
Pelo contrário. É comum que os desejos do homem ditem suas decisões intelectuais
6 - A CONSTITUIÇÃO DO HOMEM
Deus é o criador do homem
Gn 1.26 registra as palavras do Criador.Façamos o homem -adam – humanidade- à nossa imagem, conforme a nossa semelhança
deve-se considerar uma descrição exaustiva da personalidade humana. No conceito do Antigo Testamento”, cada pessoa individual “ é uma unidade psico-física, carne animada pela alma”.
Em Gênesis 2.4-7, a narração da origem de todos os seres, a atenção vai concentrar-se no homem
Vejamos. Na primeira atende-se mais ao universo. na segunda ao homem.centro desse
Universo
No versículo 7 .e formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. destaca-se a palavra .formou. heb
O corpo do homem não é certamente diferente à restante criação material, e Deus aparece agora a formar esse corpo duma substância já existente, “pó da terra
A finalidade desta narração é explicar melhor o significado do ato divino indicado por bara em 1.27, sobretudo para frisar que, ao contrário do que se passara com a criação dos outros seres, Deus formou o homem "soprando-lhe nos narizes o fôlego da vida" (2.7). A expressão pó da terra (7). heb. adamah, significa a terra ou solo arável, que se encontra na superfície da terra. E daí deriva o nome do homem
7 - A QUEDA DO HOMEM
O homem que Deus formou era notavelmente diferente de todos os outros seres criados. O homem possuía um espírito semelhante àquele dos anjos e ao mesmo tempo tinha uma alma parecida com a dos animais inferiores. Quando Deus criou o homem Ele lhe deu uma liberdade perfeita
O homem que Deus criou não era uma máquina dirigida por Deus; pelo contrário, ele possuía perfeita liberdade de escolha
O espírito do homem era, originalmente, a parte mais elevada de todo o seu ser ao qual alma e corpo deviam se submeter
Deus concedeu ao homem um poder soberano e outorgou muitos dons à alma humana
O propósito original de Deus é que a alma humana receba e assimile a verdade e a essência da vida espiritual de Deus
Porém, não está claro que a vontade de Deus para Adão era que ele comesse do fruto da árvore da vida? Sim, porque antes de proibi-lo de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e adverti-lo que no dia em que dele comesse morreria -Gn 2.17- Ele primeiro ordenou que Adão comesse livremente de toda árvore do jardim e propositalmente mencionou a árvore da vida no meio do jardim. Quem pode dizer que isto não é assim
O fruto do conhecimento do bem e do mal eleva a alma e abafa o espírito
O conhecimento do bem e do mal neste mundo é em si mesmo mal. Tal conhecimento surge do intelecto da alma do homem. Ele incha a vida da alma e conseqüentemente esvazia a vida do espírito ao ponto de perder qualquer conhecimento de Deus e tornar-se tal como morto
Deus concedeu um perfeito equilíbrio às três partes do homem
Nosso andar espiritual será grandemente ajudado, se entendermos a origem da alma e seu princípio de vida. Nosso espírito vem diretamente de Deus, pois é dado por Deus -Nm 16.22
O homem pode então receber a vida de Deus e estar relacionado com Deus em vida. Se, todavia, esta esfera da alma torna-se dilatada, o espírito igualmente é abafado. Todos os feitos do homem serão confinados à esfera natural do criado, incapaz de estar unido à vida não criada e sobrenatural de Deus. O homem original sucumbiu à morte, porque comeu do fruto do conhecimento do bem e do mal, desenvolvendo assim, de forma anormal, sua vida da alma
Satanás provocou seu pensamento da alma primeiro e depois avançou para apoderar-se da sua vontade
8 - O HOMEM SOB TRÊS ASPECTOS
Sensual. aqui, não se refere à volúpia, lascívia, cobiça carnal ou à incontinência, mas ao que é percebido pelos sentidos
O mesmo termo é ainda traduzido por animal em relação à sabedoria que não procede do Espírito Santo, e sim da capacidade puramente humana; inteiramente da alma humana
O Homem Natural e seus Impedimentos
O Homem Natural não compreende as coisas de Deus
Ver mais sobre o homem espiritual em Gl 6.1. 1Pe 2.5. Hb 5.14.
O Relacionamento do Homem Espiritual com Deus. O homem espiritual é exatamente o inverso do homem natural
O homem espiritual é cheio do Espírito Santo, o qual possibilita-o a viver para Deus. Sendo cheio do Espírito Santo, esse crente dá fruto espiritual automática e abundantemente para Deus, uma vez que esse fruto, de que fala a Bíblia, não vem do esforço humano: vem da natureza divina do Espírito que age com toda a liberdade na vida do crente -2Pe 1.4-
A Bíblia descreve a condição do homem espiritual como sentado nas- regiões celestiais- com Cristo -Ef 1.3; 2.6).
9 - A ORIGEM DA ALMA E DO ESPÍRITO DO HOMEM
A Criacionista afirma que cada alma é criada diretamente por Deus, em algum tempo antes do nascimento da criança
Para Aurélio Agostinho sempre encontrou dificuldades na questão da origem da alma. Certo está de que a alma não pode emanar de Deus no sentido do panteísmo neoplatônico, pois então seria de algum modo parte de Deus
, 259) e se fortalecem com a mais acentuada afirmação da substancialidade da alma, no pensamento cristão.
Agostinho afirma-se incapaz de solucionar a questão da origem da alma e, embora tão influenciado por Platão, não acha a matéria por si mesma condenável, assim como não encara como castigo a união da alma com o corpo. Não seria este, como se disse tanto, a prisão da alma: o que faz do homem prisioneiro da matéria é o pecado, do qual deve libertar-se pela vida moral, pelas virtudes cristãs. O pecado leva o corpo a dominar a alma; a religião, porém, é o contrário do pecado, é a dominação do corpo pela alma, que se orienta livremente para Deus, assistida pela graça.
Isaías 42.1 O profeta afirma que Deus dá fôlego às pessoas da terra e -espírito aos que andam nela
José Maria Teixeira Lima