Resumo de ANTROPOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO DA DISCPLINA ANTROPOLOGIA
POR MAIS ISOLADAS ENTRE SI QUE TENHAM VIVIDO AS DUFERENTES SOCIEDADES SEMPRE SOUBERAM, SALVO RARÍSSIMA EXCEÇÕES, QUE ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS HAVIAM OUTROS “HOMENS”. HOMENS QUE VIVIAM DE FORMA DIVERSA, CUJA PELE ERA TALVEZ DE COR, QUE NÃO ADORAVAM OS MESMOS DEUSES, QUE PENSAVAM DE OUTRA MANEIRA. A CURIOSIDADE DE CONHECER ESSES HOMENS E POVOS “DIFERENTES” MOTIVOU O NASCIMENTO DA ANTROPOLOGIA, QUE ATUALMENTE NÃO ESTUDA APENAS “OS OUTROS”, MAS TODOS OS POVOS.
DE ACORDO COM O ANTROPÓLOGO INGLÊS EDWARD BURNETT TYLOR, CULTURA É O COMPLEXONO QUAL ESTÃO INCLUÍDOS CONHECIMENTOS,CRENÇAS,ARTES,MORAL,LEIS,COSTUMES E QUAISQUER APTIDÕES E HÁBITOS ADIQUIRIDOS PELO HOMEM COMO MEMBRO DA SOCIEDADE.
A ANTROPOLOGIA CULTURAL ESTUDA O HOMEM INTEGRADO EM SEU CONTEXTO SOCIAL, PSICILÓGICO, BIOLÓGICO, FÍSICO E TEOLÓGICO, APRECIANDO SEU COMPORTAMENTO, VALORES, HÁBITOS, LÍNGUA E CRENÇA.
ANTROPOLOGIA E RELIGIÃO
É O RAMO DA ANTROPOLOGIA QUE É DEDICADO AO ESTUDO DAS CRENÇAS RELIGIOSAS DO POVO. A RELIGIÃO É A EXPRESSÃO DA CRENÇA DE UM POVO. A RELIGIÃO É UMA DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS UNIVERSAL EM TODAS AS CULTURAS. TODA SOCIEDADE CONHECIDA PRATICA ALGUMA FORMA DE RELIGIÃO. A PALAVRA RELIGIÃO VEM DO LATIM, E QUER DIZER “RELIGAR”, DANDO A IDÉIA DE LAÇO, ALIANÇA, PACTO. RELIGIÃO É A LIGAÇÃO DO HOMEM COM DEUS. PARA A ANTROPOLOGIA, “RELIGIÃO, SÃO TODAS AS CRENÇAS E PRÁTICAS EM FORMAS DE DOUTRINAS E RITUAIS DE UMA RELIGIÃO”.
ANTROPOLOGIA CULTURAL E A BÍBLIA
A BÍBLIA É A ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA, E A ÚNICA FONTE DE CONFIANÇA DO CRISTÃO. A VERACIDADE E AUTORIDADE FINAL DA BÍBLIA SOBREPÕEM A TODAS OUTRAS CIÊNCIAS E ARGUMENTOS. A BÍBLIA É A REVELAÇÃO DIVINA, POSSUI INSPIRAÇÃO DIVINA E TEM AUTORIDADE DIVINA. DEUS SE REVELOU A SI MESMO NA BÍBLIA(2 TM 3.16).
A CRIAÇÃO DO HOMEM (DESCRIÇÃO BÍBLICA)
OS DOIS PRIMEIROS CAPÍTULOS DE GÊNESIS FORNECEM A DESCRIÇÃO DO HOMEM. A PRIMEIRA NARRATIVA EM GÊNESIS 1. 26,27 É DE NATUREZA MAIS GERAL. A SEGUNDA, EM GÊNESIS 2. 4-25, FORNECE ALGUNS DETALHES A MAIS. DEUS É O CRIADOR DO HOMEM. FOI ELE QUEM, NUM ATO ESPECIAL, O FEZ EM CONJUNTO COM OS DEMAIS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA CRIAÇÃO, PORÉM O HOMEM É A COROA, O DOMINADOR ; ASSIM FOI DESTINADO PELO CRIADOR QUE, SEGUNDO O RELATO BÍBLICO SAGRADO, AO CRIÁ-LO USOU UMA LINGUAGEM ESPECIAL: ”AÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA”.
