Resumo de ANTROPOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAS LTDA
FACULDADE BOAS NOVAS
CURSO DE PASTOR
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
RESUMO
1. CONCEITO GERAL DE ANTROPOLOGIA
1 Antropologia é a ciência que estuda, costumes, crenças, hábitos e aspecto físicos de todos os habitante do planeta. Tem origem grega – antropo – homem e logia - estudo.
A curiosidade de conhecer homens e povos diferentes levou a criação da antropologia, que estuda todos os seres humanos, conhecida como a ciência dos homens.
DEFINIÇOES
Estudo da cultura do homem em todos os seus aspectos, utilizando-se de conceitos próprios de várias ciências, arqueologia, a etnologia, a etnografia, a linguística, a sociologia, a economia.
1.1 QUEM É O HOMEM
O homem é único, com suas dúvidas e convicções, pois o homem tem imagem e semelhança de Deus. (Gn 1,27) e tem sua própria natureza, ligando o mundo espiritual com o mundo material. Deus o criou para servi-lo e ama-lo.
No sentido geral o homem é membro da espécie humana, com isso é entendido por todas as ciências, usada para definir o homem. Para a filosofia grega o homem é racional, e tem razão própria.
Os gregos acreditam que homem foi formado, mas não acreditam na criação.
1.2 BIOLOGIA
Paras as ciências naturais, não há uma definição do homem, ela se baseia em dois pontos:
a) Estrutura anatômica – o homem imerso a sua animalidade
b) O homem paira sobre o mundo e isolado.
A mas profunda característica humana é sua tenuidade diferente, morfológica, suas especializações anatômicas.
2 ANTROPOLOGIA
Ela preocupa-se também, com problemas, origem, filiação da espécie, herança e cultura, permitindo o homem traça uma vida adaptada, muitos ambientes.
Heranças culturais, são transmitidas através dos ensinos.
A) Para Lineu e george-luis leclerc buffon, a sua classificação integrou o homem numa serie zoológica, sem estudado pelo método das ciências, naturais.
b) o papa Joao Paulo II acredita que o homem nessa perspectiva em sua relação com Deus, uno e trino revelado em jesus cristo, só assim ele sabe quem ele é, pois a relação de Deus com o homem vai além do seu ser.
3 ANTROPOLOGIA CULTURAL
Estuda sociedade, o homem, em seu aspecto cultural, preocupada na palavra e imagem representada, só o homem cria a cultura e transmite.
A organização da sociedade, está relacionada com a relação econômica.
4 SENTIDOS DE CULTURAS
Conceito geral de cultura, podemos falar de culturas, identificando sentidos específicos onde a cultura é antropologicamente considerada.
Sendo quatro
a) Apresenta elementos de culturas naturais a todo seres humanos, linguagem, hábitos de dormir, comer, uma atividade econômica em comuns.
b) Encontra-se elementos em grupos a sociedade, sendo vestimentas ocidentais.
c) Conjunto de padrões, de certas sociedades, padrões culturais, caracterizando o comportamento da sociedade.
d) Comportamentos especiais, seguindo a sociedade mais complexa.
Com esses sentidos permitem destacar a diferenciação de culturas, em diversos grupos humanos.
5 MITOS
Uma narrativa tradicional, explicativa, ou simbólica, com uma data cultural ou religiosa, surgiu no mundo e no homem, através de deuses, semi-deuses e heróis, criaturas sobre naturais, que está associado o rito – ação- mito – homem. Através de cerimonias, danças, orações, sacrifícios. Não é o mesmo que fabula, nem contos de fadas, ou saga.
6-BIBLIA
No princípio da criação a terra estava vazia, cobertas por trevas (Gn 1.2) na época o universo não tinha forma, mas um mundo vazio, sem o ser vivente, logo deus criou a luz, (Gn 1.3-5), dando forma e encheu a terra de ser vivos, (Gn 1.20-28).
Deus criou os céus e a terra para receber gloria, honra que lhe são devidas.
7. TEORIA DA EVOLUÇÃO
Evolucionismo, afirma que a espécie animais, vegetais não são imutáveis, mais que ao longo das gerações sofrem uma modificação, formando novas raça e espécie.
Ela se esforça para explicar os dois aspectos do nosso mundo.
Darwin – teoria- evolução, pesquisas- cientificas.
Resume no princípio tinha matéria interna, a conjunção casual de produtos em qualquer proporção, fecundação – cromossomos- reorganizados- junção- provenientes- individuo. Números - genótipos- diferentes – surgir – consequência- combinação – genes – grande.
8- O HOMEM ESPIRITUAL
Homem por ser controlado, impulsionado e direcionado pelo espirito santo, é conhecido como homem espiritual, o seu eu estar vivo, se acha crucificado com cristo (Gn 2.20, Rm 6.11), no plano e vontade de Deus que sejamos espirituais.
9- CRISTIANISMO
Indica marcante descrição na criação do corpo da alma, sendo tomado da terra, que vem diretamente de Deus, fato bíblico verídico, sendo que corpo e alma com substancias e origens diferentes, (Ec 12.7; Is 42.5).
Aluna: LILIANE NAVARRO PEDRAÇA