Resumo de ANTROPOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em teologia
Antropologia
Antropologia é a ciência do homem segundo a etimologia, é o estudo do ponto de vista das características biológicas e culturais dos diversos grupos que se distribui o gênero humano.
Duas disciplinas são relacionadas com a antropologia: A sociologia por sua vez, pode até certo ponto ser considerada como uma irmã gêmea da antropologia. A psicologia a história e a geografia humana também foram importantes para o desenvolvimento da antropologia.
A antropologia cultural estuda o homem integrado em seu contexto social, psicológico, biológico, físico e teológico.
A antropologia da religião é o ramo da antropologia que dedica ao estudo das crenças religiosas do povo.
Etnoteologia é a área de estudo relacionada com a apresentação do evangelho e os modelos relevantes na cultura receptora. É a disciplina responsável pela desculturalizaçao e contextualização da teologia.
Teoria da origem do homem. A teoria da evolução, também chamada de evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais existentes na terra não são imutáveis, mas sofrem ao longo das gerações uma modificação gradual que inclui a formação de raças e espécies novas.
Darwin publicou a origem das espécies que pôs em evidência o papel da seleção natural, partindo do principio que os organismos evoluem de células simples para células mais complexas, descartando a criação de Deus.
A teoria do criacionismo. Termo geral utilizado para definir o sistema de crença e que afirma que o universo e tudo nele foram criados por uma entidade inteligente. O criacionismo em se divide em várias vertentes e subvertentes.
A vertente principal do criacionismo é: criacionismo judaico, islâmico, exocriacionismo, designe inteligente, criacionismo cristão.
Constituição do homem. Os dicotomistas dividem o homem em parte material (corpo) e parte espiritual (alma). Essa teoria é seguida por muitos teólogos entre eles os calvinistas. Os tricotomistas partem do pressuposto Bíblico que o espirito e alma não são idênticos, não somente são diferentes em termos, mas na sua própria natureza diferem entre si. A palavra de Deus trata o homem como sendo de natureza tripartida: alma, espirito e corpo. Portanto podemos classificar o corpo, onde os sentidos habitam; a alma, onde está o eu; o espirito, onde Deus habita.
A queda do homem. O homem escolheu desobedecer ao criador, sendo que Eva foi tentada pelo Satanás e Adão seguiu o mesmo caminho, corrompendo a natureza humana.
O homem sob três aspectos. O homem natural vive segundo a natureza pecaminosa e decaída desde a queda no éden. Ele está perdido, a menos que aceite a Jesus Cristo. O homem espiritual é assim chamado por ser impulsionado, dirigido e controlado pelo Espírito Santo. O homem carnal, ele é um crente que começou pelo espirito e terminou pela carne, a velha natureza nele prevalece.
A origem da alma e do espírito do homem. Na teoria da pré-existência da alma, as almas já tiveram uma existência separada, consciente e pessoal em um estado prévio. Como exemplo dessa teoria, temos Platão.
Teoria do criacionismo. De acordo com essa teoria a alma e o espírito são criados por Deus e agregado ao corpo do minúsculo ser no momento do ato gerativo.
Teoria traducionista sustenta que a raça humana foi criada imediatamente em Adão, no que diz respeito à alma como também ao corpo. Esta teoria baseia-se na Bíblia.