A COMPOSIÇAO ESPIRITUAL DO SER HUMANO
EXISTEM DUAS OUTRAS CORRENTES TEOLÓGICAS DE INTERPRETAÇÃO PARA A COMPOSIÇÃO FÍSICO-ESPIRITUAL DO SER HUMANO. ESSAS CORRENTES DE INTERPRETAÇÃO SE IDENTIFICAM COMO DICOTOMISTAS E TRICOTOMISTAS.
OS DICOTOMISTAS
A PALAVRA DICOTOMISTA SIGNIFICA DUAS DIVISÕES. ESTA TEORIA É SEGUIDA POR UM GRANDE NÚMERO DE TEÓLOGOS (ENTRE ELES OS CALVINISTAS):QUE O HOMEM SE COMPÕE DE DUAS PARTES OU DIVISÕES: A MATERIAL E ESPIRITUAL. MESMO SOBRE ESSA TEORIA DICOTÔMICA HÁ PONTOS DE VISTA DIFERENTES. A CORRENTE MAIS FORTE É A QUE CONSIDERA O HOMEM COMPOSTO DE DUAS SUBSTÂNCIAS: A MATERIAL E A IMATERIAL. ALMA E ESPÍRITO SÃO, NESSA TEORTIA ,A MESMA COISA. OS DICOTOMISTAS DEFENDEM QUE CADA SER HUMANO NESTE MUNDO É DOTADO DE UM CORPO MATERIAL POR UM EU IMATERIAL. TOMAM POR CERTO QUE AS ESCRITURAS CHAMAM ISSO DE “ALMA” OU “ESOÍRITO”. ENTENDEM QUE “ ALMA” DÁ ÊNFASE ÀQUILO QUE É DISTINTO NA PERSONALIDADE CONSCIENTE DE UMA PESSOA; E QUE O ESPÍRITO CARREGA CONSIGO NÃO SÓ AS NUANCES DA PERSONALIDADE DERIVADAS DE DEUS, MAS TAMBÉM A DEPENDÊNCIA DELE E A DISTINÇÃO DO CORPO COMO TAL. O USO BÍBLICOS DESSES TERMOS LEVA-NOS A DIZER QUE TEMOS E SOMOS TANTO CORPO, QUANTO ALMA E ESPÍRITO, MAS É ERRO PENSAR QUE ALMA E ESPÍRITO SÃO DUAS COISAS DIFERENTES. O PONTO DE VISTA TRICOTÔMICO DO HOMEM COMO CORPO, ALMA E ESPÍRITO É INCORRETO. A IDÉIA COMUM DE QUE A ALMA É APENAS UM ÓRGÃO DE PERCEPÇÃO DESTE MUNDO, ENQUANTO O ESPÍRITO É UM ÓRGÃO DISTINTO, QUE NOS PERMITE ESTABELECER COMUNHÃO COM DEUS, CONDUZIDO À VIDA NA REGENERAÇÃO, ESTÁ FORA DOS PADRÕES DO ENSINO BÍBLICO, CONCLUEM.
OS TRICOTOMISTAS
SEGUNDO ESTE PENSAMENTO A ALMA É DUALÍSTICA: ALMA E CORPO. SEGUNDO ESTE PENSAMENTO A ALMA É A PARTE ESPIRITUAL INVISÍVEL, EXTERIOR. EMBORA HAJA ALGUMA VERDADE NISSO, ELA NÃO É, TODAVIA , PRECISA. TAL OPNIÃO PROCEDE DO HOMEM CAÍDO, NÃO DE DEUS; À PARTE DA REVELAÇÃO DE DEUS, NENHUM CONCEITO DIGNO DE CONFIAÇA. QUE O CORPO É O REVESTIMENTO EXTERIOR DO HOMEM É, SEM DÚVIDA, CORRETO, MAS A BÍBLIA NUNCA CONFUNDE ESPÍRITO E ALMA COMO SE FOSSEM IDÊNTICOS. NÃO SOMENTE SÃO DIFERENTES EM TERMOS, MAS SUAS PRÓPRIAS NATUREZAS DIFEREM ENTRE SI. A PALAVRA DE DEUS NÃO DIVIDE O HOMEM EM DUAS PARTES, ISTO É, ALMA E CORPO. ELA TRATA O HOMEM ANTES COMO SENDO TRIPARTIDO: ESPÍRITO, ALMA E CORPO. ASSIM, LEMOS EM 1 TESSALONICENSES 5.23: “ E O PRÓPRIO DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE COMPLETAMENTE; E O VOSSO ESPÍRITO, E ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA AVINDA DE NOSSO SENHOR JEUS CRISTO”.
ESTE VERSO MOSTRA PRECISAMENTE QUE O HOMEM TODO É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES.