Resumo de ANTROPOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo de Antropologia
Antropologia é a ciência que estuda o homem e as implicações e características de sua evolução física, social ou cultural. A palavra Antropologia deriva das palavras gregas antropos (humano, ou homem) + logos (pensamento ou razão).
Homem ( o Ser Humano ) é um ser animal através de características comuns como: estar vivo; possuir um corpo (matéria viva organizada); está sujeito as mesmas leis que governam todas as matérias vivas; tem mobilidade; instinto de auto-preservação para sua sobrevivência.
O ser humano, não é político, espiritual, trabalhador, social ou qualquer outra coisa, pois ultrapassa os conceitos e definições. Ele não se distingue dos demais seres pela vida social, nem por trabalhar, mas porque, ao trabalhar relaciona-se com outros seres, seus semelhantes. Porque, ao trabalhar, deixa sua marca intencional, no mundo e, portanto produz cultura. Percebe-se no mundo, mas almeja algo além do mundo – daí a dimensão da espiritualidade. Existe um elemento que nos diferencia dos demais existentes: nossa capacidade de interferir, criar e recriar o mundo. Somos seres culturais. E isso porque as relações sociais e políticas, a espiritualidade e o trabalho resultam de intencionalidades que desenvolvemos a partir dos valores que aprendemos no ambiente em que vivemos. E o tudo que aprendemos e as ações que realizamos formam o conjunto de elementos que caracterizam a cultura, fazendo de nós seres culturais. Pois é nossa capacidade de criar, desenvolver e transformar a cultura que nos distingue dos demais viventes e existentes. Esse é um elemento essencialmente humano. A cultura é nossa marca distintiva1.
Existem muitos mitos sobre a criação do mundo, ressalto o The Big Bang Teory, que diz que o universo foi criado a partir da explosão de uma partícula. Segundo a bíblia, em Gênesis, Deus criou todo o universo e o que nele há (Gênesis 1).
No segundo capítulo de Gênesis, versículo 7, a criação do homem é mencionada: " E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhes nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. De acordo com o registro bíblico, o homem foi criado por Deus.
A primeira transição humana de um estado de inocência e obediência a Deus, para um estado de culpa e desobediência a Deus. Adão e Eva, viviam com Deus em um paraíso, mas são enganadas ou tentados por outra criatura a comer frutos de uma árvore que Deus lhes tinha proibido comer. Quando o fizeram, eles sentem vergonha sobre sua nudez e são, consequentemente, expulsos do paraíso (Gênesis 3).
O homem que Deus formou era notavelmente diferente de todos os outros seres criados, pois possuía um espírito semelhante àquele dos anjos . Quando Deus criou o homem Ele lhe deu uma liberdade perfeita. Ele não fez dele um ser controlado automaticamente por Sua vontade. Isto é evidente em Gênesis 2, quando Deus instruiu o homem original a respeito de qual fruto ele poderia ou não comer. O homem que Deus criou não era uma máquina dirigida por Deus; pelo contrário, ele possuía perfeita liberdade de escolha. Se ele escolhesse obedecer a Deus, assim seria; se decidisse rebelar-se contra Deus, poderia fazer isso também. O homem tinha em sua posse uma soberania pela qual poderia exercitar sua vontade escolhendo obedecer ou não. Este é um ponto muito importante, pois devemos reconhecer que em nossa vida espiritual Deus nunca nos priva da nossa liberdade. A menos que desejemos, Deus não realizará nada em nós. Nem Deus, nem o diabo podem fazer qualquer obra, sem primeiro obterem nosso consentimento, porque a vontade do homem é livre.
E mais o ato criador do corpo e do espírito é atribuído a Deus, indistintamente, sem qualquer diferença. O homem, porém, dotado de protoplasma genético, é o meio instrumental, usado por Deus, para consecução dos seus planos criativos. Sendo assim, Deus cria e o homem, em cumprimento da lei divina da genética, gera filhos e filhas na sua composição biológica integral
A Bíblia ensina que o homem veio à existência por um ato criativo de Deus, e nesse ato criativo, conforme o relato bíblico encontrou certas particularidades que fazem com que o homem se diferencie dos outros seres.